sábado, 27 de agosto de 2011

Janela da Memória Histórica de Candói


O dia de ontem, a semana anterior, o mês passado, o ano anterior, quinze anos atrás... constituem a História. E esta página ( Jornal da antiga Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Candói - a ACDC, ano II, de 21/08/1996) é uma pequena mostra daqueles dias, os primeiros anos de Candói emancipado, o seu contexto histórico.

É comum ouvir pessoas reclamar dizendo: "Não dá para dizer nada, para reclamar, fazer uma crítica construtiva, porque o véio é perseguidor, marca as pessoas, prejudica", etc. Mas eu lembro que vivemos uma Democracia de Direito e de Fato. Temos leis, a começar pela nossa Carta Magna, a Constituição da República Federativa do Brasil, que nos dão a prerrogativa de vivermos novos tempos, diferentes daqueles da Ditadura Militar (1964-1984), época que inspirou a novela do SBT,  "Amor e Revolução".

De modo que partimos do princípio de que"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição" (Art 1º, § único). Encontrei um comentário sobre este princípio que afirma: "Note-se que o poder é do povo (soberania popular) que elege os seus representantes ao outorgar-lhes ou delegar-lhes um mandato parlamentar, para o Legislativo ou para o Executivo. Mas, é importante destacar que, não lhes outorgamos nenhuma procuração para espoliarem, aviltarem e saquearem ao erário em nosso nome e mentirem insolente, descarada e impunemente para toda a nação, dessarte, espezinharem a nossa cidadania e/ou a soberania popular, nos chamando a todos nós de palhaços, além de fazerem menoscaso da ética, da moral, da lei e da ordem".
(Para ler mais entre AQUI).

Nenhum comentário: