quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

HOJE MEU PENSAMENTO É PARA VOCÊ!

 


Amada Evelyn!

Nada que eu rabisque para prestar-te homenagem no dia do teu Natal vai açambarcar todas as diversas dimensões da Vida e o exato lugar que nela você ocupa e no qual você desempenha o teu papel no teatro da existência.

Por um lado há o caráter da provisoriedade  terrenal, que o Infinito nos proporcionou. São dias de desafios,  por vezes incertezas, desalentos, um sobe-desce, vence, canta, rí, chora, supera, conquista, constrói, celebra! Em um lugar de sonhos , quiçá de ilusão,  mistério,  expectativa... São tantas circunstâncias! Algumas lindas, maravilhosas,  mas todas nos desafiam a nos colocarmos em nosso lugar,  a estar juntos sinergicamente, empaticamente, solidariamente com nossa Família,  com nossos Amigos, com a Humanidade,  no Mundo.  Sim, no  Mundo tão vasto, diverso, complexo, por vezes tão complicado e paradoxal, porque "feito" por seres tão especiais, mas às vezes tão inconscientes, egoístas, perdidos... e que põem tudo a perder como autodestrutivos e destruidores, parasitas. 

E é num cantinho deste Mundo que a Eterna Consciência te colocou com inteligência, fazendo parte de "um nó de relações" ancestrais comulativas  ( Jung/Boff) , com capacidade de criação,  com determinação,  com esperança... para dar o teu melhor e contribuir na transformação dos teus pares, das suas consciências do seus .usarem no grande Cosmo,  a começar por este ponto finito do Universo denominado Terra...

E nesta peregrinação terrenal você é convidada a planejar,  laborar... e viver intensamente integrada com a Humanidade, lembrando também da fugacidade e transitoriedade que caracterizam a existência nesta dimensão do Ser (substantivo, adjetivo e verbo),  até que a Energia quenos compõe seja alçada a outros patamares (que podem nos parecer mistério).

Pra além destes alinhavos que apontei... quero te desejar que o Eterno te abrace sempre com o seu Amor, com a sua Graça,  com a sua Justiça,  com a sua Paz, com o seu Cristo, juntamentecom tudo e com tod@s que te são car@s.

Te amo filha! Feliz Aniversário! 

☆SergioBucco☆

Referência bibliográfica: 

BOFF, Leonardo, in Jesus Cristo Libertador,  Petrópolis: Vozes, 1976.



domingo, 14 de dezembro de 2025

O TEMPO NO HOSPITAL

          Quando estamos no hospital 🏥 como paciente ou acompanhante (que é o meu caso hj) fazemos algumas leituras da realidade científica e social... Mas primeiramente quero dizer que fomos muito bem atendidos, especialmente a Mãe, que não estava bem. Na recepção estava uma ex aluna, já  formada Médica,  mas em processo de validação. Na triagem estava outra ex aluna que, se bem me recordo, é  Técnica de Enfermagem e continua os estudos para ser Enfermeira. Nos outros atendimentos mais adentro do hospital estavam meninas desvelado em suas funções de atendimentos às/aos pacientes. Acompanhando minha Mãe no quarto ganhei até uma sobremesa  deliciosa (uma espécie de creme); só não comi a sopa porque quando saimos (em torno das 18h30min.) ainda não tinha chegado, mas estava a caminho.  O médico,  Dr Adão Viana, é uma simpatia e atenção em pessoa! O problema foram as horas que passamos até que fosse possível ele nos atender.

          A Medicina está dividida em modalidades, como "preventiva (foco na prevenção de doenças), curativa (foco na cura e tratamento de doenças já existentes) e paliativa (foco na qualidade de vida e alívio do sofrimento em doenças que ameaçam a vida)" (IA). Comumente tem mais peso no processo a medicina curativa.

          Do lado dos pacientes vemos de tudo, desde a classe média,  pobres, miseráveis; pessoas com pouco esclarecimento sobre cuidados e prevenções, algumas totalmente dependentes da abordagem e direcionamento dos médicos, assim como necessitadas do serviçopúblicode saúde. 

          Quanto à estrutura hospitalar é excelente para a demanda local imediata, mas carente de profissionais médicos (neste caso de fim de semana) com apenas um médico para atender dezenas pessoas incluindo emergência e pacientes regulares. É desumano sobrecarregar profissionais da Saúde, que precisam atender todos os tipos de pessoas e seus miasmas. Excesso de Trabalho para uma pessoa afeta a qualidade do atendimento.  Afinal, são seres humanos com múltiplas e diferentes necessidades,  algumas muito complexas. Teve a espera de quase quatro horas para sermos atendidos pelo médico. "Às vezes ainda faltam medicamentos..." (Depoimento). Este é o quadro de hoje no Hospital Santa Clara, em Candói.   

         Entrei em contato com a Secretária Municipal de Saúde,  a Sandra Santos, que providencialmente precisou ir ao hospital "resolver uma situação" e foi possível adiantarmos uma conversa que ficaria para a semana. Disse que o Hospital,  a Secretaria de Saúde,  os demais municípios da Região e a Regional da Saúde estariam reunidos para discutir e buscar melhorias na área. Vamos aguardar e continuar a comunicação. Falei que estariamos conversando com as diversas instâncias relativas aos serviços de saúde e utilizaríamos as redes digitais para falar da situação positiva e dos aspectos que precisam urgentemente serem superados.                            ~☆SergioBucco☆~

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

PASSATEMPOS ou HOBBY ou COMPROMISSO

 


As pessoas costumam escolher uma atividade pela qual dedicar-se, envolver-se, ou simplesmente passar tempo (quando não apenas perder tempo) ou para construir algo em funçãodo Bem Comum. 

Assim,  algumas vão diariamente à floresta ou à praça, ao parque contemplar,  encontrar-se, movimenta-se  ou refletir. Outras vão ao bar tomar umas..., jogar cartas. Outras vão aos jogos de bocha, futebol, vôlei... Outras vão às atividades da igreja. Outras vão a diferentes eventos...

Outras pessoas se encontram para conversar, fofocar ou discutir questões pertinentes à Família,  à Comunidade...

DA MINHA PARTE, talvez eu faça algumas destas acima esporadicamente. E, vez ou outra, participo de Eventos dos Movimentos Populares, quando consigo reviver minimamente a convivência com pessoas (depois de mais de 40 anos convivendo e construindo na Educação através da Escola), pessoas que pensam, planejam e buscam agir no meio onde estão com vistas à construção de um mundo melhor, mais humano, fraterno, justo, pacífico... 

São nestes Eventos que avalio o quanto estou vivo para agir a partir do microcosmo onde estamos situados e de onde buscamos nos articular com outros pares. 

Partindo destes Encontros é que consigo avaliar, definir e resistir: 

Socialmente (quem é quem em nossa Aldeia,  como vivem, o que sonham, o que realizam, o que precisa ser superado); 

Politicamente (prá alem das instituições partidárias, governamentais, mas a partir fas Associações,  Movimentos, Campanhas beneficentes...); 

Economicamente (como vive o nosso meio, como se organiza para produzir e atender àscondições objetivas para viver com dignidade...); 

Culturalmente (a formação dos entes que compõem aquela sociedade, as instituições de ensino local e regional,  as atividades artísticas e de lazer, a ações da espiritualidade [eventos religiosos institucionais ou não]...); 

Ambientalmente (como está nosso meio geográfico,  as ações humanas no seu meio e as transformações, os problemas, a saúde mental/emocional/fisíca fas pessoas e do ambiente...). 

É deste modo que consigo avaliar o quanto estou vivo e como posso ser útil em Casa, na Comunidade e no País.