sábado, 29 de março de 2014

DITADURA MILITAR NO BRASIL 1º DE ABRIL DE 1964


Período: de 01 de abril de 1964 (Golpe Militar que derrubou João Goulart) a 15 de janeiro de 1985 (eleição de Tancredo Neves).

Fatores que influenciaram (contexto histórico antes do Golpe):
- Instabilidade política durante o governo de João Goulart;- Ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais;
- Alto custo de vida enfrentado pela população;
- Promessa de João Goulart em fazer a Reforma de Base (mudanças radicais na agricultura, economia e educação);
- Medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil;
- Apoio da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos aos militares brasileiros;

Principais características do regime militar no Brasil:
- Cassação de direitos políticos de opositores;
- Repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição;
- Censura aos meios de comunicação;- Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos);
- Aproximação dos Estados Unidos;- Controle dos sindicatos;
- Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada);
- Enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar;
- Uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra os opositores ao regime;
- “Milagre econômico”: forte crescimento da economia (entre 1969 a 1973) com altos investimentos em infraestrutura. Aumento da dívida externa.

Abertura Política e transição para a democracia:
- Teve início no governo Ernesto Geisel e continuou no de Figueiredo;
- Abertura lenda, gradual e segura, conforme prometido por Geisel;
- Significativa vitória do MDB nas eleições parlamentares de 1974;
- Fim do AI-5 e restauração do habeas-corpus em 1978;- Em 1979 volta o sistema pluripartidário;
- Em 1984 ocorreu o Movimento das “Diretas Já”. Porém, a eleição ocorre de forma indireta com a eleição de Tancredo Neves.

Presidentes do período militar no Brasil:
CASTELO BRANCO (1964-1967)
COSTA E SILVA (1967-1969)
JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)
MEDICI (1969-1974)
GEISEL (1974-1979)

FIGUEIREDO (1979-1985)

CANDÓI EM 13 MESES DE ADMINISTRAÇÃO PETISTA


"Em 20 anos de governo no Candói, foram implantadas no município 12 patrulhas agrícolas. Mm apenas 13 meses de governo estamos conquistando 10 patrulhas agrícolas. Simplesmente, quase que dobrando a quantidade. Serão 20 comunidades beneficiadas com 10 tratores traçados, 75 cv, e 53 equipamentos. Isso significa geração de emprego e renda no campo com mais produtividade e menos custo de produção. Um grande abraço e um agradecimento especial ao Vice - Prefeito Jeferson Morandi, que tem contribuído exaustivamente neste governo! Trabalho com humildade faz a diferença!" (Prefeito Gelson Costa)¹

“Muito bem destacada a Ação desta Administração Municipal! Um Governo Popular tem outra cara e outros tantos de Compromisso! Não tenho nenhum motivo para fazer “rasgação de seda” aqui, apenas manifesto o contentamento de ver PT-PRB no esforço de fazer o melhor Governo da História de Candói! Por outro lado  não ignoramos o fato de haverem setores (áreas) da Administração que têm gargalos que precisam ser superados ou melhorados" (Sergio Bucco).
______________________
¹ Página da Prefeitura Munic. de Candói no Facebook.

quinta-feira, 27 de março de 2014

EDUCAÇÃO DO CAMPO - FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS

No dia de hoje, a convite do Colégio Estadual de Cavaco (Munic. de Canta Galo/PR), estivemos desenvolvendo uma fala, um diálogo, uma troca de ideias e experiências com Educadoras/es sobre Educação do Campo. Toda a Equipe Pedagógica daquela escola tinha um encontro durante o dia. E na condição de "palestrante" ocupamos mais de meio dia em atividades.

Ao se apresentar o Fábio dos Santos (Quilombola da Comunidade de Barreiro/Candói), Acadêmico da UTFPR (de Dois Vizinhos/PR) do Curso de Graduação em Educação do Campo, deu o tom de nossa discussão, de forma muito real, narrando as dificuldades para sair do campo e ingressar na Academia fazer um curso superior. Educadoras/es ficaram edificados pelo fato de um ex educando seu retornar à antiga Escola (no caso o Colégio Olavo Bilac de Canta Galo, onde teve lugar o evento).

Por seu turno, a Equipe de Educadores do Colégio de Cavaco, uma turma multidisciplinar, se mostrou totalmente interessada, com uma disposição muito especial a fim de se equipar, se aparelhar, se preparar mais para desenvolver um Trabalho contextualizado e com respeito à identidade da Comunidade do Distrito do Cavaco, onde eleas/es atuam. Com o sonho e a realidade de um Trabalho de Ensino-Estudo-Aprendizagem que proporcione aos sujeitos do campo a Emancipação, com respeito às suas pecualiridades e demandas, com possibilidades reais de desenvolvimento sustentável.

Gostaria de lembrar que este foi um destes acontecimento promovido através do Facebook, quando a Pedagoga Roseclea Dambrovski (hoje nossa amiga), depois de analisar meu perfil na rede, achou por bem me convidar para Trabalhar com seus colegas de Educação. E assim foi...















quarta-feira, 26 de março de 2014

MARCO REGULATÓRIO DA INTERNET...


É excelente que as pessoas (nós cidadãos/ãs) e as empresas de comunicação sejamos todos responsabilizados, não proibidos de dizer, manifestar, criticar, opinar, sugerir ou publicar informações científicas. Mas se falamos, afirmamos, acusamos... que tenhamos a responsabilidade com o que fazemos. Porque a internet é utilizada de forma muito irresponsável, com acusações, mentiras, calúnias, etc.! Inclusive no que tange à corrupção, quanta merda se diz, se afirma... Há um verdadeiro julgamento, linchamento... de pessoas sem base, sem argumento, sem provas, ou se forjam situações! É nojenta a realidade com a qual nos deparamos cotidianamente na internet! Tem pessoas que estão confundindo “liberdade de expressão” e “Democracia” com “casa de mãe Joana”! Imaginam que podem continuar tripudiando em cima de tudo e de todos e que não haverá justiça para chamá-las à responsabilidade!

 Dentre tantas manifestações contra encontrei esta que afirmava: “Isto é censura e como toda censura é uma forma de controlar a maneira de pensar de uma população, devemos sim lutar contra toda forma de censura, quem deve dizer o que é ruim ou não somos nós” (Comentário do Facebook).

Esta afirmação é irresponsável! Outro dia fiz este comentário dizendo que tem que haver o limite baseado em princípios éticos e legais. Caso contrário as pessoas saem dizendo, afirmando, condenando a seu bel prazer e fica o dito pelo não dito. O governo ou a lei não vai censurar, vai responsabilizar! Eu poderei dizer, mostrar, afirmar tudo o que bem entender, mas eu devo provar o que estou afirmando, postando, tornando público quando o que estou fazendo envolve outrem. Tipo, "o ônus da prova cabe a quem acusa"!

Encontrei também esta outra afirmação: “Vale lembrar que o Marco Civil é um projeto que foi construído pela sociedade civil organizada, numa ampla consulta pública e tem como pilares fundamentais a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, a PRIVACIDADE e a NEUTRALIDADE DA REDE. Por isso, o Marco Civil não é um projeto do PT, ou de qualquer partido político. Ele é um projeto dos que acreditam que uma INTERNET LIVRE é fundamental para a nossa DEMOCRACIA, e por isso é um projeto de TODOS os BRASILEIROS”. 



Para quem desejar conhecer melhor este Projeto de Lei segue 
um link onde pode encontrar o teor e os benefícios da lei. 
Entre (clique) AQUI.

quinta-feira, 20 de março de 2014

PROBLEMA DA ÁGUA NO BRASIL


         Estava a analisar a questão da falta de água em São Paulo e nas demais cidades do País e até no campo. Ao mesmo tempo analisei a questão do excesso de água em algumas regiões, especialmente nas cidades, independentes do seu porte. E acho que fui iluminado pelo Além e concebi algumas sugestões bem práticas que acabariam de vez com os problemas ambientais, culturais, políticos, econômicos e sociais.
        Então me surgiu a ideia de que deveríamos acabar com as pequenas propriedades familiares, as Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVFs) camponesas, as comunidades rurais. Logo as cidades ficariam cheias de gente. Inchadas com muitas pessoas sem nenhuma qualificação profissional, a não ser servir como exército de reserva e mão de obra barata para serviços básicos braçais, quando estes houvessem!
        E, consequentemente, as novas populações urbanas, não dispondo de recursos financeiros para adquirir terrenos em locais adequados e para construir suas casas, fariam ocupações em quaisquer locais que aparentassem estar disponíveis. E surgiriam as construções nas encostas de morros, que depois iriam desmoronar, começando por pequenas erosões, encarregadas de assorear as mananciais de água, até acabar levando tudo, casas, bens, carros e até vidas para dentro de vales, fontes e rios!
        Também surgiriam construções às margens dos rios e até dentro, em forma de palafitas. E quando houvesse enchentes tanto as encostas desceriam morro a baixo, quanto os rios ficariam cheios, transbordariam para além dos seus leitos normais, qual um braço de mar, cobririam e carregariam tudo para as suas águas.
        Outra saída seria acabar com todas as áreas de proteção permanente, as matas ciliares, desmatar as reservas florestais e ocupar tudo com agricultura, de preferência com a monocultura, com tecnologias de ponta, a transgenia, o sistema químico veneneiro. Acabar e aterrar todas as fontes, lagos e pequenos rios que não fossem do interesse dos grandes proprietários rurais!
       
E para finalizar este rol de... ideias, quero relembrar que a obra ficaria completa se fossem incentivados o descarte de lixo, de esgoto doméstico e esgoto de indústrias diretamente para dentro dos mananciais, tanto no campo quanto no meio urbano.

Pronto! Estariam resolvidas todas as questões referentes a água de menos e água de mais! Bastaria esvaziar de gente o campo! E fazer esta gente ocupar as encostas dos morros, vales dos rios e até os próprios rios urbanos! E esperar! Como num passe de mágica não apenas os problemas ambientais, de enchentes, mortes, desabrigados, prejuízos, fome, dentre outros, seriam solucionados! E as cidades deixariam de ter marginalizados, desocupados, organizações criminosas, violência, assaltos e mortes! Seria o paraíso... Afinal, por que respeitar, ajudar, cuidar, proteger, recuperar a Natureza? Ela é perfeita em si mesma! Não depende dos seres humanos para existir!!!
Sergio Bucco