sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ANO 2013 - SIGNIFICADOS PARA CANDÓI - PR

          Um ano se passou e outro se inicia! Este 2013 carrega muitas expectativas e esperanças do Povo brasileiro, especialmente do Povo candoiense. Mas a bem da verdade o chamado tempo não muda nada! Afinal, o que é o Tempo? Existe no Universo este Tempo cronometrado, medido, corrido... que tanto azáfama e estresse provoca entre o comum dos mortais? O que importa mais, preservar o Tempo ou cultivar a Vida? Agostinho de Hipona em sua obra As Confissões (Livro XI), faz uma magistral análise sobre nossas tentativas de medir o Tempo, subdividi-lo. E lembra o que o que chamamos de Passado já não existe, o que se denomina Futuro ainda não existe e que o se convencionou chamar de Presente está em constante devir, em Movimento constante. 
          Deixando as elucubrações ou tangenciamentos de lado, vamos ao foco da questão. Afinal, 2013 representa outro momento ou é apenas o fluir do processo histórico da humanidade? Pois bem, estes parâmetros ou convenções determinam ideias, planos, ações que devem dar outro rumo ao andar ou desenvolvimento da realidade. E a concretização de mudanças e/ou transformações para melhor depende da intencionalidade, da vontade, dos projetos e de quem está à frente dos desafios e/ou das responsabilidades, sejam elas pessoais, coletivas ou públicas.
          E em Candói participamos desde o ano de 2012 do processo de troca dos gestores do Município, via processo eleitoral, quando os nossos representantes do Partido dos Trabalhadores e do Partido Republicano Brasileiro foram eleitos, diante de uma disputa de poder político que contou com mais quatro grupos. Dois deles já participaram ou participavam do exercício do governo municipal. Outros dois se aventuraram com suas propostas e estratégias políticas. Mas nenhum deles logrou êxito ao "comando" do governo de Candói. 
          Durante a campanha eleitoral trabalhamos com o que tínhamos de melhor em nosso segmento partidário: pessoas capacitadas, comprometidas, responsáveis, organização, planejamento, militância, apoiadores, simpatizantes, parcos recursos financeiros e ação! Estes elementos nos deram a vitória eleitoral. Lembrando que além de quatro oponentes principais, tínhamos ainda a justiça contra nós, pois esta não permitia nada que de direito nos favorecesse, como também acatava recursos interpostos contra nós. Mas ainda que muito disputado, contamos a nosso favor com o Povo, com os eleitores, que nos deu uma margem percentual de 32,05% dos votos. 
          E como analisa nosso Prefeito Gelson Costa, os eleitores tinham primordialmente o direito de votar em quem desejassem, seja por ideologia política, seja por questão de amizade, familiar, compromissos, etc. E Gelson e Jeferson uma vez eleitos, têm um compromisso de trabalhar com todo o Município, com todo o Povo candoiense. E muita gente, inclusive entre aquela parcela que não votou neles, tem colocado, neste momento, a esperança de um governo diferente, realmente democrático, que desenvolverá um governo com transparência e participação popular, com respeito á coisa pública, voltado primeiramente aos segmentos sociais que mais necessitam do serviço público, onde quem presta serviço seja antes de mais nada, educado, atencioso, prestativo, responsável, dedicado e operante! Elementos que há muito Tempo não se vê ou existe em escala muito pequena por estas plagas.
         Para finalizar este texto gostaria de destacar que, em fim, não interessa tanto o Tempo, o que conta são as pessoas que estarão à frente dos postos de serviço público, pois estas poderão fazer a diferença, poderão desencadear a transformação necessária na vida pública, que há muito está tão desacreditada, está tão viciada e que tanto desânimo tem provocado na População. "Quatro anos passam muito de pressa, porém suas consequências podem se estender por mais quatro, oito, doze... anos!" Isto eu escrevia em 2008. E assim foi! E agora tenho confiança que as nossas expectativas não nos frustrarão!!! O ar, os dias, o ambiente... parecem estar mais serenos, tranquilos, alegres e prazerosos!

Nenhum comentário: