sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O QUE ESPERAMOS DOS PRÓXIMOS ELEITOS NO PLEITO DE 2010

Talvez eu esteja plageando meu amigo Anderson Gibathe... Mas vou considerar aqui algumas expectativas referentes aos políticos que serão eleitos em 03/10/10.
1) Esperamos que os Deputados Estaduais e Federais não esqueçam suas bases, realmente façam leis de interesse popular ou do Povo e que não fiquem se escondendo nem se promovendo atrás de supostas obras que são construidas com nosso dinheiro originado dos impostos, tributos e taxas que pagamos compulsoriamente! Que também não fiquem apenas legislando em causa própria como há muito costumam fazer!
2) Esperamos que os Senadores de igual modo ajam legislando em favor do Povo... De Preferência que acabem com esta instituição chamada Senado que já está há muito com seu prazo de validade vencida!
3) Esperamos que o Governador (es) realmente governe o Estado, atendendo as necessidades de cada Região do Estado, de sua População, privilegiando as Políticas Públicas para aqueles e aquelas que mais necessitam do Poder Público!
4) Esperamos que a (o) Presidente governe o País assessorada por uma equipe ministerial que seja sensível às necessidades de todo o Povo, de igual modo servindo prioritariamente àquela parcela da população que sempre foi marginalizada, explorada, ignorada pelo serviço público... Aquela parcela de quem o voto tem o mesmo valor que o voto dos segmentos privilegiados da sociedade. Que a pauta política da Presidente não seja apenas eleitoral, mas se traduza em Educação Libertadora e Emancipadora, com Estruturas dignas de Trabalho Pedagógico, com Bibliotecas, Terminais de Informática, Laboratórios de Ciência, Pesquisa e Tecnologia. Em mais Saúde Preventiva. Em mais e melhor Trabalho com salário e renda dignos para todos. Em mais crédito e apoio ao campo para produzir alimentos saudáveis, diversificados e com sustentabilidade, tendo em vista a Soberania Alimentar e a Segurança Alimentar, com Limite da Posse da Terra e a realização da Reforma Agrária, dentro de um projeto com começo, meio e fim, com apoio ao Associativismo e ao Coperativismo, à Agroindústria Familiar e Local.
Emfim, esperamos de todos e todas os/as eleitos/as que depois das eleições não se encastelem em seus palácios, não se acomodem aos privilégios às custas do suor, da dor, das lágrimas e da exploração dos Trabalhadores e das Trabalhadoras! Que não se afundem nas velhas e endêmicas práticas de corrupção, de desvios dos recursos públicos, de superfaturamento nas obras públicas (como há centenas de anos se pratica 'pensando' que é a política mais natural possível por parte de muitos políticos por aí!), das comissões na hora de fechar um contrato de construção, compra ou prestação de serviço (onde a empresa, de praxe, costuma oferecer ao Executivo a quantia´mínima de 10% dos custos oficiais) para facilitar a "licitação pública" para a empresa. Que não se cerquem de assessores aos montes, quais parasitas do dinheiro público, como forma de desviar os bens que pertecem a todo o Povo! Esperamos, e estaremos atentos para isto, que os que ocupam cargos eletivos/administrativos pautem sua ação com base nos Valores da Democracia, da Cidadania, da Ética, da Transparência, da Participação Popular, do Respeito e Cuidado com a coisa pública!
Observação: esperamos que daqui a 4 anos (ou dois?) não tenhamos que aderir à campanha maciça em favor do voto em branco como forma pacífica (ainda!) para desestruturar as quadrilhas de bandidos de colarinho branco que infestam todas as esfera da Política (da Sociedade, da Economia, da Cultura, do Ambiente) em nossa Nação!

Nenhum comentário: