Quando estamos no hospital 🏥 como paciente ou acompanhante (que é o meu caso hj) fazemos algumas leituras da realidade científica e social... Mas primeiramente quero dizer que fomos muito bem atendidos, especialmente a Mãe, que não estava bem. Na recepção estava uma ex aluna, já formada Médica, mas em processo de validação. Na triagem estava outra ex aluna que, se bem me recordo, é Técnica de Enfermagem e continua os estudos para ser Enfermeira. Nos outros atendimentos mais adentro do hospital estavam meninas desvelado em suas funções de atendimentos às/aos pacientes. Acompanhando minha Mãe no quarto ganhei até uma sobremesa deliciosa (uma espécie de creme); só não comi a sopa porque quando saimos (em torno das 18h30min.) ainda não tinha chegado, mas estava a caminho. O médico, Dr Adão Viana, é uma simpatia e atenção em pessoa! O problema foram as horas que passamos até que fosse possível ele nos atender.
A Medicina está dividida em modalidades, como "preventiva (foco na prevenção de doenças), curativa (foco na cura e tratamento de doenças já existentes) e paliativa (foco na qualidade de vida e alívio do sofrimento em doenças que ameaçam a vida)" (IA). Comumente tem mais peso no processo a medicina curativa.
Do lado dos pacientes vemos de tudo, desde a classe média, pobres, miseráveis; pessoas com pouco esclarecimento sobre cuidados e prevenções, algumas totalmente dependentes da abordagem e direcionamento dos médicos, assim como necessitadas do serviçopúblicode saúde.
Quanto à estrutura hospitalar é excelente para a demanda local imediata, mas carente de profissionais médicos (neste caso de fim de semana) com apenas um médico para atender dezenas pessoas incluindo emergência e pacientes regulares. É desumano sobrecarregar profissionais da Saúde, que precisam atender todos os tipos de pessoas e seus miasmas. Excesso de Trabalho para uma pessoa afeta a qualidade do atendimento. Afinal, são seres humanos com múltiplas e diferentes necessidades, algumas muito complexas. Teve a espera de quase quatro horas para sermos atendidos pelo médico. "Às vezes ainda faltam medicamentos..." (Depoimento). Este é o quadro de hoje no Hospital Santa Clara, em Candói.
Entrei em contato com a Secretária Municipal de Saúde, a Sandra Santos, que providencialmente precisou ir ao hospital "resolver uma situação" e foi possível adiantarmos uma conversa que ficaria para a semana. Disse que o Hospital, a Secretaria de Saúde, os demais municípios da Região e a Regional da Saúde estariam reunidos para discutir e buscar melhorias na área. Vamos aguardar e continuar a comunicação. Falei que estariamos conversando com as diversas instâncias relativas aos serviços de saúde e utilizaríamos as redes digitais para falar da situação positiva e dos aspectos que precisam urgentemente serem superados. ~☆SergioBucco☆~

2 comentários:
Muito importante deixar registrado, tanto o atendimento do Médico, que foi muito atencioso, como também, registrar a demora na espera do atendimento, até pq . pela demanda é necessário mais Médicos plantonistas pra FDS e Feriados, visto que o atendimento se concentra no Hospital Santa Clara,em virtude das UBS estarem fechadas nestes dias! é imprescindível o olhar e apoio das Autoridades nesse sentido. Contamos sim com o apoio da Vereadora Sandra Kruk , e demais Vereadores que são a nossa voz.👋🏾👍🏽🙏🏽👊🏾
Exato! Na condição de usuários (pacientes) dos serviços hospitalares também podemos fazer uso de canais direitos para reconhecer, sugerir ou reclamar. Afinal, o local é privado, mas tem convênios com setores públicos dos municípios. As Veradoras/es são muito importantes na fiscalização de tão pertinente serviço. Ah, EM TEMPO: muito agradecido pelo comentário, Anônimo!
Postar um comentário