sexta-feira, 4 de março de 2011

EDUCAÇÃO PRA ALÉM DO "SEU QUADRADO"

          Historicamente foi sendo estabelecido que cada cidadão/ã ocupasse uma função no mundo, no seu mundo, no seu contexto, no seu lugar. E para isto foram sendo criadas e desenvolvidas as escolas, as faculdades, as universidades, as graduações, os bacharelados, as especializações, os mestrados, doutorados, dentre outros. E o processo de formação foi se estreitando e se especializando a ponto de as especialidades se transformarem em conhecimentos bitolados e parciais. Mas esta é outra História.
          A visão contemporânea busca homens e mulheres que vão além do "seu quadrado", isto é, que tenham uma formação interdisciplinar e transdisciplinar, que sejam do tipo  "homem universal", como o foram Leonardo Da Vinci, Michelangelo Buonarroti e outros. Por conseguinte estes podem atuar além da estreiteza das especialidades, da separação das unidades, da fragmentação, mas na perspectiva da junção, da totalidade, da universalidade, da complexidade, da omnilateralidade.
          Na perspectiva predominante o Médico, por ex., especialista em Saúde, orienta as pessoas, as famílias, a comunidade de forma holística, ecológica, preventiva para não ter que apelar para a prática medicamentosa e muito menos para a açougueira prática das cirurgias... É um cidadão modesto, pois se o paciente tem dinheiro ou não, ele sempre atende muito bem! (Pode rir! Se achar engraçado!). 
          O Advogado, profundo conhecedor do Direito e da Legislação, orienta os acusados de delinquência sobre a gravidade de seus crimes, seus direitos e possíveis penalidades. O Advogado não defende o erro, o crime, o criminoso, apenas a verdade e a Justiça! É um abnegado profissional que não liga para dinheiro, mesmo assim vive sossegado... (Lembre, se for risível, se contenha, não é justo!)!
          O Assistente Social está preparado para trabalhar com o Serviço Social entre as pessoas que não se enquadram nos padrões mínimos de humanidade, os excluídos da sociedade, nas piores situações a que está submetida grande parcela da população, encetando políticas públicas para promovê-los e tirá-los desta situação de miséria e elevá-los ao nível da condição humana digna de cidadãos... Tem grande apoio das administrações públicas, governadores, prefeitos... que com apoio do Legislativo proporcionam programas maravilhosos de "promoção humana". (Não vejo humor neste quadro profissional, mas se sentir desejo... pode rir!).
          O Engenheiro, profissional formado dentro de uma gama de ciências, trabalha nos mais diferentes tipos de construção de grandes obras ou de aparelhos, bem como na Agricultura, trabalha em projetos de construções que, longe dos "gabinetes burocráticos", atendam as necessidades humanas de moradia, locomoção, dentre outras, aliando seus conhecimentos técnicos e científicos com as reais necessidades das pessoas e sociedades. Estes profissionais são tão modestos em tudo, que suas casas se confundem com a natureza... de forma camuflada. (Isto é muito sério! Todas as obras são funcionais... Ah, sem risos!).
          O Policial é o herói dos heróis. Tem diversos cursos de formação específica e é a profissão de maior risco dentro da sociedade. Dele depende a segurança dos cidadãos e cidadãs. De seu trabalho depende a "ordem" pública. É ele que cuida daqueles 'cidadãos' que não respeitam as normas de convivência social (as leis onde se definem os direitos e deveres de cada sujeito) e provocam danos à coletividade. Ele não serve antes de tudo aos interesses dos capitalistas, mas da massa, do povo! Ele tem uma remuneração razoável... Deveria ser melhor valorizado. (Não tem graça! Isto é muito sério...).
          O Educador (vulgo Professor), para exercer sua função de ensinagem e aprendizagem, é graduado em uma Faculdade de Educação. Depois faz alguma especialização, por vezes Mestrado, Doutorado... É um cidadão muito sossegado, que trabalha em locais chamados escolas, centros educacionais, dentre outros, em espaços amplos, arejados, com recursos técnicos os mais inusitados, com estruturas fenomenais, campos, jardins, hortas, pomares, acesso à criação de animais, laboratórios (os mais diversos!), museus, etc... O Educador não tem estresse, não sofre da síndrome de Burnout, não tem depressão, não fica louco, em fim, jamais perde a razão e não morre prematuramente! Ah, estes trabalhadores são muito valorizados e bem remunerados, pois afinal são estes que desenvolvem a base de formação de todas as outras profissões! (Ah, não vale rir de inveja de nós Educadores! Kkkkkk...).
          O Político... Hum, este, por vezes tem altas graduações (dentro de qualquer área científica, técnica ou profissional) ou fez Ciência Política. Outras vezes apenas sabem ler, escrever e realizar cálculos básicos. Dizem que existem alguns que não são alfabetizados, coitadinhos! Mas apesar de legislar em causa própria, inclusive aprovando em Leis o seu próprio salário, ganha muito modestamente sua remuneração, pois reconhece que é pago pelos cidadãos/ãs contribuintes que pagam seus impostos (e quem não os paga?). Em sua maioria os políticos pensam, trabalham e lutam pelo bem comum. Os políticos e as políticas são homens e mulheres com espírito espartano, isto é, austeros... (Sério! Verdade... Hahahahahahaha...)!
          Ah, só mais um detalhe, tudo o que escrevi é extensivo às profissionais mulheres também. Este texto que elaborei, tendo como base o conhecimento empírico, o fiz com o coração, com o espírito desarmado e a alma aberta a qualquer crítica ou observação que por ventura se façam necessários para complementá-lo!     

Nenhum comentário: