quinta-feira, 20 de março de 2014

PROBLEMA DA ÁGUA NO BRASIL


         Estava a analisar a questão da falta de água em São Paulo e nas demais cidades do País e até no campo. Ao mesmo tempo analisei a questão do excesso de água em algumas regiões, especialmente nas cidades, independentes do seu porte. E acho que fui iluminado pelo Além e concebi algumas sugestões bem práticas que acabariam de vez com os problemas ambientais, culturais, políticos, econômicos e sociais.
        Então me surgiu a ideia de que deveríamos acabar com as pequenas propriedades familiares, as Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVFs) camponesas, as comunidades rurais. Logo as cidades ficariam cheias de gente. Inchadas com muitas pessoas sem nenhuma qualificação profissional, a não ser servir como exército de reserva e mão de obra barata para serviços básicos braçais, quando estes houvessem!
        E, consequentemente, as novas populações urbanas, não dispondo de recursos financeiros para adquirir terrenos em locais adequados e para construir suas casas, fariam ocupações em quaisquer locais que aparentassem estar disponíveis. E surgiriam as construções nas encostas de morros, que depois iriam desmoronar, começando por pequenas erosões, encarregadas de assorear as mananciais de água, até acabar levando tudo, casas, bens, carros e até vidas para dentro de vales, fontes e rios!
        Também surgiriam construções às margens dos rios e até dentro, em forma de palafitas. E quando houvesse enchentes tanto as encostas desceriam morro a baixo, quanto os rios ficariam cheios, transbordariam para além dos seus leitos normais, qual um braço de mar, cobririam e carregariam tudo para as suas águas.
        Outra saída seria acabar com todas as áreas de proteção permanente, as matas ciliares, desmatar as reservas florestais e ocupar tudo com agricultura, de preferência com a monocultura, com tecnologias de ponta, a transgenia, o sistema químico veneneiro. Acabar e aterrar todas as fontes, lagos e pequenos rios que não fossem do interesse dos grandes proprietários rurais!
       
E para finalizar este rol de... ideias, quero relembrar que a obra ficaria completa se fossem incentivados o descarte de lixo, de esgoto doméstico e esgoto de indústrias diretamente para dentro dos mananciais, tanto no campo quanto no meio urbano.

Pronto! Estariam resolvidas todas as questões referentes a água de menos e água de mais! Bastaria esvaziar de gente o campo! E fazer esta gente ocupar as encostas dos morros, vales dos rios e até os próprios rios urbanos! E esperar! Como num passe de mágica não apenas os problemas ambientais, de enchentes, mortes, desabrigados, prejuízos, fome, dentre outros, seriam solucionados! E as cidades deixariam de ter marginalizados, desocupados, organizações criminosas, violência, assaltos e mortes! Seria o paraíso... Afinal, por que respeitar, ajudar, cuidar, proteger, recuperar a Natureza? Ela é perfeita em si mesma! Não depende dos seres humanos para existir!!!
Sergio Bucco

Nenhum comentário: