terça-feira, 2 de março de 2010

Viver Bem: proposta de modelo de governo na Bolívia

Sucre, 11 de fevereiro de 2010 - Publicado no jornal boliviano La Razón*
Viver Bem, modelo que o governo de Evo Morales busca implementar, pode ser resumido como viver em harmonia com a natureza, algo que retomaria os princípios ancestrais das culturas da região. Estas considerariam que o ser humano passa a um segundo plano em relação ao meio ambiente.
O chanceler David Choquehuanca e um dos estudiosos aimara desse modelo e especialista em cosmovisão andina, conversou com La Razón durante uma hora e meia e explicou os detalhes destes princípios reconhecidos no artigo 8 da Constituição Política do Estado (CPE).
“Queremos voltar a Viver Bem, o que significa que agora começamos a valorizar a nossa história, a nossa música, a nossa vestimenta, a nossa cultura, o nosso idioma, os nossos recursos naturais, e depois de valorizar decidimos recuperar tudo o que é nosso, voltar a ser o que éramos”.
O artigo 8 da CPE estabelece que: “O Estado assume e promove como princípios ético-morais da sociedade plural: ama qhilla, ama llulla, ama suwa (não sejas preguiçoso, não sejas mentiroso nem ladrão), suma qamaña (viver bem), ñandereko (vida harmoniosa), teko kavi (vida boa), ivi maraei (terra sem males) y qhapaj ñan (caminho ou vida nobre).
O Chanceler marcou distância com o socialismo e mais ainda com o capitalismo. O primeiro busca satisfazer as necessidades humanas e para o capitalismo o mais importante é o dinheiro e a mais-valia.
De acordo com David Choquehuanca, o Viver Bem é um processo que está apenas começando e que pouco a pouco irá se massificando.
“Para os que pertencem à cultura da vida, o mais importante não é o dinheiro nem o ouro, nem o ser humano, porque ele está em último lugar. O mais importante são os rios, o ar, as montanhas, as estrelas, as formigas, as borboletas (...) O ser humano está em último lugar, para nós o mais importante é a vida”.
Para ver toda a matéria:
http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5014&Itemid=62

Este homem tem a cara da América Pré-colombiana!
Tem a cara da Resistência!
Tem a cara de seu Povo!












2 comentários:

Gelson Costa disse...

Algo vem acontecendo na Política. há um "ar" de mudança na direção do vento. Algo de diferente!!! Sei lá... negros, índios, mulheres, trabalhadores sendo eleitos presidentes, chefes de Estado. Será que por aqui passarão esses ventos??? Ou teremos apenas tempestades....

SERGIO BUCCO disse...

Yo creo que sí! Por el viento es capaz de penetrar en las zonas más remotas ... Hehehe ... Bueno, gracias por su contribuición preciosa compañera (por primera vez en este blog)! Alias, tu es un ciudadano que actúa de manera comprometida con la justicia, los derechos humanos, la forma ... Los pueblos tradicionales, pero lo hace sin alardes, sin publicidad ... La conciencia no puede comprar y no vender! Felicidades!