terça-feira, 12 de maio de 2015

ESCLARECIMENTO SOBRE A MORTE


Isto não é um tratado, é apenas uma brevíssima nota.



Quando postei sobre MORTE no dia 07/05/15 (no Facebook), estava querendo tratar da AMBIGUIDADE DA VIDA. Morrer tem vários sentidos.

Podemos estar "VIVO MORTOS"! Vivendo porém sem as expressões própria de quem vive, respira, busca, realiza, transforma, convive... alça voo!

Podemos ESTAR VIVOS, mas enfrentando  realidades de morte, as mais diversas, sob os diferentes aspectos, como mentais, físicos, espirituais...

Tem a morte física que pode ser uma LIBERTAÇÃO, um findar das funções biológicas do nosso corpo.

Tem a morte espiritual que se dá ainda em vida e pode passar para a continuidade da existência na eternidade. Isto seria a tragédia...

Tem  a morte de nossos vícios. E penso que não precisarei enumerá-los aqui! Eu, por exemplo, tenho os meus e estou procurando morrer para eles, ou matá-los de minha vida! Seja como for, quero eles longe da minha peregrinação terrenal...


Viver e viver plenamente pode ser uma opção de vida!
O Senhor Jesus falou: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10.10). Mas este é um outro nível de conversa. Como se diz: "São outros quinhentos"!

Como lembra o salmista: "Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar" (Salmo 103.14-16).

                            Sergio Bucco – Candói, 12/05/15.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

INCÔMODO & INDIFERENÇA


Euzinho...
Eu não tenho alegria alguma de reafirmar que estamos em GREVE, fazendo a resistência a um governo que conseguiu afundar o terceiro Estado mais rico da federação!

Não gostaria de estar postando nada sobre o governo ditador do Paraná! 

Não gostaria de falar das suas mentiras e eternas pinoquices!

Não queria mostrar o assalto e roubo da nossa Previdência!

Não me sinto nada bem em relembrar a violência gratuita e massacre que sofremos a uma semana em Curitiba, a mando do desgoverno Beto Richa!

Não me sinto a vontade ao mostrar rostos... corpos inteiros mutilados com cassetetes, mordidas de cachorros pitibul, bombas de gás pimenta e lacrimogêneo, atiradas até de helicóptero, sobre pessoas desarmadas, que lutavam apenas para defender o que é seu por direito!

Não gostaria de afirmar que a Educação foi apenas tema de discurso eleitoreiro falacioso!

Não queria de dizer que a Educação Pública está em agonia, desmoralizada, humilhada por um pia de apartamento, mimado e irresponsável com a coisa pública!

Eu não penso em tirar proveito algum desta situação, mas é possível tirar vários lições sociais, econômicas, culturais, ambientais e políticas deste quadro paranaense!

Eu não queria perturbar os cidadãos eleitores..., conscientes, participativos, incomodados e indiferentes deste Estado!

Mas é como está pensada, decidida, posta e determinada a nossa realidade paranaense, justamente por aqueles que elegemos para nos governar! Ops! Eles são nossos governantes, mas não tive a tristeza de ter votado em nem um deles! Aliás, em tempos eleitorais nos esforçamos para mostrar a falência do Estado do Paraná e a falácia daqueles/as que caem de para quedas apenas para buscar o voto dos eleitores, mas que não tem nem um compromisso com a cidadania! Para estes, Povo é bom só em tempo de Eleição, depois é chute no bundão!

Não gostaria de reescrever esta memória, mas é assim!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

ILUSÃO*


"Uma vez eu tive uma ilusão
E não soube o que fazer com ela!"
Mas ela soube: matou...
Por quê? Porque...
A ilusão cria miragens.
A ilusão nos cega.
A ilusão nos torna indiferentes...
A ilusão cria castelos no ar!
A ilusão acaba com a relação...
A ilusão é egoísta!
A ilusão cria ou reforça doenças
da alma e até físicas!
A ilusão tem o poder de matar!
A ilusão é um passo do inferno!
'A ilusão é doce, mas os seus
frutos são amargos!'
E apesar de passarmos por ela,
Com ela podemos aprender...
E ressuscitar!
------------------------

* Sergio Bucco