![]() |
Bolzano |
Posso parecer um remedo de "papagaio de pirata", mas afirmo que sou adepto desta concepção de vida, que tem como princípio fundante o modo de viver slow ou movimento das cidades slow. Ainda que estejamos a milhares de quilômetros da história, da cultura, da mentalidade, do território e do contexto italiano, os quais foram apresentados no seu conjunto de cidades do bem viver (Matera, Parque das Cinco Terras, Bolzano, Levanto e Greve in Chianti).
![]() |
Cinco Terras |
Alguns dos temas que me chamaram a atenção são o desenvolvimento local sustentável. Lá não precisa fazer discurso. Daria para fazer um curso só através da observação. Assistimos no globo repórter a busca da identidade cultural baseada nas tradições e costumes desenvolvidos historicamente, a valorização da economia local, a busca do rítmo mais lento, que desenvolve o 'mercado quilômetro zero' pelo qual se se oferece à população alimentosm produzidos ao redor das cidades, frescos, de qualidade, trazidos diretamente pelos produtores, que têm contato direto com os consumidores, a cultura de uva a partir das montanhas de pedra transformadas em patamares, a produção ecológica, as receitas trazidas dos antepassados, a produção da energia própria, a preocupação com o tempo da população para viver melhor, a busca do viver mais lento, diminuindo o rítmo, mais de vagar e a 'secretaria de política temporal', perspectiva na qual uma senhora falou que "não é o dinheiro a coisa mais importante que temos, mas ser o dono do nosso tempo", o transporte limpo, o cultivo das relações da vizinhança e amizade, a atenção e cuidados com idosos, o trabalho e a vida comum onde todos se preocupam com todos, o amor ao território e a proximidade das pessoas que trabalham a terra, em fim, a busca da vida de qualidade, onde a simplicidade e o contato direto com a Natureza não são considerados atraso, mas tecnologia avançada.
![]() |
Greve in Chianti |
Para ver todos os vídeos do globo repórter desta sexta-feira (03.12.10) clique AQUI..
2 comentários:
Oi Sergio muito obrigado pelo incentivo.
Fiquei muito feliz por ter gostado da minha crônica!
Sabe as vezes fico questionando sobre a coerencia daquilo que escrevo, e se você gostou acho que estou no caminho certo!
E a propósito por curiosidade vim apreciar o teu trabalho e gostei muito, mas lamento informar que agora em diante não saio mais dele!Seja bem vindo tambem ao meu espaço virtual!
Muito obrigado pelo comentário relevante,faço deles uma razão e motivo para continuar a escrever mais!
Caro Paulo!
Eu é que agradeço pelo retorno tão imediato. A vida, a realidade, as exigências... são bem maiores do que este espaço vitual, porém o vejo como uma ferramenta muito pouco explorada.
Força na caminhada!
Abçs!!!
Postar um comentário