sábado, 10 de dezembro de 2011

Arborização das Avenidas de Candói com Frutíferas

Tangerineira

Duas avenidas de nossa cidade estão tendo o privilégio de serem arborizadas (no canteiro central) com árvores frutíferas. Observamos que foram plantadas cítricas, pessegueiros, ameixeiras, macieiras... É uma iniciativa muito boa. Melhor ainda se for realizada  em comum acordo com a comunidade para que esta colabore  com os cuidados necessários, com a manutenção e proteção contra formigas. 

Pessegueiro

Há cerca de 13 anos o Prefeito Valtzer Donini procedeu a arborização de parte significativa das ruas de nossa cidade. Dentre as árvores colocadas ao longo dos passeios estavam dezenas de romãzeiras. Destas sobraram muito poucas que alguns moradores se empenharam em cuidar, outras foram cortadas, uma inclusive está comigo em forma de pré-bonsai (desde 2006) quando um empresário construiu um prédio e os construtores passaram o facão e jogaram um monte de tábuas em cima do toco... Vendo aquele quadro, pedi ao proprietário (logicamente que não dono da rua!) se depois de pronto o prédio as árvores continuariam ali. Ao que me respondeu que teria uma calçada. Disse-me que eu poderia pegar aquele toco. Porém a maioria das romãzeiras foi devorada pelas formigas e algumas sobrevivem a duras penas nas garras venenosas das cortadeiras. E manutenção que é necessária nunca mais!

Macieira

E agora nos anima ver tantas árvores com potencial de produzir frutos como um bom exemplo para a comunidade. Tendo em vista que tem gente que não planta nem um pé de cebola... E tem mais, pode ser que agora as formigas sejam combatidas. Periodicamente adquirimos iscas para "tratar" as cortadeiras que visitam nossas árvores, nossos jardins, nossas casas. E aguardamos que este projeto se estenda à continuação da Av. Anízio Pedro da Luz, que não tem asfalto, nem rede de esgoto... Aliás, tem muito pó, buracos, abandono completo, nem parece que somos cidadãos que atendemos nossos compromissos com os impostos pagos em dia! De nossa parte continuaremos contribuindo  ajudando na manutenção e cuidados necessários em nossos quarteirões. Que venham as árvores!!!

Nenhum comentário: