quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Análise: "Eles não sabem... Mas nós sabemos..."

Com o título abaixo a Rede Sul de Notícias publicou matéria sobre nossos eleitos de Candói (22/10/2012).
Eis a nota:

"Eles não sabem porque perderam, mas nós sabemos porque ganhamos"
 
A eleição de um prefeito do PT no município de Candói está sendo considerada histórica e de um peso pesado no cenário do partido no Paraná. A vitória de Gelson Costa sobre grupos políticos tradicionais que estavam no mando há mais de 20 anos ganhou repercussão no encontro com o deputado Assis do Couto. "Até hoje eles não sabem porque perderam, mas nós sabemos muito bem porque ganhamos. Foi uma campanha muito bem planejada que teve como base já a campanha do pedrinho da Ilha (falecido em acidente). A renovação foi total. Fizemos também o vereador mais votado e elegemos a única mulher que vai compor a Câmara", disse o prefeito eleito.
 
No caminho da análise gostaria de completar esta nota, pois diversas pessoas, que não acompanharam de perto o processo eleitoral em Candói, nos  questionam como foi que ganhamos esta Eleição em 2012 ou que metodologia utilizamos.

Pois bem, podemos afirmar sem sombra de dúvida que a população candoiense queria "mudança", "renovação", não queria mais os mesmos que por 20 anos estiveram à frente do Governo Municipal.  De outro modo, dentre as cinco coligações que concorreram as Eleições, quatro de alguma forma já tinham passado pela Administração Municipal. A atual já governou pela terceira vez, sempre alternadamente... A que ficou em segundo lugar já teve um mandato (na epoca concorreu sozinho) e seu vice era vereador da atual administração (inclusive se elegera no seu partido). A terceira... veio de uma família que foi sustentação política do atual prefeito por 20 anos e fora secretário até um ano atrás. E o último levou como seu vice aquele que já fora vice do prefeito anterior. E a Coligação RENOVAÇÃO, TRABALHO E HONESTIDADE, encabeçada pelos companheiros Gelson Kruk da Costa (PT) e Jeferson Morandi (PRB) e mais 17 candidat@s, ofereceu um quadro totalmente novo para concorrer. Ninguém das 19 pessoas fora eleito para algum cargo político alguma vez. Porém  de alguma forma todos tinham experiência no serviço público, especialmente os candidatos a Prefeito e a Vice Prefeito.  Assim este Grupo oferecia o novo, a renovação, a mudança tão desejada e esperada pelo Povo!  

Quando foram definidos os nomes, o que fizemos foi sentar, nos Organizar, fazermos Planejamento, definirmos um Projeto de Governo para Candói, mobilizarmos a Militância, sairmos para o Trabalho de apresentarmos os nossos Candidatos e de levarmos as nossas Propostas. Basicamente este foi nosso caminho em Campanha Eleitoral, que foi acrescido dos nomes de Pessoas que nos apoiavam e nos dariam sustentação em um possível Governo do PT e PRB. Recebemos visitas de apoio e participação em Reuniões de Deputados Estaduais e Federais, inclusive gravações da Ministra Gleisy, dentre outros. Sobre dinheiro não se falava, pois era o que menos tínhamos. Nossos candidatos/as dia e noite, tinham como preocupação  trabalhar nesta perspectiva. Tínhamos pesquisas e enquetes para avaliarmos como estava o Trabalho, para corrigir falhas, para ver o que tínhamos que fazer para melhorar o desempenho eleitoral, não para tentar fazer a opinião pública! Não colocaríamos placas, mas a Comunidade levantou esta demanda e tivemos que providenciar. Não precisou irmos pedir às pessoas para colocá-las, pois elas é que vinham pedir ou ligavam para a Coordenação para que fossem colcadas em suas casas. E tínhamos o Povo de nosso lado, falando, defendendo nossos Candidatos e nosso Projeto, "brigando" pelos "piás", desejando e até fazendo correntes de oração (das diferentes igrejas cristãs e outros credos) para que Deus afastasse o mal e abençoasse "os guris". Obviamente que haviam pessoas de fé em outros grupos... Inclusive acusavam nosso candidato a Prefeito de "ateu"! Mas estou falando neste caso de depoimentos. Nosso Grupo Político, com uma Coordenação muito responsável e preparada (composta de Funcionários Públicos) que trabalhavam fora do horário de expediente, procurou fazer tudo dentro da legalidade e evitou ao máximo perturbar as autoridades policiais, judiciárias, dentre outras.

Por outro lado, outros grupos políticos (não estou afirmando que todos) se preocuparam em falar mal do PT, levantar conjecturas caluniadoras, espalhar panfletos anônimos com acusações falsas, mentirosos, criminosas! Mensagens horríveis via celulares. Ouvíamos falar de candidatos distribuindo combustíveis de roldão, distribuição de cestas básicas durante os três meses de campanha, gentilezas e favores, dentre outras práticas politiqueiras... Contava-se de candidatos que ofereceram dinheiro para colocar placas nos terrenos para causar "boa impressão" e os eleitores diziam para nós: "não se preocupem, pois placas não votam!" A justiça praticamente dificultou qualquer recurso que interpúnhamos diante de problemas e nada podiamos... Até uma emissora de rádio local procurou reproduzir o "teatro do julgamento do mensalão" feito pelo STF, seguindo os moldes do PIG (MÍDIA vendida) que procurou de todas as formas desgastar o PT, o Ex-Presidente Lula e a Presidenta Dilma, e desta forma atingir os nossos candidatos! Mas "o tiro saiu pela culatra", porque  "quem semeia vento colhe tempestade"!

Nosso Grupo Político fez a sua parte no exercício da Cidadania e da Democracia. E em Candói podemos dizer mais uma vez que "A Verdade venceu a mentira. A Consciência venceu o medo. E a Esperança venceu o mito!"  (Sergio Bucco)

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SEMINÁRIO REGIONAL PREPARATÓRIO AO 1º ENCONTRO PARANAENSE POR UM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2012, no Assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul, aconteceu este Seminário... sobre o qual estou publicando as imagens para companheiros/as  (conforme solicitação e combinado).





Mística de Abertura




Mesa Redonda







Participação de Candói...




Candói...


Cacique Lucas (centro).













Cacique cantor, músico, compositor...






Músico Leno e representante da Mondragon (Espanha)







Apresentações...


...das Escolas




























































Nova sede da UFFS vista do Ass. 8 de Junho









Nova sede da UFFS