O PT completa 31 anos nesta quinta-feira (10/02/2011). Fundado em 1980, o partido nasceu da “luta operária do ABC paulista por melhores salários e condições de trabalho”, como é descrito em seu site. Para Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul, “são 31 anos de um partido que não surgiu dos gabinetes, não surgiu de cima pra baixo, nem do Executivo, nem do Legislativo, foi conquistando espaços pelo projeto, postura e candidaturas que surgiram dentro do movimento sindical democrático”.
Dutra, que foi um dos fundadores do partido, conta que conheceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1975: “ele era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e eu presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região”, lembra. Nesta época, os sindicatos contestavam os cálculos de reajuste salarial feito pelo ex-ministro da Fazenda, Antônio Delfim Neto.
A partir daí, começaram as reuniões sindicais e “em 1980 legalizamos o PT, levamos para o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] estatutos, assinaturas necessárias e toda a documentação”, disse. “Estou na fotografia que tiramos no TSE em Brasília”.
![]() |
Colégio Sion, 10 de fevereiro de 1980, fundação do PT. A atriz Lélia Abramo (à esq.), o historiador Sérgio Buarque de Holanda, Olívio Dutra, Lula e Jaco Bittar. (Foto Arquivo Central da Unicamp). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário