quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SINTOMAS DA FOME DE "PODER POLÍTICO"

         Poderíamos dizer que são "sinais", ou que são "efeitos", ou que são "resultados"... de quem ascendeu ao poder. Na atualidade (refiro-me desde o final dos anos 80) se ascende ao poder político (Legisalativo e Executivo) pela via eleitoral. Claro que tudo indica que existem políticos saudosistas da velha guarda que gostaria de serem nomeados por uma ditadura direitosa (como aconteceu nos anos 60, 70 e 80). Mas este é assunto para outro dia!
          Queremos focar no fato de que ser eleito nem sempre satisfaz, seja o próprio eleito, seja o eleitor... Porque percebemos alguns sintomas de profundo descontentamento, seja por parte de quem foi eleito como por parte de quem elegeu. Não vamos generalizar, há 'honrosas excessões'! Tem eleitos que parecem solitários, na solidão, descontentes com o 'quadro que se desenhou'! Talvez porque seu 'companheiro' de partido ou de coligação não o deixaria crescer e depois tomar 'seu lugar'. Porque tem gente que no poder não deixa ninguém mais "crescer à sua sombra". É igual outras plantas cultivadas (ou expontâneas) embaixo de pinus ou eucalipto: não vivem e não crescem! Tem eleitos que gostariam de estar sendo paparicados, que uma xusma de puxa sacos estivessem rodeando-os e elogiando-os... Mas não é o que sucede. Há uma espécie de indiferença por parte da base!
Mas há eleitores (aqueles de quem o voto ajudou eleger alguém..) que também estão profundamente descontentes, infelizes, depressivos, apesar de seus(s) candidato(s) ter(erem) sido eleito(s). Vá entender!  Está na cara deles o mal estar estampado. Está em seus olhos. Está em suas reações. Está em sua postura nada cidadã... Por que será?
          Por outro lado há cidadãos que por mais que tenham esperado outro resultado e tenham sido frustrados no pleito eleitoral, que depositavam esperanças em outros candidatos, em outros nomes, em outro projeto, em outros/as homens e mulheres, que estão felizes, estão contentes, estão conformados, porque eles/elas não tem "memória curta", já conhecem a História e sabem como são as coisas e o que pode vir (com certeza!) apesar de não ser o que eles/as desejavam. O "quadro já está pintado", e mormente qualquer coisa que vir não passará de maquiagem, de disfarce, com "movimentos friamente calculados". Pois afinal, como disse Maquiavel: "Os fins justificam os meios" !
          Vamos dizer ainda que somos ingênuos e não sabemos: "Afinal, por que algumas pessoas 'dão a vida' para conquistar o poder?" Ah, "se eu soubesse" !

Nenhum comentário: