quinta-feira, 22 de julho de 2010

A MÁFIA DOS ALIMENTOS NO BRASIL

Coloquei aqui esta imagem do livro de Sebastião Pinheiro para convidar todos/as os/as Educadores/as que trabalham, obviamente, com pessoas humanas e que têm amor pela Vida, que procurem esta obra junto às organizações populares. Indispensável ferramenta (280 páginas) para quem trabalha com Educação Tradicional, Educação do Campo, Educandos/as (estudantes, Acadêmicos), Pesquisadores, Agrônomos, Tècnicos Agrícolas, Movimentos Sociais, Ecológicos, Organizações, Alimentação, dentre outros. Uma denúncia sem meias palavras de tudo o que a máfia tem feito com a Natureza, com a Economia, com os nossos Alimentos, com a Vida...
"Para entender a diferença entre o modernismo (r)evolucionário e a contra-revolução verde é preciso repetir que o primeiro aplicava a educação e o segundo a repressão" (PINHEIRO: 2005, 9).   
                                         
Há mais de 10 mil anos Agricultores têm desenvolvido melhoramento genético das sementes. No entanto os Direitos dos Agricultores, a Agrobidiversidade e a Soberania Alimentar estão ameaçados desde tempos por Projetos de leis no Congresso Nacional.
O principais riscos foram representados por Projetos de Leis da Sen. Kátia Abreu (DEM/GO), Dep. Eduardo Sciarra (DEM/PR), através do PL 268/07, e Dep. Cândido Vaccarezza (PT/SP), através do PL 5575/09 que propunham a legalização da Tecnologia Terminator, em inglês GURTs, transgênicos que impedem a germinação das sementes. A sociedade civil organizada (Povos Tradicionais, Indígenas, Quilombolas, Movimentos Sociais, Agricultores Familiares, Trabalhadores da Cidade, etc) tem que estar atenta para estes representantes de interesses menores ao Povo, mas que representam interesses bilionários de empresas transnacionais (EUA), para que de repente não sejam ressuscitadas estes PLs. 
"A tecnologia Terminator se refere às plantas que foram geneticamente modificadas para tornar estéreis as sementes por ocasião da colheita (é também chamada de Tecnologia de Restrição no Uso Genético (ou em inglês Genetic Use Restriction Technology ou GURTs). A tecnologia Terminator foi desenvolvida pelo setor industrial mutinacional agroquímico/de sementes e pelo governo dos Estados Unidos para impedir que os agricultores/fazendeiros possam poupar e replantar as sementes obtidas na colheita. Terminator ainda não foi comercializada ou testada em campo, mas os testes estão sendo atualmente efetuados em estufas nos Estados Unidos".

A semeadura da morte!




Para aprofundar este tema acesse, dentre outros, os sítios:

* http://imediata.org/biodiv/banterminator_terminator.html
* http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/Technolgia%20Terminator%20-%20contamination%20pt%5B1%5D.pdf
* http://pt.banterminator.org/content/view/full/611
* OngCea CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: