domingo, 2 de setembro de 2012

RENOVAÇÃO, REPETIÇÃO, MISTURAÇÃO OU REINVENTAR A RODA???

Ao avaliarmos o quadro de candidaturas a Prefeito do Município de Candói e, tendo como base a tão discutida "RENOVAÇÃO", referenciada, falada, discutida, defendida no PERÍODO PRÉ ELEITORAL de 2012, fica muito fácil identificar quem foi coerente com o discurso (e com aquilo que defendia com "unhas e dentes", convicção) e que depois, para justificar sua mudança de postura, adotou outros argumentos falaciosos. 

Facilita muito identificar quem representa a RENOVAÇÃO, quem representa a REPETIÇÃO ou simplesmente quem representa a MISTURAÇÃO, aqueles que seriam supostamente o NOVO,  a NOVIDADE,  a RENOVAÇÃO, mas misturaram elementos já desgastados e comprovadamente prejudiciais para a administração, para o desenvolvimento e benefícios ao Povo candoiense.

Os 20 anos de História de Candói representam praticamente uma geração que chegou, cresceu e já ocupa os diferentes segmentos e postos  da Sociedade, da Formação, do Trabalho e da Administração em nosso Município. Este Tempo nos legou (deixou como herança) desde mitos, mentiras cristalizadas (prontas para serem moídas e desmascaradas), práticas ditatoriais, gestão frouxa, dúbias e algumas ações positivas, que se salvam em meio a caos nos diversos serviços públicos. Serviços que deveriam ser para a população que mais precisa, mas que na maior parte do tempo serviu a interesses pessoais e de pequenos grupos. 

Nem uma administração anterior representou ou apresentou um PROJETO POLÍTICO ADMINISTRATIVO para Candói, que tivesse, primeiramente, respeito aos cidadãos, aos trabalhadores, aos diversos segmentes que compõe o Município, sejam do Campo quanto da Cidade. O que mais vimos nestes 20 anos de História foram promessas que representavam a sede de chegar ao poder, discursos para agradar os ouvidos da população e ganhar as Eleições. E depois alguns mais chegados foram mais ou menos beneficiados com cargos políticos ("de confiança, "de comissão" ou simplesmente de "cabidão")!

RENOVAÇÃO  nesta altura de nossa História, teria que pensar, planejar e agir em uma perspectiva de Gestão Pública com respeito à Educação e aos Educadores/as (com Educação do Campo e Urbana integradas),  à Agricultura e a Infraestrutura do Campo, (com apoio especialmente à Agricultura Familiar e Camponesa, que é de onde vem mais de 70% do nosso Alimento),  a Saúde (com Medicina não só de Tratamento, mas Preventiva), ao Esporte e ao Lazer (respeitando a diversidade e o potencial de atividades esportivas, recreativas e culturais), ao Meio Ambiente (pensando não só sobre o cumprimento da Legislação Ambiental, quanto da "indústria limpa", o Turismo), a Geração de Trabalho e Renda (apoiando o que já existe e estimulando de forma criativa novos postos) e, finalmente, ao Funcionalismo Público (com Plano de Cargos, Carreiras e Salários, pois quem é valorizado trabalha com mais dedicação e e satisfação)!

Administrar um Município como Candói, não exige um "reinventar a roda", mas utilizar bem a roda que já existe a milhares de anos! Falas, promessas e planos mirabolantes, "milagreiros" tem feito o Povo desanimar e desacreditar dos Políticos e de qualquer mudança real! 

Candói precisa de RENOVAÇÃO, TRABALHO E HONESTIDADE!

2 comentários:

lucy disse...

Sérgio, onde estaria esse candidato q iria realmente renovar alguma coisa? o q vemos até aqui, são de fato repetições, mas onde estaria este candidato a altura dos ideais candoianos? é falta de opção mesmo... não podemos simplesmente mudar votando em alguém com boas intenções e nenhum preparo para gerir uma cidade desse porte e importância (opinião minha)...a crítica só é válida, quando apresentamos a solução...
bjs...

SERGIO BUCCO disse...

Solução?!? Minha crítica tem endereço... Se eu saísse simplesmente em defesa de Gelson e Jeferson, talvez não fosse a intenção inicial do artigo. Mas te afirmo que é a única novidade no páreo. São dois homens preparados, responsáveis e representam a única RENOVAÇÃO para Administrar Candói. Não são aventureiros, nem oportunistas! Gelson tem um extenso currículo de prestação de serviço público, inclusive quatro anos na Secretaria Municipal de Educação de Candói e dois anos como Secretário da administração da Prefeitura de Porto Barreiro, dentree outros, com uma extensa folha de prestação de serviço voluntário para Agricultores (Associações) de Candói. E Jeferson, além de ser mais um candoiano nato (sem bairrismo), é funcionário da Câmara Municipal de Candói, por onde passa todos os Projetos e Leis aprovadas do Município. É provável que tu não os conheça. Mas ainda está em tempo. Será um prazer apresentá-los. Já tiveram reunião em tua comunidade. Mas ainda é possível...