segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Eleições no CESTAC 2011 - Análises


Tem alguns ditados populares que afirmam, dentre outros, que "vaca morta não dá leite", "desta rocha não verte água", "águas passadas não movem moinho"... Mas gostaria de brevemente tratar de dois aspectos do contexto do processo de escolha da direção no Colégio Estadual Santa Clara. 

1º) A chapa nº 1 não tinha nenhuma relação com partidos A, B ou C de Candói. Pessoas de todas as orientações partidárias e pessoas que não são ligadas a nenhum partido político votaram para esta chapa, inclusive eleitores e filiados/as ao PT (alvo desta, digamos, "discussão"). Que pessoas ligadas à administração municipal tenham sido orientadas (a quem diga "convocadas") pelo seu chefe maior para votarem e fazerem campanha para a chapa 1, é uma realidade. Isto porque supostamente "as meninas" não oferecem perigo para ele/as/es... E só porque a outra chapa  tinha integrantes do PT e/ou eleitores deste partido (não somente), fato que incomoda grandemente e não deixa sossegado a sua excelência! Lembremos do resultado das Eleições Municipais de 2008, quando o PT saiu da noite para o dia, para concorrer as eleições para prefeito, e foi um grande vitorioso... 

2º) A chapa 2, do mesmo modo, não era propriedade de nenhum partido (muito menos do PT), ainda que tivesse eleitores e filiados, etc, que a apoiassem ou votassem para ela. Mas votaram para esta chapa livremente quem desejou, quem achou por bem, quem pensou nela como uma alternativa dentro do exercício da Democracia... E mesmo não sendo eleita, cumpriu com um papel de fundamental importância quando provocou a discussão sobre a Gestão da Escola Pública, desacomodando ou despertando as pessoas às melhorias de todo o Processo Educacional, da Escola, da Comunidade Escolar. Basta,! Independente do resultado, a sua contribuição foi excelente para a Gestão de Denise e Rosângela, que foi boa e pode ainda ser melhor. Tudo, sempre, em nossa vida, pode ser melhor!

De modo que sua excelência não precisa correr para a reunião da CANTUQUIRIGUAÇU (25/11/11, ou a qualquer outro lugar) e afirmar que deram uma lavada no PT de Candói ou coisa parecida... Repitimos: o PT de Candói não concorreu às eleições do colégio na condição de partido político. Boa parte dos seus membros educadores, inclusive, votaram para a chapa nº 1. E nossa orientação é que não se fizesse tal associação partidária, dado que uma montagem de chapa nem fora discutida pelos educadores, de orientação ideológica de esquerda, do colégio. E, para encerrar esta discussão, afirmamos que os políticos oportunistas, viciados, enganadores, mentirosos... é que fazem tais afirmações, como aliás sempre o fizeram!

Nenhum comentário: