quarta-feira, 24 de abril de 2013

OFICINA DE BONSAI NA UNICENTRO DE GUARAPUAVA

Espencer Gandra compartilhando seus conhecimentos da Arte...

No dia 20 de abril de 2013, Espencer Gandra e eu, ministramos uma OFICINA DE BONSAI para 22 pessoas, desde adolescente até septuagenária. O Espencer Gandra (Designer Gráfico - foi ele que criou o cartaz da divulgação da Oficina) tem pelo menos cinco anos de contato, estudo e prática do cultivo de Bonsais. E eu já tenho 13 anos de pesquisa, estudo e experiência no ramo. No entanto meu projeto não foi além de buscar o aprimoramento e know-how. Foi um encontro de troca de experiências e conhecimentos. Este evento teve lugar na sala de Exposições da Universidade Estadual do Cento Oeste (UNICENTRO - CAMPUS SANTA CRUZ).


Teve facetas curiosas, desde a própria ansiedade de alguns oficineiros em aprender algo novo e de forma rápida, até aqueles casos de pessoas que já vinham iniciando-se na prática da arte do Bonsai, assim como aqueles casos de pessoas que haviam "assassinado bonsais". 

Cada participante trouxe pelo menos uma tesoura de poda e muito desejo de iniciar (ou continuar) um processo de aprendizagem. Na parte da manhã os participantes da oficina participaram ouvindo as apresentações teóricas, que dão conta da História, fundamentos (técnicas, estilos, cuidados...) do bonsaísmo, e assistiram demostrações práticas de como cuidar e/ou começar um Bonsai.

Durante a tarde cada participante recebeu uma bacia plástica (vaso provisório) e uma muda de árvore para iniciar o processo de um Bonsai, desde a poda de raízes, como rebaixamento da árvore e possível desenho de como poderá ficar a árvore no futuro. Nada fechado, que não possa ser modificado ao longo do processo. Ao final da oficina ficou à disposição de cada participante um Manual sobre Cultivo de Bonsais (impresso e online). Nos colocamos á disposição para um breve encontro de avaliação e orientação no tocante aos bonsais que cada um/a levou para suas casas a fim de cuidar, dentro de no máximo dois meses. Podemos afirmar com muita tranquilidade que gostamos muito da turma de participantes. São pessoas que prometem crescer na atividade, seja como lazer, passa tempo, hobby...

Meu companheiro de empreitada, o Espencer Gandra, genro, amigo coaprendiz comigo, costuma dizer que temos divergências na maneira de conceber e praticar o cultivo de bonsais. Mas na verdade nossos pontos de vista se completam, ainda que tenhamos gostos diversos por estilos de Bonsais. Na verdade formamos uma dupla solidária e cooperativa. Pelo mem=nos nossa História até aqui tem esta característica.

Na sequência seguem algumas fotos da Oficina...





Nós iniciando o processo de uma muda de árvore em Bonsai.









Luciano (Jr) que acompanhou seu pai e nos ajudou...

Pitangueira (9 anos) de um oficineiro, que foi reestilizada.




Encerramento da Oficina...

Betinha Lustosa (com sua sobrinha) contribuiu muito
com a preparação de toda a estrutura do evento.



Nenhum comentário: