sexta-feira, 15 de julho de 2011

É possível vivermos sem Política?



Depende de qual Política nós estamos nos referindo. Nesta sociedade não tem como vivermos sem participarmos e sem fazermos política. Seja a POLÍTICA DO BEM COMUM, a POLÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, a POLÍTICA SINDICAL, a POLÍTICA PUBLICA, a POLÍTICA GOVERNAMENTAL, a POLÍTICA ELEITORAL, a POLÍTICA PARTIDÁRIA.¹ É público e notório que estas três últimas estão um tanto quanto desgastadas. E é de bom tom recuperarmos o princípio do valor da pessoa. Mas mais do que isto, precisamos fazer valer o princípio da DEMOCRACIA PARTICIPATIVA (referendo, plebiscito, revogação, iniciativa popular, audiências públicas e etc.) e da TRANSPARÊNCIA... Se os partidos políticos estão com a imagem como "paus de galinheiro" e os políticos profissionais estão chafurdados na merda, temos que ter consciência e discernimento de que o que está ai é uma construção (ou distorção) histórica.

A construção do Brasil começou com a invasão de um território no qual os povos originários (indígenas) não foram minimamente respeitados. E os invasores portugueses foram buscar mão de obra escrava, para trabalhar nestas terras e produzir, no continente africano. E a política? E os políticos? Ambos nasceram neste canteiro "onde em se plantando tudo dá"! (Pero Vaz de Caminha). Onde dá o jeitinho, dá o engano, dá a mentira, dá a corrupção, dá o desvio de dinheiro público, dá o superfaturamento, dá de tudo o que uma elite viciada sempre buscou, com o que uma classe média embevecida desejou, e muitos miseráveis buscaram alcançar porque viam os exemplos dos empoderados e poderosos! E tudo foi legalizado pelas leis elaboradas e aprovadas pelos políticos "em causa própria" ou em favor das causas de quem eles representavam.  

Então, não tem nada de bom e nada que se possa fazer? Está tudo perdido? De modo algum! Mas não é porque eu digo que sou bom, me apresento como bom, falo de minhas boas ideias, é que sou bom! Tem muita gente usando a MÍDIA para se apresentar como bom, como benfeitor da humanidade, como filantropo, como o justo, o correto, etc., etc., etc! Mas não o é! 

O princípio da Democracia e da Lei maior do País diz que "todo poder é do Povo e em nome do Povo ele é exercido". Pois bem, nós temos muita gente boa pelo mundo afora, fazendo coisas boas, com bons planos, com bons projetos e boas ações. Mas em se tratando da esfera pública está em nossas mãos o controle através de mecanismos de transparência e participação. É completamente caduca a ideia de termos "representantes" nas diversas esferas do poder político administrativo e de os deixarmos a vontade para simplesmente nos "representar"! Esta ideia é uma ilusão, uma miragem, um grande engano! Ou ficamos de forma organizada e coletivamente junto com os nossos "representantes", no Município de forma de direta e através de nossas organizações de classe, no Estado através de nossas organizações representativas, mas de olho aberto, e na esfera Federal través de nossos representantes que fazem a ponte com a base (não só quando chegam para caçar os votos!) e firmemente através de nossas organizações representativas. Pesa sobre nós eleitores a "eterna vigilância", porque o ser humano é corruptível e corruptor! 

Lembremos que o PIG (Partido da Imprensa Golpista), que representa o liberalismo capitalista, não tem outra intenção do que dominar tudo, ficar livre de amarras legais, de limites sociais e econômicos, e quer nos fazer crer que toda política é "chiqueiro", é "galinheiro", é "lodaçal" e que os políticos são o resultado disto... E deste modo querem desanimar o Povo, fazendo-o pensar que não há solução e assim fique desanimado, pusilâmine, alienado... É possível nos alienarmos confiando cegamente na Política e nos políticos profissionais. Mas se não encararmos  a realidade estaremos entregando o ouro para os bandidos, que querem tomar conta de vez do "tesouro" e escravizar de vez o Povo. Temos, sim, é que tomarmos posição, assumirmos o nosso lugar e postura e não capitularmos! 
____________________________
¹ As referências linkadas nos verbetes anterioires não são as melhores, mas têm um objetivo de proporcionar outras visões e mostrar um pouco das muitas contradições no que se refere às Políticas.

2 comentários:

lucy da silva disse...

Parabéns!!!!! um protesto veemente e apaixonado de quem acredita sinceramente q devemos e podemos melhorar o nosso país... protesto de quem quer ver o povo crescer e mudar o contexto político q ainda, pra nosso desgosto, chafurda na corrupção e na impunidade... q se busque educar o povo pra q ele eleja seus governantes com mais critério... fica aqui a minha admiração pelo seu artigo e por vc...
abrçs...

Sergio Bucco disse...

Muito obrigado, amiga!
Tu conseguistes separar as coisas, pois diferente de nossas discussões de bastidores, aqui tu reconheces, de certo, que, apesar de "veemente e apaixonado', tenho algum discernimento. Valeu!
Muito elevado de tua parte tal posição. Isto não me deixa enxado, apenas honrado! A recíproca é verdadeira!
Abjçs!