domingo, 18 de dezembro de 2011

"Então é natal" - Natal? O que significa isto?

Estava pensando, reavaliando, redimensionando o que havia escrito sobre o "natal" e considerei agressivo, um texto com cara de frustração... (Hehehe...).
Não vou mudar o tom do que registrara, vou tentar ser mais polido, sem no entanto mascarrar a realidade. Pois bem, a festa ou comemoração do Natal do ponto de vista cristão ou dentro do plano de Deus não tem nenhuma importância. Muito pelo contrário, o contexto da páscoa neotestamentária tem grande significado e importância simbólica para o cristianismo.

A "árvore de natal", "Papai Noel", "Menino Jesus", "presentes" são partes de uma tradição baseada na mentira. E é exatamente a mentira o que ensinamos às nossas crianças quando cultivamos tais costumes. Principalmente estes de "Menino Jesus" e de "Papai Noel"! Porque Jesus Cristo não tem nada de "menino" e "papai noel" tem mais a ver com uma bebida à base de coca (que inclusive explora por demais o Brasil e arranca os olhos de seus consumidores com uma droga que não é nem benéfica ao bolso nem à saúde).

E a festa do Natal não tem nada de cristão! Para início de conversa o nascimento de Jesus Cristo não tem nada a ver com o Natal... Tanto que ninguém sabe quando Ele nasceu. Biblicamente é possível determinar hora, dia, mês e ano que ele morreu. Entretanto o Natal poderia até ser relacionado a JC. Mas é uma festa do capital, material, venda, lucro, do comércio, do consumo e do acúmulo capitalista! É nojento e clama aos céus a hipocrisia e a injustiça de quem vive da exploração do suor alheios e ainda diz "feliz natal!" O tempo dos Trabalhadores que produzem os bens é explorado à exaustão para gerar riquezas para a meia dúzia daquele percentual que detém os meios de produção. Mas aos trabalhadores resta apenas as condições mínimas de sobrevivência! Desculpem-me os aficionados, ligados, amantes do Natal! Não pretendo destruir a nostalgia, o espírito da infância, de teofania, o clima reminiscente e romântico de cada um/a... Desculpem-me mais uma vez os adeptos desta festa! Não quero mudar a consciência de ninguém. Que cada um/a avalie, como quiser e se quiser, o que lhe é essencial, real, de valor permanente, diferentemente do que é ópio, mentira, ilusão, fetiche...

Estava em um "mercado" a observar o foco de um grupo de jovens que buscavam bebidas pesadamente alcoólicas (não que isto seja prerrogativa de natal para eles, pois se embebedam semanalmente). Sem julgá-los (pois quem sou eu miserável pecador?), mas junto com o álcool seguem-se outros exageros, inclusive a direção no trânsito colocando em risco não só suas vidas, mas de pessoas que não têm nada a ver com suas orientações, festas irresponsáveis... Eu prefiro ficar com alguns aspectos que li em um folheto publicado pela mocidade da Assembléia de Deus de Condói, o "Jornal Herdeiros da Promessa" (Edição nº 5, dez/20110), no qual eles explanam sobre o nascimento e obra de Jesus Cristo e desmistificam uma cultura que tem como base a mentira. Parabéns! E busco (dentro dos meus próprios limites) apegar-me à essência e significado da Cruz do Calvário e da ressurreição!

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19 



Porque quem que você conhece  já está acostumado a ver
e até acha normal a sua desgraça...

Nenhum comentário: