quarta-feira, 30 de abril de 2014

A URGÊNCIA DAS ÁRVORES!


Acabei de rodar por nossa avenida e adjacências e conversei com um trabalhador que auxiliava na ação de derrubar árvores entre o passeio público e o terreno de um mercado (do qual inclusivo sou freguês). Disse mais, que a área toda será coberta de asfalto. Este é outro problema seriíssimo, o da impermeabilização do solo, com o qual não vou me ocupar neste artigo! Já tenho escrito sobre isto...

Questionei meu interlocutor sobre a ação, afirmando que elas estão no domínio público. Ao que me respondeu que foi autorizado pelo Prefeitura. Diante de tal afirmativa tu vais fazer o quê? Tentei ligar para setores e/ou pessoas responsáveis para saber as razões de tal autorização, não obtive êxito! Tentei elefones públicos sem alguém que atenda e celulares pessoais idem!

Não podemos julgar e muito menos condenar alguém se não entendemos as razões que motivam ou fundamentam uma ação! Tentei buscar informações mas fui frustrado... E  frustrado fiquei por não poder fazer nada! Poderia ter decido, ido conversar com o proprietário, me abraçado a uma daquelas árvores, mas não o fiz! Limitei-me a tirar uma carrada de fotos, com o coração dilacerado, moído... ao ver uma SER VIVO que tantos benefícios e beleza traz à VIDA ser machucado, derrubado, quebrado e, em seguida, carregado em um caminhão para ser descartado em algum monturo! E agora rabisco estas linhas no sentido, não de denunciar, mas alertar as pessoas que têm consciência ambiental e aquelas que têm o "poder" de organizar a vida em sociedade para que não permitam tais barbaridades! Eu sei que estou no "calor da emoção" e nem deveria me aproximar do computador! Mas estou me controlando ao máximo!

Vivemos dias em que o mínimo de árvores nos dá o benefício da sombra..., quanto mais uma alameda, uma praça, um bosque! Quantas a quantas vezes vi pessoas à sombra daquelas árvores! Vi motoristas estacionarem seus veículos à sombra daqueles ipês amarelos! Eu mesmo o fiz! E mais, a cada primavera eu fotografava aquele amarelo intenso de suas flores! E agora?

Será que temos memória de quem organizou a política pública de arborização da nossa cidade pela primeira vez? Digo isto  me referindo pra além daquelas pessoas, moradores, que sempre o fizeram... Foi durante o Governo do então prefeito  Waltzer Donini (1997-2000). Não estou aqui a fazer apologia a este ou a qualquer outro personagem que tenha governado Candói. Apesar de que este desenvolveu algumas políticas, deveras interessantes. E urge que nossas autoridades locais continuem promovendo a melhoria do ambiente urbano, também com a promoção do plantio de árvores apropriadas ao ambiente, para não acontecer de ter que arrancá-las, como sucedeu a poucos meses que foi mandado arrancar árvores frutíferas das avenidas da nossa cidade, recém colocadas ali em 2012 (contrariando legislação)! Necessário se faz (se ainda não há) uma legislação municipal que dê conta de organizar a conduta de todos os moradores urbanos neste sentido. E a secretaria responsável (do Meio Ambiente?) que aja no sentido de orientar, fiscalizar e penalizar quem age em desacordo com os princípios do equilíbrio ambiental.

E é pela urgência de termos mais e mais árvores que faço este choro aqui! Árvores adequadas nas ruas, praças, áreas verdes, selvagens, naturais, prenhes de Vida! Precisamos urgentemente cuidar das poucas árvores que temos, de cultivar mais árvores, dar condições para que se desenvolvam, cresçam, promovam muita sombra e outros inúmeros benefícios...


2 comentários:

Amaro disse...

Muito importante sua manifestação sobre a retirada das árvores. Talvez seja um momento de mobilizar pessoas interessadas, alunos e melhorar a legislação municipal a respeito da arborização da cidade.Poderiam ser adotadas premiações ambientais para incentivar a arborização, com descontos em impostos.
Abraço!
Amaro

SERGIO BUCCO disse...

Agradecido, Amaro, pela tua contribuição à reflexão sobre a temática das árvores no meio urbano e em geral... Até mais ver! Abç! Sergio