sábado, 31 de dezembro de 2011

Ano Novo - por quê?!?


Novo ano...
Todo ano eu costumava desenvolver alguns "ritos" no 1º dia do ano que se iniciava. Normalmente nós Educadores passamos o ano envolvidos com a Escola, com a Educação, com as Ações Pedagógicas e nossa casa fica ao léu... Assim no dia 1º de ano eu procurava continuar desenvolvendo as lides e organizações domésticas, como limpar, plantar, cuidar, organizar, escrever, ler, conversar, relacionar-me, desejar "feliz ano novo", dentre tantas outras atividades. Era como se de forma mágica no restante do ano (335 dias) as coisas fossem se desenvolver no mesmo ritmo e tudo daria certo... Vou continuar agindo assim, mas sem a crença em um determinismo automático. 


Na passagem de ano não tínhamos os costumes rituais de roupas brancas, determinados alimentos, uso de certas cores, uso de simpatias e determinadas mandingas, refeições especiais, dentre outras. No entanto, de um lado havia a preocupação de estabelecer um paradigma exemplar para o ano... De outro não havia superstições ou práticas completamente alienadas como se fossem mágicas para mudar o curso da vida. De modo que a esta altura da vida entendo que a "passagem do ano" não é mais do que uma comemoração. Não muda absolutamente nada no rumo da existência, pois o calendário é apenas uma convenção sobre a medida do tempo, na organização do transcurso vital. 


Mas teríamos que buscar o bem estar nosso, dos nossos vizinhos, da comunidade planetária durante todos os dias do ano! Todos os dias deveríamos ter condições de respirar, apreciar..., comer, beber, vestir, ir e vir, habitar, estudar, trabalhar, nos desenvolvermos, nos organizarmos e fazermos os enfrentamentos necessários para aparar as arestas sociais, humanas e desumanas. Todos os dias do ano deveríamos buscar a felicidade (minha, tua, nossa, de todos!) e sermos felizes!


Quanto ao mais, devemos continuar com atitudes positivas, com posturas determinadas, com nossos planejamentos, com nossos esforços por superar nossos limites e contradições, com nosso Trabalho, com o cultivo de valores como a justiça, a equidade, a solidariedade, o cuidado, desenvolvendo nossas espiritualidades na relação com a transcendência e proferindo palavras de bondade e de benção a todas as pessoas possíveis... Porém devemos continuar neste esforço de crescimento e aspirações não apenas nestas "datas comemorativas", mas durante todos os dias do ano...

Nenhum comentário: