terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DEZ MOTIVOS PARA PRODUZIR E CONSUMIR PRODUTOS AGROECOLÓGICOS























Evita problemas  de saúde,  são mais nutritivos,  mais saborosos,  restaura a 
qualidade da água,  perminte a Biodiversidade e estimula a Sustentabilidade ...

1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão e envenenamento com substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer. E antibióticos rotineiramente adicionados à alimentação animal, estão relacionados com a resistência bacteriana em seres humanos. As normas da produção orgânica proíbem a utilização sistemática de antibióticos.

2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Alimentos produzidos naturalmente (agroecológicos, orgânicos, biodinâmicos, da Permacultura, e da Agrofloresta) possuem, em média, 2,5 vezes mais nutrientes minerais que os alimentos convencionais. Solos ricos e balanceados com adubos naturais (resíduos da propriedade, como restos de outras culturas ou de alimentos dos animais) produzem alimentos com maior valor nutritivo. Em média, os alimentos orgânicos contêm níveis mais elevados de vitamina C e minerais essenciais, como cálcio, magnésio, ferro e cromo, bem como polifenóis, fenóis e antioxidantes.  O leite orgânico contém níveis mais elevados de ácidos graxos essenciais Omega 3, Vitamina E, Vitamina A (beta caroteno), e alguns outros anti-oxidantes.

3. Alimentos orgânicos são naturalmente saborosos. Sabor e aroma são mais intensos - em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los. Outro fator que aumenta o sabor e o aroma é que as frutas e vegetais agroecológicos tendem a crescer mais lentamente e têm um menor teor de água.

4. Protege a saúde e as futuras gerações de contaminação química e gastos futuros. Pois não contêm organismos geneticamente modificados, pesticidas, antibióticos ou hormônios. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.

5. Evita a erosão do solo e preserva os recursos naturais. Através das técnicas orgânicas, tais como rotação de culturas, plantio consorciado, adubação verde, cobertura morta, compostagem e incorporação de matéria orgânica, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano. Tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais, principalmente do solo e de toda a vida à sua volta.

6. Protege a qualidade da água. Preservam os mananciais (lençóis freáticos, rios, lagos), mantendo-os limpos e puros. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d'água e poluem rios e lagos. Atualmente fortunas são gastas, em países como a Inglaterra, para retirar da água potável produtos químicos, geralmente resultados de pesticidas utilizados na agricultura.

7. Promove e restaura a Biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura natural respeita o equilíbrio da Natureza, criando Ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas. Respeita os princípios da Sustentabilidade.

8. Ajuda preservar as pequenas propriedades e a renda dos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares, que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil e o melhorando de forma permanente, o cultivo orgânico incentiva a permanência e revitaliza as comunidades do campo, com vida de qualidade, ao mesmo tempo que promove a interação campo e cidade através das relações diretas entre produtores e consumidores. Aumenta a renda dos pequenos agricultores (agricultura familiar/camponesa, comércio justo).

9. Reduz o aquecimento global e Economiza energia. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo, a rotação de culturas, o consórcio de plantas, o plantio direto, o uso de caldas e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional, que se apóia no petróleo como base de agrotóxicos e fertilizantes, e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.

10. Os custos dos produtos naturais são melhores quando se consideram os gastos com tratamentos de saúde e recuperação do Meio Ambiente, degradado pelo consumo e cultivo de alimentos através do sistema convencional (químico). As regras de avaliação são rígidas, levando em conta conceitos de responsabilidade social, ambiental e econômica, além de valorização das comunidades rurais. A qualidade do produto ecológico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas Associações de Agricultura Orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico. No Brasil existem 45 produtores com o selo orgânico fornecido pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural).


Fonte: reelaboração a partir de diferentes artigos e conhecimentos pessoais.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A TAREFA DO GOVERNO DO PT DE CANDÓI - PR

Nós, trabalhadores/as de Candói, lutamos por 20 anos, entre altos e baixos para conquistar o espaço de poder, a fim de governarmos e darmos um novo rumo ao mode de fazer a coisa pública no Município de Candói. Ou seja, conseguir eleger uma administração para governar diferente do que foram os governos dos velhos coronéis de Guarapuava ou diferente do que foi o mandonismo ou forma de governar dos prefeitos que estiveram à frente do Executivo em Candói, de forma geral! Lutamos por muitos anos contra o abuso de poder, contra as diferentes formas de corrupção, contra as perseguições políticas, contra apadrinhamentos, favorecimentos, compadrismo, enrolação e similares! Não lutamos para nos locupletar através do poder! Até porque, aliás, um governo, via de regra, dura quatro anos (e, como eu dizia ao início de 2009, "quatro anos passam muito de pressa e suas consequências podem durar muitos anos - que podem ser boas ou más), podendo chegar a oito (08) anos através de uma reeleição (que em minha opinião não deveria existir!). Lembrando o que diz a CARTA MAGNA, a Constituição da República Federativa do Brasil: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição" (Art. 1º, Parágrafo Único).

Pois bem, agora conseguimos o espaço pelo qual lutamos! E de nossa parte não podemos admitir os velhos costumes políticos, tão comuns em outros tempos. Pois o Povo Trabalhador muito sofreu durante anos. Foi desrespeitado em seus mais elementares direito ao Trabalho, à Saúde, à Alimentação Segura, à Educação e às estruturas públicas (sejam estradas e ou apoio no que se referente à responsabilidade dos servidores públicos). Agora vivemos outro tempo, rumo a outro mundo. Estou falando ao nível municipal!

Agora, além de todos os aspectos acima citados, todas as pessoas têm direito a um serviço público respeitoso! Diferente se alguém pede, provoca, faz "oposição burra", desacata... Mas ainda assim, quem está à frente de FUNÇÕES PÚBLICAS, com CARGOS PÚBLICOS, CONCURSADOS ou em CARGOS DE COMISSÃO, deve saber contornar, sem levar para o lado pessoal ou "medir a ignorância"! Temos a obrigação de sermos eticamente superiores a todo tipo de "serviço público" que já tivemos! Mas jamais devemos nos achar superiores a ninguém, pois o mesmo Povo que nos elegeu, é o mesmo Povo que nos paga os salários! E, como eu disse a respeito de outros governos, os salários instituídos ao longo da História, em qualquer município do Brasil, bem como aqueles das esferas estaduais e/ou nacionais, são generosamente polpudos! E o mesmo Povo que nos paga é aquele que pode nos botar para fora do Poder, seja, excepcionalmente, através de um processo de cassação, seja via de regra, através do processo eleitoral! Então, o mínimo que podemos fazer e é o nosso dever, é fazermos o melhor possível no exercício do SERVIÇO PÚBLICO! E no caso específico de Candói, esta foi a intenção de nossos companheiros Prefeito e Vice, Gelson e Jeferson, bem como dos/as demais companheiros que foram eleitos Vereador/a, como Celso e Sandra, assim como outros candidatos, militantes, apoiadores e nossos eleitores! Era a esperança de novos tempos e continua sendo! O Povo merece todo nosso respeito e consideração! Não estamos "acima do bem e do mal!"

Nós, Partido dos Trabalhadores de Candói, temos a honra de afirmar, que nossa agremiação política, é composta 100% por Trabalhadores/as do Campo e da Cidade, funcionários públicos, sejam municipais ou estaduais, empregados, volantes, autônomos, pequenos agricultores, assentados, ilhéus, domésticas, dentre outros! E nossa tarefa é continuar honrando o nome do Partido Dos Trabalhadores/as de Candói!