terça-feira, 23 de abril de 2013

CURSO DE EDUCAÇÃO SÓCIOAMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS

No dia 19 de abril, saiu da Cidade de Candói um ônibus com 13 pessoas, representantes da Educação, da Comunidade e do Poder público Municipal. O objetivo foi o estudo e trabalho de campo que teve como tema RESÍDUOS SÓLIDOS. 


Este tema faz parte do Módulo 3, constituído de uma "aula teórica sobre Resíduos Sólidos (definição, classificação, conceitos de resíduos e de lixo - diferença). Abordagem dos tópicos: resíduos sólidos urbanos, características, destinação final em cada município, doenças associadas, impactos ambientais, iniciativas existentes no estado do Paraná – Coleta seletiva, cooperativas. Destinação correta de óleo de fritura usado, conceitos dos 5R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar), apresentação de dicas sobre reutilização de materiais, definição de reciclagem. Contexto social do tema resíduo, geração de renda. Apresentação de recurso multimídia sensibilizador" (COPEL/ECOSSIS, 2012P. 19).

 E outra "aula teórica sobre Resíduos Sólidos (reciclagem, manuseio e disposição, diferenças entre o “lixão” e o aterro sanitário, higiene, educação sanitária e saúde publica), execução de experimento que possibilite quantificar o resíduo gerado pela escola, exposição de multimídia que possibilite relacionar os temas de resíduos sólidos e saneamento"(COPEL/ECOSSIS, 2012, P. 19).

No desenvolvimento da temática e saída a campo sobre RESÍDUOS SÓLIDOS, realizamos visita ao vizinho Município de Guarapuava, onde visitamos inicialmente o Parque das araucárias e tivemos Palestra sobre o tema. Na sequência fomos visitar o antigo LIXÃO e o ATERRO SANITÁRIO. Ao meio dia participamos de almoço solidário à sombra das árvores do referido parque. Uma parte do grupo achou por bem ir até um restaurante, dado que aproveitaria o horário de almoço para passar pelo centro. Depois visitamos a Associação dos Distribuidores de Defensivos do Centro Sul. Este é um local que eu gostaria de ter evitado, mas é inegável o fato de que o cidadão que nos recepcionou e apresentou todos os aspectos do trabalho da referida associação é muito competente no que faz. 

Em seguida visitamos a ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES de Guarapuava, há pouco tempo em novas instalações, mais próximas do centro da cidade e da BR 277. Nos foi possível ter uma ideia da dimensão do trabalho realizado por aqueles Agentes de Desenvolvimento Ambiental. Ao mesmo tempo nos  foi oportunizado dimensionar o quanto ainda cidadãos e cidadãs podem contribuir com o reaproveitamento e reciclagem dos RESÍDUOS SÓLIDOS, partindo de ações muito simples, mas que demandam apenas consciência sobre os efeitos do consumismo e do problema do descarte de objetos em nosso cotidiano.

Ao final participamos de uma fala no Parque das Araucárias sobre Coleta de Óleo de Cozinha Usado, com empresa que faz coleta deste produto em Candói, Município pioneiro neste tipo de projeto.

Seguem algumas imagens sobre o itinerário dos nossos Trabalhos.






À esquerda o antigo LIXÃO e à direita o Aterro Sanitário.

Mesmo sendo um aterro que atende às especificações Técnicas
e Legais, lá são deposita uma verdadeira mina de
Resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados
ou encaminhados para a reciclagem...



Almoço solidário.



Araucária centenária
.


Grupo visitando as trilhas do Parque das Araucárias.
h

ADDCS - Palestra do Engº. Agron. Vanderlei.


ADDCS - Centro de Triagem de vasilhames de Agrotóxicos.


"SHOW"?!?
Associação dos Catadores de recicláveis de Guarapuava
em processo de organização (novas instalações).





REFERÊNCIAS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA PCH CAVERNOSO IIPLANO DE TRABALHO COPEL SLS/DCSE Nº 49626/2012.
Apoio e Conferência: MARCIA BERBERT - Secr. Munic. de agricultura de Guarapuava.
Texto e Imagens: SERGIO BUCCO

Nenhum comentário: