quarta-feira, 24 de março de 2010

ABUSO DE PODER

A praga, a verdadeira erva daninha, o câncer que afeta a DEMOCRACIA, que fere a CIDADANIA, que não permite HONESTIDADE NA GESTÃO PÚBLICA, que oportuniza CRIME QUE LESA O POVO, que esconde a verdadeira aplicação dos RECURSOS PÚBLICOS, que impede a TRANSPARÊNCIA e o Povo de PARTICIPAR, que tem como base o engodo, o engano e a mentira, dentre outras sequelas e sintomas, chama-se ABUSO DE PODER! E neste caso os supostos "REPRESENTANTES DO POVO" se arvoram em DONOS DO PODER e esquecem o que estabelece a CONSTITUIÇÃO  de 1988, em seu Art. 1º, Parágrafo Único:

"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição".

Logo, os "representantes do Povo" não podem se tornar seu algozes, seu feitores, seu carrascos, não interessando se ele ou ela foram eleitos com nosso voto ou não, pois ele é eleito para servir ao Povo, aos seus intereses coletivos e suas necessidades, principalmente aos mais pobres (até que se extinga a situação de miséria que, junto com a ignorância e o analfabetismo, é alimento daquele câncer de que falamos no início deste artigo). Como afirma Joilson Gouveia:
É importante destacar que, não lhes outorgamos nenhuma procuração para espoliarem, aviltarem e saquearem ao erário em nosso nome e mentirem insolente, descarada e impunemente para toda a nação, dessarte, espezinharem a nossa cidadania e/ou a soberania popular, nos chamando a todos nós de palhaços, além de fazerem menoscaso da ética, da moral, da lei e da ordem¹.

A democracia, a cidadania, a soberania popular, a legislação têm que ser respeitadas (e até melhoradas) para que o Povo não apenas eleja seus representantes de forma legítima (pelo voto direto). Mas é preciso que se instituam mecanismos de controle e fiscalização mais eficientes para que o Povo possa depôr os calhordas, os enganadores do Povo, os mentirosos, os perseguidores do próprio Povo que paga seus gordos salários, os desvios dos recursos públicos, os superfaturamentos nas compras e obras públicas, a vagareza com que agem determinados políticos na gestão dos recursos públicos a ponto de passarem um ano de seus mandatos dizendo que estão "arrumando a casa", vomitando ainda bolas de calúnias e acusações a administradores anteriores, para desviarem a atenção do Povo nem sempre avisado e alerta! E ainda veem com aquele discurso manso, tipo lobo vestido de cordeiro, para poderem dar o golpe nos incautos...

P.e.r.g.u.n.t.e.m.o.-n.o.s:
Até quando nós, o Povo, vamos aturar a enganação, a comédia, a tragédia, o desmando, o abuso de poder e suas consequências?   Até onde vai nossa ignorância, alienação, passividade, paciência e vamos pagar a conta daquilo que não beneficia a nossa comunidade, o nosso município, etc, e ainda engorda de privilégios de todos os tipos os nossos "representantes", os "empregados do Povo"?!? Até quando vamos fazer de conta que acreditamos em tudo o que eles dizem e vamos aceitar a mentira sem reagirmos? Afinal, ninguém vive de engodo, de falácia, de enganação! E finalmente, até quando vamos ter que aturar aqueles/as que se grudam ao poder, como braços de ditadores raposões, iguais carrapatos, só pensando em seu benefício próprio, de forma egoísta, em prejuízo da maioria que fica excluída das políticas públicas?!?

Afinal, o poder exercido de forma democrática pressupõe uma relação entre iguais. Caso contrário, a ditadura é uma relação de dominação ente diferentes.

¹http://www.advogado.adv.br/direitomilitar/ano2001/joilson/poderdopovo.htm Neste endereço é possível ver uma análise muito lúcida sobre leleger e depôr quem elegemos se não cumprir com suas obrigações ante o Povo que referendou tais cargos.

Nenhum comentário: