segunda-feira, 4 de abril de 2011

AS CONTRADIÇÕE DE CAMPANHAS AMBIENTAIS

           Dir-me-ão... Bem, talvez digam que meu português está fora de moda! Quiçá alguém que não me conhece dirá que de nada adianta "Blá! Blá! Blá!...", se não fizermos algo concreto. Pois bem, antes que chegue aquele tempo que para muitos é apenas mais uma oportunidade de descarrego de consciência, a Semana do Meio Ambiente, gostaria de chamar a atenção da blogosfera e leitoras/es para o rol de besteirol que se faz crer através de ricas campanhas em favor do Meio Ambiente.
           Pois bem, uma delas é aquela que incita a população a "fazer xixi durante o banho". Outro dia no colégio, no qual trabalho, vi mais do que um cartaz com esta campanha: "FAÇA XIXI DURANTE O BANHO E SALVE O PLANETA!" Não julgo os estudantes que em sua "santa inocência" entraram em tal campanha. Coloquei-me a conjecturar sobre o alcance real de tal movimento... Não pude dar muito crédito! Pois pensei com meus botões: 'Fazer isto e continuar gastando água para defecar... e simplesmente puxar a descarga não deve ser uma ação de abrangência de grande alcance a ponto de salvar o Planeta'!
           Então mais uma vez atinei para outras contradições que, sistematicamente, passam despercebidas pelo ser humano comum, inconsciente e alienado. Por exemplo, desde o ano de 2010 o Brasil está no topo das estatísticas como o maior consumidor de venenos utilizados na Agricultura, os conhecidos como agrotóxicos, produtos químicos para a Agricultura, que as empresas tentam impingir o nome de "insumos" ou "defensivos agrícolas". Vamos nos respeitar! Estes venenos "defendem" o quê?
            É sabido, ainda que seja muitíssimo pouco divulgado, que muitos destes venenos são de uso proibidos ou estão com os dias contados aqui nestas "terras tupiniquins". Mesmo que lá fora, nos ditos "países desenvolvidos" já tenham sido proibidos há muitas décadas, mas aqui não, pois a força do capital dita as regras e fala mais alto do que a Vida, a Ética, o Cuidado pelo Meio Ambiente e por tudo o que faz parte dele. Está comprovado, de forma empírica e cientificamente, que estes venenos estão contaminando o Ar, a Água, o Solo, os Alimentos, as diversas formas de Vida, incluindo nós os Seres Humanos. Aliás, nós os humanos somos reconhecidos como os mais inteligentes seres da face terrena, no entanto com toda esta suposta capacidade de compreensão, de criação, de desenvolvimento, de inventos tecnológicos, estamos depredando, esgotando, destruindo, contaminando, desenvolvendo doenças, muitas incuráveis, e espalhando a morte sobre nosso Planeta terra!
          Hoje nem vou discorrer de outras práticas e tecnologias, como o uso de maquinários pesados, da monocultura extensiva (ao invés dos policultivos para atender às necessidades locais), do desmatamento para ampliar as fronteiras do agronegócio e das commodities para a exportação, do latifúndio que cresce (em prejuízo de milhões de seres humanos que esvaziam o campo e vão para as cidades em condições degradantes), das fábricas, dos lixos que elas produzem e de seus dejetos que contaminam tudo e todos, do consumismo estimulado e da consequente produção de lixo sem fim, do esgoto doméstico, dentre outros desafios que nos são impostos como um tsunami altamente destrutivo!
          Com licença! Vamos pensar antes de entrar em campanhas que apenas desviam nossa atenção dos problemas ou das soluções que, talvez, ainda teremos que planejar ou desenvolver, para realmente salvar a Vida e Gaia - o Planeta azul - nossa Casa Maior ou nossa Mãe Terra! Já muito se disse que o problema maior está na ganância deste ser chamado inteligente e em seu modelo de desenvolvimento.

Nenhum comentário: