quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional das Mulheres Proletárias

Hoje não é um dia para homenagear dondocas, patricinhas e congêneres...

Hoje é o dia das Mulheres Proletárias, das Mulheres Trabalhadoras, das Mulheres que Lutam, das Mulheres sustentam uma tripla jornada de Trabalho, em casa, no emprego e que para encerrar o dia completam as atividades domésticas, como lavar, coser, arrumar, administrar, cuidar dos filhos, alimentá-los, cuidar de sua saúde, da vida escolar, no campo e na cidade... E muitas vezes, depois de tudo isto, têm que estar banhadas, perfumadas e à disposição dos marmanjos que, via de regra (não que esta tenha que ser a regra!), apenas realizam as atividades profissionais fora de casa e, ao retornarem, querem tratamento de príncipes: cama, mesa e banho, sombra boa e água fresca, mordomias! 

O tempo que ora vivemos exige igualdade de condições. No Brasil, desde a Constituição de 1988, a Mulher está legalmente em condições de igualdade com os homens. E é tempo de fazermos valer as letras da Carta Magna e de nós homens aprendermos com as mulheres a enxergarmos além de nosso ego, para além de nosso umbigo, e vivermos para a família (tenha ela o desenho que tiver), para nossos filhos e filhas, para além da porta de nossa casa, para nossos vizinhos, para a nossa comunidade, para o mundo! E neste olhar aprendermos a nos somar na luta por um mundo igualitário, justo, solidário e feliz! 

Pensar, sonhar, planejar e lutar não é proibido! A utopia pode tornar-se topia! O Dia Internacional da Mulher que nasceu e se desenvolveu em um contexto de lutas por melhores condições de vida, de direitos políticos, sociais, culturais, ambientais, jurídicos e econômicos, das lutas por liberdade,  independência, igualdade e identidade, não nos permite comemorações melodramáticas, superficiais, consumistas! É tempo de superarmos as contradições das chamadas "minorias" e respeitarmos o lugar que cabe às Mulheres de forma digna!


Manifesto pelos direitos das Mulheres

"Parabéns a todas as Mulheres pelo seu dia!
Mulheres que mudaram e muda a nossa História!!!
Donas de casa, estudantes, operárias, presidenta...” (A. Gibathe) 
que mostram a sua força em favor de um mundo transformado, melhor e feliz!

Nenhum comentário: