sábado, 18 de fevereiro de 2012

Relacionamento Mães/Pais X Filhos/as




A propósito de filhos/as que ainda habitam de baixo do mesmo teto que sua Mãe e seu Pai (ou ainda de pessoas responsáveis) ou que deles são dependentes, e devido a situações gritantes que encontro aqui acolá, tenho um entendimento bem simples e definido: filhos e filhas devem respeito, consideração, obediência e colaboração com sua casa. Afinal, a Família que os criou, os protege, os cuida e os mantém... não é um hotel ou uma pousada para onde eles podem retornar quando lhes dá na telha e saem quando bem entendem! Bem entendido que não estou referindo-me a Famílias totalmente desestruturadas, que mais fazem mal a filhas/os, do que os ajudam. Neste caso elas precisam de apoio, ajuda externa.

Quanto a filhos e filhas, depois, quando já independentes, andando com suas próprias pernas, donos de seus narizes, com seus próprios recursos... se quiserem fazer do modo que acharem melhor ou pior, então será outro departamento. Obviamente que nenhuma Mãe ou Pai quer ver seus filhos e filhas em má situação..., sofrendo, colhendo os frutos de uma vida totalmente sem compromisso, sem responsabilidade, sem limites, sem bom senso.

Quando refiro-me à Família não faço distinção do seu desenho, como de mães e pais que vivem em seu núcleo original, ou daquelas/es que arrumaram novos/as companheiros/as, ou são de outros formatos mais atuais... A Família é significado de perpetuidade, de doação, amor, desvelo, cuidado, proteção, orientação, manutenção, educação, dentre outros. E ela deve ser honrada ao longo da nossa curta existência! Porque nenhuma Mãe, Pai ou Responsável, merece ver um filho, uma filha na pior, não merecem ficar sofrendo por ver a situação dos seus/suas, não merecem sofrer ingratidão, desrespeito, desconsideração, desamor daqueles e aquelas por quem eles/as tanto se doaram durante os primeiros tempos de sua existência! Evoco aqui o provérbio: "Ninguém é obrigado a semear nada, mas vai colher apenas e tão somente daquilo que tiver semeado!"

Nenhum comentário: