terça-feira, 13 de março de 2012

A Estiagem e a Arquitetura das Escolas

Esta é a fachada do CESTAC
antes da reforma e construção
da passarela de entrada
.

De novo (não tão novo assim) estamos passando por uma estiagem que nos sufoca, pois somado à falta de chuva... também está muito quente, abafado! Agora imaginem as salas de aulas, onde não ventila direito, os ventiladores parecem aviões, não deixam-nos escutar e/ou nos comunicar com os/as Educandos/as...           

Eu só queria que nosso GOVERNADOR, o SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, o CHEFE DE NÚCLEO, os ENGENHEIROS ILUMINADOS, etc., viessem lecionar um dia no Colégio. Mas não em um dia de chuva ou de inverno. Apenas em um dia destes secos, quentes e abafados que estamos vivenciando...

Quando planejam os prédios das Escolas não lembram de deixar espaços maiores para arborização, para ajardinamento, para hortas, dentre outros. Pois os espaços verdes produzem um ar mais fresco, praças arborizadas poderiam servir de espaços para aulas ao ar livre, "aulas peripatéticas" (segundo o modelo socrático). Mas nossos espaços escolares mais parecem "campos de concentração" ou "áreas de confinamento de animais"! 

E lembramos que muitos/as de nossos Educandos/as são oriundos do Campo, onde não há somente espaços de liberdade, mas matas, florestas, plantações, animais... E o patio escolar o que lhes oferece?

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