sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O TEMPO URGE: SEM TESÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO!

Caras/os Amigas/os, Companheiros, Cidadãs/ãos!

É sem a febre e sem a paixão (aquelas doentias) que me dirijo a vocês neste tempo, que é um dos tempos de exercício e responsabilidade da cidadania. Apesar de que ao final dos anos 80 eu ouvia, em evento na UNICENTRO, de Roberto Freire (Psiquiatra, Terapeuta Anarquista e Escritor), a expressão (de sua obra): “Sem tesão não há solução”. Pois bem, é neste tesão que eu gostaria de convidá-las/los a pensar conosco, como a energia da vida, o amor, o zêlo, o cuidado com tudo que envolve a vida, o sonho, a esperança, a utopia, a vontade de lutar por dias melhores, pela transformação das consciências, pelo compromisso não só dos políticos, mas de todos os/as Trabalhadores/as, sejam eles educadores, educandos, camponeses, agricultores, profissionais liberais, empreendedores, biscateiros, volantes, diaristas, autônomos, pesquisadores, cientistas, inventores, dentre outros e outras!

Vejam bem, estamos em tempo eleitoral e estamos assistindo impotentes, mais uma vez, a um festival de de "mercadoria eleitoral", uma prostituição política comercial, uma farra... daqueles/as que apostam na desinformação do Povo. Ouvimos ou ficamos sabendo de uns e outros que neste momento estão ganhando dinheiro para fazer campanhas eleitorais para deputados. Nada contra quem tem suas despesas pagas para sair com seu carro “fazer campanha”. Mas atente para os fatos. Tem candidatos (a mesma lenga lenga de sempre!) que não tem compromisso nem com Candói nem com ninguém. Eles/as tem agora (nestes dias) o compromisso em conseguir os votos populares, depois se vão, se esquecem dos compromissos e do Povo que os elegeu. Porque eles/as já pagaram os votos! Ouvi no Programa Eleitoral um deles dizendo: “Peço o seu voto limpo!” Sim, o nosso voto é até esterelizado, mas o resultado quase nunca é limpo.

Passam-se quatro anos... Alguns políticos procuram associar seus nomes às obras do Estado e da União. Estas obras são realizadas pelos Executivos com recursos vindos de nossos impostos, tributos e taxas. Mas os políticos de plantão se escondem atraz delas para se garantirem. Eles apostam tudo em nossa ignorância. Eles acreditam que nós não acompanhamos seus mandatos na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal. Eles torcem para que não saibamos em que, pra que e porque eles votam nas casas de leis estaduais e federal! Eles se esquecem que além de aprovar Projetos/Leis, sua função é fiscalizar as administrações/ações dos Executivos Estaduais e federal.

Diante do exposto, meu convite é que tenhamos critérios na hora de escolher nossos/as candidatos/as,  antes de votar, porque como afirmei em artigo anterior, nem um deles/as, sejam honestos éticos, transparentes, justos..., ou corruptos, ladrões, festeiros com o dinheiro do Povo, eles/as não se elegem sozinhos! Eles/as são eleitos com os nossos votos! E “depois do leite derramado não adianta chorar!”
E finalmente na condição de Educadores/as, de Trabalhadores/as em Educação, temos uma responsabilidade muito maior! Pois somos cientistas, somos pesquisadores, somos mediadores do processo de aprendizagem, somos “formadores de opinião”, somos espelho e somos vitrine! Portanto, temos que ter critérios científicos políticos diante daqueles/as que são nossos educandos/as, diante de suas famílias, diante da sociedade, para que mais tarde, quando a situação estiver perdida, não venham, estes que serão em boa medida frutos de nosso Trabalho, jogar em nossos rostos que tínhamos a responsabilidade de orientá-los, de ajudar-lhes a ter entendimento político, de aparelhar-lhes com os instrumentos da cidadania, da responsabilidade pública, da democracia, e não o fizemos! Que ficamos em cima do muro, que nos omitimos, que fomos cidadãs/ãos de quinta categoria, que eramos alienados e alienantes!

O tempo é agora! "Sem tesão na há solução"! Vamos com a mente e com o coração! É tempo de decisão! Que ninguém fique sem o pão da informação! Pode ser o início de uma necessária transformação! Ou não...

Nenhum comentário: