sexta-feira, 12 de outubro de 2012

AVALIAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2012 EM CANDÓI

Por Sergio Bucco*


Jeferson e Gelson cumprimentando a multidão que se reuniu para abraçá-los.


         A experiência nos mostra que ao calor das emoções o melhor que podemos fazer é silenciarmos, calarmos, não escrevermos... Pelo menos é o que aprendi, ainda que por vezes meu voluntarismo juvenil tardio não queira me deixar quieto. Pois bem, passada quase uma semana das Eleições Municipais 2012, quando fomos vitoriosos, por graça e mercê populares, já estamos em condições de fazer algumas avaliações sobre o processo eleitoral.

            Durante o período de campanha eleitoral centramos nossas energias na Organização e no Planejamento do Trabalho sob direção da Coordenação, na apresentação d@s candidat@s através d@s mesmo@s e da militância, na divulgação do nosso Projeto Político através das mais de 60 reuniões nas comunidades, na apresentação do nosso plano de governo, muito enxuto, com apenas as diretrizes básicas, pois como sempre defendi, "não precisamos inventar a roda, mas fazer a roda girar". Não precisamos inventar moda sobre Plano de Governo, mas fazer a diferença no modo de governar. E, finalmente, centramos a força de nossa militância na divulgação de nossos apoiadores, a começar pelo Povo, pelas estruturas políticas aos níveis nacional e estadual, como o ex-Presidente Lula, a Presidenta Dilma, os Ministérios (especialmente do PT-PRB) e os Deputados Federais e Estaduais, bem como forças políticas regionais.

           Fez parte de nossas estratégias eleitorais as enquetes e pesquisa, que serviam prioritariamente para avaliarmos o nosso Trabalho, o nosso desempenho e a aceitação da Coligação RENOVAÇÃO, TRABALHO E HONESTIDADE. Não as utilizamos em momento algum para tentar fazer a opinião dos nossos potenciais eleitores. E quando registramos no TRE fomos, impedindos de divulgarmos através de recursos, pois nossos oponentes argumentaram, dentre outros motivos, que as pessoas entrevistadas estavam ao nível de um a dez salários mínimos, de modo que seus eleitores não estariam contemplados na pesquisa. E uma observação que fiz naqueles dias é que talvez os eleitores que têm uma renda superior a dez salários mínimos não elegessem nem um vereador, quanto mais um prefeito em Candói.     

      Visão panorâmica da Festa da Vitória quando o Povo aguardava                                     a manifestação púbica dos novos eleitos.
                   Por outro lado, ao contrário de nosso Grupo Político, composto por PT e PRB, militantes, colaboradores e simpatizantes, que trabalharam de forma voluntária, sem dinheiro ou combustível, nossos opositores (adversários) se utilizaram de estratégias nada cidadãs, democráticas ou éticas. De modo que eles faziam toda sorte de acusaçõese, baixarias, mentiras e/ou apelações sobre as quais não vale a pena recordar neste espaço virtual. Uma coisa afirmo, foram ditas, escritas e divulgadas "coisas do arco da velha", como nos tempos em que disputaram as eleições o Presidente Lula e a Presidenta Dilma. Entretanto nosso Trabalho Eleitoral consistiu em apresentar nosso Projeto, noss@s companheir@s candidatos, de forma verdadeira, transparente, com humildade (sem no entanto afirmarmos que eramos humildes, pois havia candidatos que enchiam a boca para dizer que o eram, mas estouravam de arrogância, prepotência, empáfia!). Procuramos pautar nossas ações longe de acusações, calúnias, difamações, boatos, pois do mesmo modo que poderíamos atingir negativamente os adversáios, também nossas vidraças poderiam sofrer reveses. 

           Entrementes o nosso jeito de "fazer política" foi bem aceito pela Comunidade de Candói. Tudo indicava que Gelson e Jeferson seriam os escolhidos pel@s eleitor@s para governarem este Município entre 2013 a 2016. Não fizemos carreatas, caminhatas... E a pesquisa que aguardávamos com confiança, sem alarde nem pavoneamento, era aquela do dia 7 de outubro de 2012! Dentre os elementos do Povo se dizia que os "piás" seriam eleitos. E assim foi! Agora aguardamos o tempo em que noss@s eleit@s possam assumir seus mandatos e desenvolver seus Trabalhos Executivos e Legislativos, com respeito aos anseios, demandas e necessidades populares. 

                Finalmente podemos afirmar que 'A Verdade venceu a mentira. A Consciência venceu o medo. E a Esperança venceu o mito!'
_____________________________________ 
* Sergio Bucco é Ser Humano Planetário, Educador (CESTAC/SEED/PR), Historiador (UNICENTRO), Filósofo (antiga Facitol, hoje UNIOESTE), Agente Comunitário de Desenvolvimento Agroecológico (Escola Sul da CUT), Especialista em História (UNICENTRO), Bonsaísta e em Educação do Campo (UFPR), Ambientalista, Blogueiro e Presidente do Partido dos Trabalhadores de Candói (2009-2012).

Nenhum comentário: