Há muita controvérsia a ser desvendada neste contexto, no qual se debatem seres humanos, cada um com a pretensão de ser melhor do que o outro.
Ateu, o senso comum imagina que sabe o que é. Entretanto, há um paradoxo que pretendemos entender.
Agora, "crente", por etimologia, é todo aquele ou aquela que crê na transcendência, que acredita que há uma dimensão espiritual da vida, que crê em Deus.
Deste modo, é corrente acreditar que se alguém se reúne em forma de igreja, ou em outras formas de crença (espírita, umbandista, muçulmana, budista, dentre muitas outras) então a pessoa crê, é crente. Mas aqui reside um gargalo. Talvez hoje, mais do que nunca, as chamadas igrejas (coletivo de pessoas ou assembleias) estão cheias de ateus e, ainda por cima, são cínicos, sem caráter, oportunistas. Sim, eles estão lá porque é moda, é oportuno, é conveniente, dá status e podem tirar alguma vantagem. Dentre estes "ateus" estão membros e até líderes, que estão lá para atender aos interesses dos olhos, do estômago, da ambição. Estão ali apenas representando, enganando e buscando algum proveito, enganando e sendo enganados.
De outro lado, em oposição à verdade ou à aparência de virtude, estão os que se consideram ateus ou assim são considerados. No entanto, tem alguns elementos chamados ateus que são resultado daquela hipocrisia dos do lado de lá, os "crentes". São pessoas que se decepcionaram com o meio onde estavam inseridas, com as instituições chamadas cristãs, com a religião (toda ela criada à imagem e semelhança do ser humano, segundo os seus interesses), com a falsidade, com as profundas contradições das pessoas que professam a fé em Jesus Cristo e no seu Evangelho, mas vivem um Jesus caricato, um arremedo, uma falsificação, uma cópia mal feita do Jesus de Nazaré. Professam com os lábios, mas seus corações estão longes, centrados no deus eu!
Assim sendo, é possível que muito mais do que serem ateus, as pessoas assim consideradas,são "ateus do deus da religião" (Caio Fábio D'Araraujo Filho), mas sao crentes que buscam estar fora das instituições ou das atitudes dos hipócritas ou mesmo fora dos rituais vazios que não significam e não realizam nada. Na verdade "são crentes no Deus de Jesus Cristo" (idem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário