segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AS BODAS DE PRATA - NOSSOS 25 ANOS DE MATRIMÔNIO

Praia de Bombas/SC (09.01.11).
          Itamara e eu traçamos e percorremos uma caminhada que chegou aos 25 anos. Nos conhecemos em 1984, ela como 'aluna' e eu como 'professor', na 7ª série (1º Grau). Namoramos por um ano, em 1985, quando ela concliu o 1º Grau (EF). Nos unimos em matrimônio em 11 de janeiro de 1986.
          Quando casamos eu era "macrobiótico" e ela era "normal"! Kkkkkkkkkkkkk...
          Itamara cedeu um pouco. Conta que achava estranho meu sistema alimentar. Mas foi administrando até dominar o processo e prevalecer seus costumes. Afinal ela teve seu tempo de "dona de casa". Conservamos o que era melhor de um lado e de outro. Inicialmente moramos por oito meses em Segredo (hoje Foz do Jordão/Pr). 
          Em agosto daquele ano Itamara e eu nos mudamos para a Paz (antes Guarapuava, agora Município de Candói/Pr), para ficar mais perto de sua família. Quatro meses depois nasceu nossa primeira filha, a Evelyn, fruto da utilização do "Método Natural de Controle dos Filhos", o Método Billings (também chamado de método da ovulação ou da "Tabelinha"), utilizado sem o devido conhecimento. Mas ela só nos trouxe prazer, alegria e felicidade! Neste interím fui despedido do Trabalho de Professor Municipal (pela Prefeitura de Guarapuava). Vendi nosso lote de Segredo e montei uma sapataria de consertos de calçados. Nesta epoca comecei lecionar na Rede Estadual de Ensino, em Corvo Branco (hoje Candói) e no Col. Est. de Segredo.
          Em 1987 retornei aos estudos acadêmicos. Ingressei na FAFIG (hoje UNICENTRO - Guarapuava) para fazer o Curso de História. Interrompi nos primeiros meses de 1988 por conta de uma situação de profundo estres e crise existêncial.
          Passados nove meses do nascimento de nossa primogênita, percemos que estávamos grávidos de nossa segunda filha. Ficamos sobressaltados... Aflitos! Como criar mais um ser humano sem uma estrutura adequada, dar-lhe educação, formação, um lar? Bem superamos este momento e em 18 de junho de 1988 nos nascia a Thalyta. Outra grande alegria de nosso lar. Neste ano incursionamos uma rica experiência no meio evangélico (ICD e depois IAD) que deixou marcas indeléveis em nossa Família e em nossa História. Enquanto isto eu estava trabalhando, longe da academia, e ajudando cuidar nossas pequenas e lindas crianças.
          E a nossa heroína, a Itamara, fez umas tentativas de cursar o 2º Grau na Vila COPEL da UH de Segredo, depois em Guarapuava. Mas interrompeu devido à chegada e as exigências no cuidado de nossas filhas. Resumindo, em 1992 ela concluiu o 2º Grau no Col. Est. Santa Clara, de Candói. Eu tive a oportunidade de ser seu 'professor' de Psicologia das Relações Humanas, na 3ª série, quando também terminei o Curso de História (e dai em diante firmei-me na Rede Estadual de Educação).
Ita e eu em Bombas/Bombinhas/2011.
         Em 1993 a companheira, esposa, amada... ingressou na Faculdade de Palmas, onde cursou Educação Física. Depois fez duas especializações (Psico Pedagogia e Administração Escolar) em diferentes faculdades. E mais tarde concluiu o Curso de Padagogia pela UNICENTRO/Guarapuava. Atualmente trabalha nas duas áreas, em Candói.

Praia de Bombinhas/SC (2011).
           E nós como passamos por toda esta História? Bem, tivemos muita alegria, muita luta, muita superação, construímos juntos, tivemos sérias crises conjugais, vencemos e continuamos juntos esta caminhada, a criação e formação de nossas amadas filhas. Além de Esposa, Mãe, Educadora, a Itamara se tornou uma admirável Administradora de nossos finanças. Aliás, tentou por duas veze, para não fugir à tradição de sua Família, investir na área comercial, mas não foi possível conciliar o Trabalho em Educação e o Comércio.
          E o que considerar (de forma provisória), é que a Itamara é uma mulher fantástica, maravilhosa, dedicada, exemplar sob múltiplos aspectos. Acima de tudo, de tamanha grandeza por ter tido tanta paciência comigo, com minhas falhas, omissões, fraquezas, ausências... Tudo isto ela superou! E continua linda, crescida, madura, esposa ímpar, mãe dedicada, sábia, prudente e vó amorosa! 
         A Itamara é minha querida! É minha amada! É meu amor! O resto são detalhes que completam a nossa existência, a nossa relação, a nossa abertura ao mundo e à vida!     
         

Nenhum comentário: