sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JOÃO COSTA no SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM LS/PR

Professor JOÃO COSTA, PREFEITO da Cidade de Porto Barreiro


    Participando de Mesa Redonda no SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
nos dias 27 e 28/09/2012 no Assentamento 8 de Junho - LS/PR.
    Este cidadão foi meu Educador (Professor) no Curso TERRA SOLIDÁRIA (1999-2000) da Escola Sul da CUT ministrado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Candói - PR.
    Este curso foi um dos "divisores de água em minha trajetória de cidadão e de educador, quando fui certificado como AGENTE COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO.


Mediador da MR Prof. Dr. Pedro Cristofoli - UFFS.



O Prefeito João Costa,  de Porto Barreiro 
foi considerado pelo Tribunal de Contas, 
o Prefeito mais justo dentre os 399 Prefeitos do PR.


O Prefeito João Costa é o 5º Prefeito do Estado do Paraná que 
mais investiu em Educação
estando à frente, proporcionalmente, ao Município de Curitiba.


SEMINÁRIO REGIONAL PREPARATÓRIO AO 1º ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO PARANAENSE POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Data 27 e 28 de setembro de 2012.
Local: Assentamento 8 de Junho de 2012.
Laranjeiras do Sul - PR.

Para saber mais acesse o PORTAL CANTU


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MOSTRA TUA CARA, BANDIDO!

FOLHETOS ANÔNIMOS foram jogados nas portas das casas, na cidade de Candói (e algumas comunidades), encontrados ao amanhecer do dia 22/09/12 (de sexta-feira para sábado), por “políticos” criminosos, contendo acusações contra o candidato a Prefeito Gelson Costa (13 – PT-PRB). Se tais infâmias fossem verdadeiras teria a origem e a autoria citadas e não teria sido distribuído na calada da noite, na madrugada, de forma bandida, como foi! Quem age na escuridão das trevas é o diabo, de forma mentirosa, traiçoeira, enganosa e desesperada! E nosso candidato teria sido impedido de concorrer pela Justiça ainda antes das Convenções Eleitorais!
Gostaria de dizer que, respeitadas as dimensões da Fé, da Espiritualidade e da Diversidade Religiosa, não há porque misturar esta esfera com a Política. Mas dado que há indícios que apontam grupos de pessoas que se utilizam de elementos ditos “religiosos” (e/ou “cristãs”?) para se promoverem politicamente, faço questão de lembrar algumas passagens bíblicas neotestamentárias que trazem luz contra estas práticas das trevas e do mal, que prejudicam a vida de nossos semelhantes:

·       “O lobo em pele de ovelha” (Mateus 7.15);
·       “Os filhos da luz e os filhos das trevas” (Efésios 5.5-14);
·        “O pai da mentira, o Diabo” (João 8.44).

Quem é da verdade ("Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - João 8.32), quem defende a verdade e quem fala a verdade não precisa se esconder atrás de folhetos anônimos, distribuído nas trevas da noite ou de forma escondida. Muitíssimo pelo contrário! Anda em plena luz do dia, de cara limpa, com identidade e material com fonte fidedigna, que não prejudica o seu próximo e sem medo das consequências sobre seus atos!
A diferença de quem disputa de forma democrática um pleito eleitoral, pensando no benefício e no desenvolvimento da Vida da Coletividade e com qualidade, é muito diferente de quem se utiliza de qualquer meio mafioso para alcançar o poder político, para servir-se e aos seus apadrinhados, financiadores...
Afirmamos: Basta, Povo Candoiense, de curvar-se a interesses e práticas de dominação, de exploração e de morte, que por muito tempo tem imperado em nosso meio! Porque se tivermos um governo justo, honesto, trabalhador, transformador da realidade, se nossos semelhantes comerem, vestirem, habitarem, trabalharem, tiverem produção e renda, se puderem andar, se divertirem, se forem livres e felizes, então todos/as seremos felizes! Caso contrário se perpetua a barbárie e a miséria para a maioria e os privilégios e as benesses para poucos! 
Para nós "fazer política" é respeitar os nossos adversários, quem quer que seja, nos defender se formos atacados ou caluniados, e mostrarmos nosso Projeto Político para Candói! E a decisão eleitoral pertence ao Povo!  


terça-feira, 11 de setembro de 2012

COLIGAÇÃO RENOVAÇÃO, TRABALHO E HONESTIDADE 13

"ALGUNS CRIADORES DE "FATOS", FACTOIDES, BOATEIROS, MALEDICENTES..., incluindo alguns que professam ser cristãos (apenas professos! Hahahahaha...) estão "questionando" o por que nossos Candidatos GELSON COSTA E JEFERSON MORANDI não estão "ATACANDO" os candidatos das outras Coligações, etc... Insinuam que teríamos "acordos" com A, B, C ou D. Não! Se tivéssemos que nos comprometer com outras Coligações em Candói, teria sido antes das Convenções Municipais! Nos perguntamos "POR QUÊ"? É decisão dos nossos Candidatos, juntamente com a Coordenação de Campanha, não atacar ninguém, pois a População conhece os PONTOS FORTES e os PONTOS FRACOS de cada Candidato, conhece a HISTÓRIA de cada um deles e sabe do que CADA UM É CAPAZ! De modo que, além de NOS DEFENDERMOS, se for necessário, centramos força em nosso PROJETO DE GOVERNO DO MUNICÍPIO DE CANDÓI. Sobre isto nossos Candidatos/as tem o que contar e se comprometer! Deixamos os futricos, as intrigas (1Tm 5.13), as mentiras (JOÃO 8.44), as maledicências , as calúnias (Lc 6.28) para as pessoas desocupadas, vazias, destituídas de respeito humano e cristão em seus corações! Abjçs!!!"As Eleições 2012 vão passar!

domingo, 2 de setembro de 2012

RENOVAÇÃO, REPETIÇÃO, MISTURAÇÃO OU REINVENTAR A RODA???

Ao avaliarmos o quadro de candidaturas a Prefeito do Município de Candói e, tendo como base a tão discutida "RENOVAÇÃO", referenciada, falada, discutida, defendida no PERÍODO PRÉ ELEITORAL de 2012, fica muito fácil identificar quem foi coerente com o discurso (e com aquilo que defendia com "unhas e dentes", convicção) e que depois, para justificar sua mudança de postura, adotou outros argumentos falaciosos. 

Facilita muito identificar quem representa a RENOVAÇÃO, quem representa a REPETIÇÃO ou simplesmente quem representa a MISTURAÇÃO, aqueles que seriam supostamente o NOVO,  a NOVIDADE,  a RENOVAÇÃO, mas misturaram elementos já desgastados e comprovadamente prejudiciais para a administração, para o desenvolvimento e benefícios ao Povo candoiense.

Os 20 anos de História de Candói representam praticamente uma geração que chegou, cresceu e já ocupa os diferentes segmentos e postos  da Sociedade, da Formação, do Trabalho e da Administração em nosso Município. Este Tempo nos legou (deixou como herança) desde mitos, mentiras cristalizadas (prontas para serem moídas e desmascaradas), práticas ditatoriais, gestão frouxa, dúbias e algumas ações positivas, que se salvam em meio a caos nos diversos serviços públicos. Serviços que deveriam ser para a população que mais precisa, mas que na maior parte do tempo serviu a interesses pessoais e de pequenos grupos. 

Nem uma administração anterior representou ou apresentou um PROJETO POLÍTICO ADMINISTRATIVO para Candói, que tivesse, primeiramente, respeito aos cidadãos, aos trabalhadores, aos diversos segmentes que compõe o Município, sejam do Campo quanto da Cidade. O que mais vimos nestes 20 anos de História foram promessas que representavam a sede de chegar ao poder, discursos para agradar os ouvidos da população e ganhar as Eleições. E depois alguns mais chegados foram mais ou menos beneficiados com cargos políticos ("de confiança, "de comissão" ou simplesmente de "cabidão")!

RENOVAÇÃO  nesta altura de nossa História, teria que pensar, planejar e agir em uma perspectiva de Gestão Pública com respeito à Educação e aos Educadores/as (com Educação do Campo e Urbana integradas),  à Agricultura e a Infraestrutura do Campo, (com apoio especialmente à Agricultura Familiar e Camponesa, que é de onde vem mais de 70% do nosso Alimento),  a Saúde (com Medicina não só de Tratamento, mas Preventiva), ao Esporte e ao Lazer (respeitando a diversidade e o potencial de atividades esportivas, recreativas e culturais), ao Meio Ambiente (pensando não só sobre o cumprimento da Legislação Ambiental, quanto da "indústria limpa", o Turismo), a Geração de Trabalho e Renda (apoiando o que já existe e estimulando de forma criativa novos postos) e, finalmente, ao Funcionalismo Público (com Plano de Cargos, Carreiras e Salários, pois quem é valorizado trabalha com mais dedicação e e satisfação)!

Administrar um Município como Candói, não exige um "reinventar a roda", mas utilizar bem a roda que já existe a milhares de anos! Falas, promessas e planos mirabolantes, "milagreiros" tem feito o Povo desanimar e desacreditar dos Políticos e de qualquer mudança real! 

Candói precisa de RENOVAÇÃO, TRABALHO E HONESTIDADE!