quinta-feira, 27 de março de 2014

EDUCAÇÃO DO CAMPO - FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS

No dia de hoje, a convite do Colégio Estadual de Cavaco (Munic. de Canta Galo/PR), estivemos desenvolvendo uma fala, um diálogo, uma troca de ideias e experiências com Educadoras/es sobre Educação do Campo. Toda a Equipe Pedagógica daquela escola tinha um encontro durante o dia. E na condição de "palestrante" ocupamos mais de meio dia em atividades.

Ao se apresentar o Fábio dos Santos (Quilombola da Comunidade de Barreiro/Candói), Acadêmico da UTFPR (de Dois Vizinhos/PR) do Curso de Graduação em Educação do Campo, deu o tom de nossa discussão, de forma muito real, narrando as dificuldades para sair do campo e ingressar na Academia fazer um curso superior. Educadoras/es ficaram edificados pelo fato de um ex educando seu retornar à antiga Escola (no caso o Colégio Olavo Bilac de Canta Galo, onde teve lugar o evento).

Por seu turno, a Equipe de Educadores do Colégio de Cavaco, uma turma multidisciplinar, se mostrou totalmente interessada, com uma disposição muito especial a fim de se equipar, se aparelhar, se preparar mais para desenvolver um Trabalho contextualizado e com respeito à identidade da Comunidade do Distrito do Cavaco, onde eleas/es atuam. Com o sonho e a realidade de um Trabalho de Ensino-Estudo-Aprendizagem que proporcione aos sujeitos do campo a Emancipação, com respeito às suas pecualiridades e demandas, com possibilidades reais de desenvolvimento sustentável.

Gostaria de lembrar que este foi um destes acontecimento promovido através do Facebook, quando a Pedagoga Roseclea Dambrovski (hoje nossa amiga), depois de analisar meu perfil na rede, achou por bem me convidar para Trabalhar com seus colegas de Educação. E assim foi...















Um comentário:

Cleiton Kloster disse...

olá Sérgio é valido ressaltar que o Fábio foi aluno do Col. Est. do Campo de Lagoa Seca, e graças a um convênio que a escola tem com a UTFPR é que ele consegui ingressar no curso de Educação do Campo.
Cleiton