sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AGRESSIVIDADE, MAUS TRATOS, VIOLÊNCIA...

          Nada justifica a agressividade, os maus tratos ou qualquer tipo de violência gratuítos contra quem quer que seja. Não se deve maltratar nem um animal, um cachorro, quanto mais um ser humano. Nem violência verbal, tão comum, tão solta, tão fácil... Há um ditado que diz: "Não se bate em uma mulher nem com uma flor". Outro: "Mulher não é saco de pancadas". Assim como não são saco de pancadas as crianças (nem pensar, tipo gritos, pancadas, etc., só umas varadinhas, muito raramente, mas com calma, consciente e explicado à criança - ainda não consegui repensar esta questão de forma diferente), assim como os empregados, os trabalhadores, os alunos, os idosos, qualquer um, qualquer uma...
          Bater ou agredir de qualquer forma  nossos semelhantes (sejam esposa/o, filho/a, colega de trabalho, funcionário, etc) é plantar sementes de violência, de animosidade, de ressentimento, de insegurança e por ai segue o colar de consequências ruins. É dar mau exemplo de como os problemas podem ser solucionados. 
          Nós que tivemos crianças, nós que temos crianças, nós que temos contato com crianças, especialmente com crianças, temos que avaliar nossas relações, reações, posturas, sentimentos... em relação a elas. Pois basicamente elas são muito frágeis, sensíveis e beneficiam-se com o ambiente agradável, amistoso, companheiro, solidário do lar, da casa, da família. Ou sofrem traumas ou as más influências decorrentes do que acontece em seu meio ou derredor.

Nenhum comentário: