sexta-feira, 13 de maio de 2011

HERBÁRIO VIVO - uma Proposta Pedagógica do CESTAC 2011

O início material do Herbário Vivo
          Desde o final do ano 2009 (quando ainda trabalhávamos na Casa Familiar Rural) já pensávamos e elaborávamos uma Proposta Pedagógica Multidisciplinar intitulada HERBÁRIO VIVO. Pois bem, neste ano (em que optamos por trabalhar no Colégio Estadual Santa Clara (CESTAC - de Candói), discutimos com as Diretoras (Denize e Rosangela) a possibilidade de desenvolvermos a proposta juntamente com a Comunidade Escolar. Contamos de imediato com o apoio de algumas educadoras que dispuseram-se como nossas parceiras neste trabalho. A criançada, os adolescentes... ficaram radiantes com a possibilidades de repensarmos o Meio Ambiente Escolar, "quebrar" o domínio de concreto ali construído e devolver a vida onde no passado fora domínio do Bioma da Floresta das Araucárias
A rocha que se encontra entre bonés e
chapéu ficou combinado como nosso
ponto inicial
Nilson no início dos canteiros
Educandos das 5ª séries carregando solo
para dentro do colégio (13.05.2011)
          E agora já começa ser realidade esta proposta. Estamos dando os primeiros passos. Nossa abordagem passa pela História, Geografia, Biologia, Artes, Línguas, Química, dentre outras... Nesta semana nosso companheiro de trabalho do CESTAC, Nilson Scramocin, começou construir os canteiros. E neles inicialmente estaremos cultivando as plantas medicinais, com perspectivas de estendermos a proposta para outros espaços ociosos, com o cultivo de temperos, hortaliçasflores e arborização. E hoje estivemos transportando solo comum (tirado de um terreno próximo do colégio) com meninos voluntários das 5ª séries da Manhã (A, B, C e D) e 6ª A e B. Nossa proposta tem como base a Agroecologia e a Permacultura, que têm como entendimento a produção a partir de elementos da Natureza, com a cooperação do Coletivo e o Desenvolvimento Social e Sustentável. Contamos com o interesse o apoio de duas especializandas em Educação do Campo (UNICENTRO) que atuam no CESTAC e pensam estender a nossa proposta, em forma de projeto, a algumas comunidades do campo, com vistas a produção, agregação de valor e renda para os camponeses.
          Nas próximas semanas estaremos concluindo a primeira etapa desta proposta pedagógica, com o acréscimo de solo fértil e adubo orgânico e depois serão transplantadas as mudas de fitoterápicos que estão sendo previamente preparadas nas casas de nossas educandas e educandos.
Nilson, Educandos e eu no local
do nascente  Herbário Vivo
          Gostaria de fazer uma ressalva final: é muito bom trabalhar em uma Escola em que a maioria dos Educadores, Diretoras e Trabalhadores em geral procuram manter a unidade, se integram e contribuem uns com os outros para o desenvolvimento do processo de ensino-estudo-aprendizagem. 

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