segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ENSAIOS BONSAÍSTICOS - TRATOS E ESTILIZAÇÃO COMUM

Alguns dos exemplares em processo, que passaram por alguns cuidados recentes

Inicio do trabalho (antes) de estilização da Jabuticabeira (2007).

Depois.

Buxinho (2008), antes (com Itamara ajudando - G & J).

Buxinho, depois.

Este exemplar de Buxinho (2008) só tem imagem de depois (G & J).

Buxinho (2008) antes (G & J).

Buxinho (2008), depois.

Exemplar de Agulheiro (2000 - M & J) antes.

Agulheiro (2000), depois.

Romã  (2007), árvores plantada em 2001 na calçada (R. Manoel Lopes de Oliveira), mas retirada do passeio (calçada) devido a construção de nosso amigo Marcos De Cól...
Romã (2007) em preparação... Ela sofreu tanto com entulho de construção (havia ficado só um toco e deste sobrou apenas um filete de vida que agora começa estruturar-se...).

Romã (2007): vou deixá-la criar mais corpo para depois estilizá-la.


Caliandra (2003).



REVENDO A VIDA ANTE O CONJUNTO DA VIDA

Qualquer que seja...
a ideia,
o sonho,
o pensamento,
a decisão,
o comportamento,
a atitude,
o projeto...

Que seja sem alarde, sem barulho, sem propaganda...

Que apenas seja!   
  
Que apenas viva!

Que apenas ame!

 (Serco
Robso
Gioto
Bueruza)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A NUCLEARIZAÇÃO DAS ESCOLAS EM CANDÓI I: Introdução

          Em 2007, quando fazíamos uma Especialização em Educação do Campo (através da UFPR), ao participarmos do processo de escolha de um tema de pesquisa, procuramos fazê-lo de modo que contribuíssemos com a sociedade, e especialmente com o povo do campo, em afinidade com o que propunha a especialização em Educação do Campo. Escolhemos então o 'Processo de Nuclearização das Escolas' como nosso foco de pesquisa e as decorrências comunitárias em Candói. Procuramos embasar nossa pesquisa e análise dos dados levantados a partir do Materialismo Histórico Dialético e assim referenciamos com fontes bibliográficas, o quanto possível, na perspectiva marxista.
          De nossa parte afirmamos que esta empreitada foi um ‘processo de conversão’ (transformação), saindo de uma visão voluntariosa, porém carente de fundamentação, e que muitas vezes serviu de alavanca para o reformismo tão presente, que nada transforma, mas muda para deixar tudo como sempre esteve. Isto é, as elites permanecem sempre como detentoras de todas as situações (econômica, política, social, cultural e ambiental) e a maioria do povo é excluída das decisões, mesmo nas questões que mais diretamente lhe dizem respeito. E foi, por exemplo, o que aconteceu com a Educação em Candói a partir de 1995 até 2000.
          O Processo de Nuclearização do Ensino Escolar, em Candói, seguiu uma tendência que já vinha de anos acontecendo no Estado do Paraná, atendendo a exigências dos financiadores internacionais, à época do Governo Jaime Lerner, como o Banco Mundial (uma agência das Nações Unidas), cujo nome mais comum é Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD). E o Processo de Nuclearização foi propagandeado como a panacéia de todos os males da Educação...
          O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender como isto se deu e as suas decorrências, sendo uma delas o processo de extinção de algumas comunidades, através do seu esvaziamento e o consequente inchaço da cidade. E, ao final, além dos prejuízos constatados, advindos do PN, constatou-se a necessidade de uma Educação contextualizada, a partir do campo, com vista à emancipação da mulher e homem camponeses. Estes, através das pessoas entrevistadas na pesquisa de campo (mães, pais, professoras/es, gestores e líderes), em seus depoimentos, levantaram muitos problemas devido ao Processo de Nuclearização.
          Primeiramente o choque da imposição e do fechamento das escolas rurais (um total de mais de cinquenta), da falta de diálogo dos representantes do poder público e argumento convincente que justificasse tal processo. Depois mostraram o caos que foi criado nos núcleos de ensino (seis localidades com suas escolas), com superlotações de alunos por turmas, espaços coletivos parecendo uma babel, com todas as professoras falando ao mesmo tempo e rumor da gurizada. Falaram da estrutura de transporte (ônibus velhos), com estradas sem conservação; das faltas nos dias chuvosos porque os ônibus não tinham condições de trafegar; das longas distâncias percorridas por seus filhos (as), cedo da madrugada e, por vezes, horas passadas do meio dia.
          Some-se a estes problemas a falta de um Projeto Político Pedagógico contextualizado com a realidade e anseios do campo. Ao contrário, o que continuou foi um programa curricular contextualizado com as temáticas urbanas, pois as escolas de antes da nuclearização já eram estruturadas com ensino nesta linha. O que aconteceu foi reforçar o processo de alienação, desestímulo para a permanência das famílias no campo e o seu esvaziamento (“êxodo rural”), ao invés de sua permanência com desenvolvimento sustentável, justiça, qualidade e satisfação de viver.
          Publicado no Jornal Vale do Iguaçu (Candói 26.01.11)

A FUNÇÃO DA CÂMARA DOS VEREADORES

         A Câmara Municipal de Vereadores representa o Legislativo no município, um dos três poderes que ajudam governar o Município, juntamente com o Executivo e o Judiciário. É um poder independente dos demais, porém nada impede que trabalhe de forma harmoniosa, colaborativa e complementar com os outros poderes.
          Dentro da Democracia sua função básica é aprovar projetos de lei, fiscalizar os atos do Executivo, no que se refere à administração e gastos do orçamento, e trabalhar em sintonia com a comunidade municipal (ou com as comunidades menores), visitando, observando, dialogando com cidadãos/ãs, vendo suas necessidades coletivas e dando os encaminhamentos que se fizerem necessários, objetivando a vida de qualidade dos munícipes.
         No sítio Brasil/Escola o geógrafo Eduardo de Freitas acrescenta ainda uma lista das funções do vereador nestes termos: “Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder; fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito; receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações; promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo; elaborar e redigir projetos; criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa”.¹
          Porém o que se vê comumente são os componentes da Câmara de Vereadores muito presentes durante o período eleitoral, enquanto candidatos. E depois durante os quatro anos de mandato (legislatura) muito ausentes de suas bases, das comunidades, do povo. Sucede que algumas vezes os chamados “representantes do povo” são eleitos devido a atributos como popularidade, simpatia, beleza, por ser “aquele que ajuda”, por sua suposta humildade, dentre outras “qualidades”, mas que não são as que correspondem às exigências de tal função política. Pois vivemos um tempo que não deveria ser mais aquele do populismo, do clientelismo, do coronelismo, do paternalismo e outros ismos. A atualidade exige dos políticos, além da honestidade, da visão, da ética, da transparência, da vontade política, da participação, também a formação escolar específica e a capacitação permanente, como ferramentas de trabalho, para exercer um mandato de legislador e fiscalizador dos interesses do povo.
           Existe uma tendência popular de achar que um candidato a vereador (ou político já eleito) é humilde justamente porque é pobre, ou é semi-analfabeto (quando não é analfabeto mesmo), ou quando é ignorante. O que é uma confusão, pois a virtude da humildade não pode ser confundida com estas condições sociais ou culturais. Aliás, a humildade deve somar-se a outras qualidades pessoais de qualquer ente público que presta serviço ao povo ou que junto a ele trabalha. A respeito de um político ou política serem escolarizados, terem formação, terem as ferramentas da capacitação, estas condições só podem trazer benefícios à comunidade, ao município, ao povo. Entendendo bem que nenhum vereador (ou qualquer outro político) é eleito por si mesmo. São os votos dos eleitores que elegem os políticos, que escolhem e que aprovam através das urnas determinado projeto político ou não!

Tem muitas metáforas que poderíamos utilizar para ilustrar as condições daquele que tem atributos ou obrigações na área pública. “Em terra de cego quem tem um olho é rei!” Esta passa a impressão de que o mundo é dos ‘espertos’ que sabem tirar ‘vantagem’ de todas as situações, trabalha em causa própria. Mas ser político, ser vereador é estar antes e acima de tudo a serviço dos interesses da maioria do povo, em sintonia com sua realidade e suas necessidades coletivas. E para isto reitero a necessidade de estar preparado e de ter visão de mundo a partir da realidade que nos cerca. Quantos problemas na área pública teríamos evitado, aqui e no Brasil, se os políticos fossem pessoas idôneas para exercer as funções que lhes são atribuídas pela Constituição da República Federativa do Brasil!
         Um abençoado ano de 2011 com superação, organização e luta!
Publicado inicialmente no Jornal Vale do Iguaçu - Candói, 12.01.11.


AVAAZ - "Obrigado por agir - divulgue‏"

          Temos recebido e particpado sistematicamente de diversas campanhas, no Brasil e no exterior, por questões e causas ambientais e humanitárias promovidas pelo Avaaz. E na maioria delas o Povo, o Meio Ambiente, as Causas políticas e Sociais, o Planeta têm sido vitoriosos!           O sítio do Avaaz traz a seguinte definição sobre sua organização: "Avaaz, que significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma missão simples e democrática: acabar com a lacuna entre o mundo em que vivemos e o que todos queremos. Os desafios são grandes -- mas juntos, pouco a pouco, nós estamos mudando o mundo. Abaixo estão algumas das campanhas que a Avaaz fez até agora". AQUI.
          "Obrigado por assinar a petição para parar a mega usina de Belo Monte. Nós temos pouco tempo para fazer tudo ao nosso alcance para impedir este projeto desastroso.
          Somente um chamado massivo da sociedade conseguirá convencer a Presidente Dilma Rousseff. Então vamos conseguir o máximo possível de assinaturas para que as nossas vozes surtam efeito quando a petição for entregue em Brasília. Divulgue, encaminhe o link abaixo:
         AQUI.

MÉDICOS CUBANOS NO HAITI DEIXAM O MUNDO ENVERGONHADO

         Eles são os verdadeiros heróis do desastre do terremoto no Haiti, a catástrofe humana na porta da América, a qual Barack Obama prometeu uma monumental missão humanitária dos EUA para aliviar. Esses heróis são da nação arquiinimiga dos Estados Unidos, Cuba, cujos médicos e enfermeiros deixaram os esforços dos EUA envergonhados.
          Uma brigada de 1.200 médicos cubanos está operando em todo o Haiti, rasgado por terremotos e infectado com cólera, como parte da missão médica internacional de Fidel Castro, que ganhou muitos amigos para o Estado socialista, mas pouco reconhecimento internacional.
          Observadores do terremoto no Haiti poderiam ser perdoados por pensar operações de agências de ajuda internacional e por os deixarem sozinhos na luta contra a devastação que matou 250.000 pessoas e deixou cerca de 1,5 milhões de desabrigados. De fato, trabalhadores da saúde cubanos estão no Haiti desde 1998, quando um forte terremoto atingiu o país. E em meio a fanfarra e publicidade em torno da chegada de ajuda dos EUA e do Reino Unido, centenas de médicos, enfermeiros e terapeutas cubanos chegaram discretamente. A maioria dos países foi embora em dois meses, novamente deixando os cubanos e os Médicos Sem Fronteiras como os principais prestadores de cuidados para a ilha caribenha.
          Números divulgados na semana passada mostram que o pessoal médico cubano, trabalhando em 40 centros em todo o Haiti, tem tratado mais de 30.000 doentes de cólera desde outubro. Eles são o maior contingente estrangeiro, tratando cerca de 40% de todos os doentes de cólera. Um outro grupo de médicos da brigada cubana Henry Reeve, uma equipe especializada em desastre e em emergência, chegou recentemente, deixando claro que o Haiti está se esforçando para lidar com a epidemia que já matou centenas de pessoas.         
          Desde 1998, Cuba treinou 550 médicos haitianos gratuitamente na Escola Latinoamericana de Medicina em Cuba (Elam), um dos programas médicos mais radicais do país. Outros 400 estão sendo treinados na escola...
         Para ler a íntegra desta e outras matérias... AQUI.

DESLIZAMENTOS DE ENCOSTAS, ORIGENS E DECORRÊNCIAS

          Secularmente os Trabalhadores foram jogados à margem das cidades, para os locais íngremes, de difícil acesso, para os morros... Foram empurrados para locais onde era mais difícil para desenvolver os interesses e projetos do capital: moradias da elite econômica (ou dos bem nascidos), comércio, bancos, indústrias, praças, dentre outros.
          Secularmente o povo do campo ficou marginalizado, sem as políticas públicas que lhes eram de direito. Apenas os interesses dos grandes proprietários de terra (latifundiários) tinham prioridade. E o povo do campo era estimulado de todas as maneiras a migrarem para as cidades. Ou seja, pelas diversas formas de pressão ou apenas pelo "brilho das cidades". Para lá foram (e continuam indo) muitas vezes sem profissão, sem condições, sem garantia de trabalho ou de emprego. E faltou (e falta) ainda uma verdadeira Reforma Agrária para gerar Alimentos, Desenvolvimento, Autonomia, Emancipação e Vida aos camponeses!
          Secularmente o povo do Nordeste deixava sua terra para migrar para o Sul do País, por conta das calamidades da seca, que já foi considerada a "indústria da seca", promovida por políticos da Região, que desviavam recursos destinados a projetos ou programas do governo federal a fim de minimizar os problemas oriúndos das longas estiagens que ainda acontecem naquels estados.
         Secularmente a Natureza, que em si é perfetíssima, se vinga das ações desordenadas do ser humano, que faz ocupações desordenadas, sem respeito aos princípios natuarais que são imutáveis.
          Secularmente cidades da região serrana do RJ foram ocupadas por ricos, classe média e pobres, sem o devido planejamento. Foram cidades muito lindas (e podem tornar a sê-lo!), que nos reportavam a algumas moradias e cidades ao estilo europeu. Porém lá e cá têm algumas diferenças geológicas fundamentais. Pelo menos aqui sabemos que uma camada mais ou menos superficial, tênue, delicada, inclinada, cobre os maciços rochosos, as montanhas. E qualquer interferência nos seus pontos mais altos pode pôr em risco os morros, os fundos de vale e quase tudo o que neles contenha. Apenas planejamento pode ser a prevenção e a solução!
          Comumente se diz que estes fenômenos são "desastres naturais". São naturais porque são provocados pela Natureza. Mas é o cumprimento do princípio que diz que "a cada ação corresponde uma reação". E "desastres naturais" são reações resultantes das ações do ser humano...
          Consequentemente agora é hora de solidariedade, coisa que o povo brasileiro sabe fazer com maestria! É hora de reavaliação sobre a construção e desenvolvimento das cidades. É hora de replanejamento... É a hora e o momento de, cada um de nós e a sociedade brasileira, fazermos uma autoavaliação sobre diferentes aspectos da vida, os nossos compromissos, a transitoriedade das coisas, os nossos valores, a nossa impotência diante das reações da Mãe Natureza.
         Leonardo Boff diz, em artigo recente, intitulado O preço de não escutar a natureza : "A causa principal deriva do modo como costumamos tratar a natureza. Ela é generosa para conosco pois nos oferece tudo o que precisamos para viver. Mas nós, em contrapartida, a consideramos como um objeto qualquer, entregue ao nosso bel-prazer, sem nenhum sentido de responsabilidade pela sua preservação nem lhe damos alguma retribuição. Ao contrario, tratamo-la com violência, depredamo-la, arrancando tudo o que podemos dela para nosso benefício. E ainda a transformamos numa imensa lixeira de nossos dejetos".

MONSANTO ENVENENADA PELO SEU PRÓPRIO VENENO

         "Nada como um dia após o outro para se derrubar um a um os embustes promovidos pela Monsanto e suas congêneres. Na sua terra natal, a empresa está pagando até 50 dólares por hectares para os produtores usarem dois outros herbicidas sobre as plantações transgênicas. Tamanho o estrago causado pela adoção massiva das sementes resistentes ao Roundup que a empresa agora tem que pagar o mico de subsidiar venenos de suas concorrentes.
         As diferentes espécies de mato que ganharam resistência ao glifosato (Roundup) já se espalharam por 22 estados norteamericanos, onde outros produtos mais tóxicos são necessários para controlá-las. No Brasil, são pelo menos 4 milhões de hectares com o mesmo problema.

         A Monsanto anunciou que está oferecendo abatimentos de 15 dólares por hectare para os herbicidas para a soja e aumentou para até 50 dólares os descontos para o algodão Roundup Ready, cultura onde o problema é maior".

         Continua... Leia toda matéria AS-PTA ou ASSESOAR

A PROPÓSITOS DE SINAIS DO MAU PODER POLÍTICO

          É próprio da incompetência de novos governantes (sejam eles municipais, estaduais ou nacionais) e do seu 'espírito de mentira' acusar os seus antecessores de falhas, de culpa, de má versação, de atos políticos errados, de mau governo... Pois assim eles têm desculpas esfarrapadas, subterfúgios, "bodes espiatórios" para desviarem a atenção da população, do povo, dos eleitores, dos cidadãos, e assim esconder a sua incapacidade de fazer o que deve ser feito!

ALGUMAS CONTRADIÇÕES NO SERVIÇO PÚBLICO

          Muitos impostos, tributos egrandes arrecadações aos cofres públicos.

          Muitos privilégios aos políticos, pouco retorno de serviços de qualidade à população.
          Muitos recursos gastos em publicidade institucional, pouca eficácia real!
               Muitos discursos políticos, demagogias, falácias na mídia, pouca Ética, pouco Compromisso real e Ação transfomadora!
          Muitas estatísticas... poucos resultados!
          Muito nada, pouco tudo!
          E o Povo enrolado, embrulhado, na merda!

sábado, 22 de janeiro de 2011

AGRICULTURA E AVERBAÇÃO DE RESERVA LEGAL DAS UPVFs


Sitio Franciscano
          O último prazo determinado pelo Banco do Brasil (BB) para a Averbação da Reserva Legal nas Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVFs, Propriedades, Terrenos...) será 11 de junho. As UPVFs que não estiverem de acordo com o que determina a Legislação Ambiental Brasileira não terão acesso a crédito rural. Pode haver casos em que a UPVF seja dispensada do ato de averbação. Neste caso (no PR) a dispença de licenciamento seria dada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mas acordado junto ao BB, em determinadas operações financeiras e para detrminadas operações financeiras, o proceso será feito de forma mais ágil junto ao próprio banco.
Sítio Bicho Geográfico
          De acordo com matéria publicada pelo Jornal Diário de Guarapuava (22.01.11) "Os produtores rurais têm até 11 de junho deste ano para averbar a Reserva Legal, sob pena de multas que variam de R$ 50,00 a R$ 500,00 por hectare não averbado" (P. A18).
          É um contra senso pensar que a Legislação Ambiental Federal (Código Florestal Lei nº 4.771/65), existe desde 1965 e que ninguém, seja o Estado em suas áreas e em suas obras, nem os "proprietários rurais", nem os camponeses..., ninguém adequou-se à legislação em vigor. Isto é, passaram-se mais de 40 anos para que ONGs, Estado e Instituições comessassem a ter a preocupação de ver a Lei saindo do papel para a realidade!

Sitio da Odete dna Ribeiro

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AGRESSIVIDADE, MAUS TRATOS, VIOLÊNCIA...

          Nada justifica a agressividade, os maus tratos ou qualquer tipo de violência gratuítos contra quem quer que seja. Não se deve maltratar nem um animal, um cachorro, quanto mais um ser humano. Nem violência verbal, tão comum, tão solta, tão fácil... Há um ditado que diz: "Não se bate em uma mulher nem com uma flor". Outro: "Mulher não é saco de pancadas". Assim como não são saco de pancadas as crianças (nem pensar, tipo gritos, pancadas, etc., só umas varadinhas, muito raramente, mas com calma, consciente e explicado à criança - ainda não consegui repensar esta questão de forma diferente), assim como os empregados, os trabalhadores, os alunos, os idosos, qualquer um, qualquer uma...
          Bater ou agredir de qualquer forma  nossos semelhantes (sejam esposa/o, filho/a, colega de trabalho, funcionário, etc) é plantar sementes de violência, de animosidade, de ressentimento, de insegurança e por ai segue o colar de consequências ruins. É dar mau exemplo de como os problemas podem ser solucionados. 
          Nós que tivemos crianças, nós que temos crianças, nós que temos contato com crianças, especialmente com crianças, temos que avaliar nossas relações, reações, posturas, sentimentos... em relação a elas. Pois basicamente elas são muito frágeis, sensíveis e beneficiam-se com o ambiente agradável, amistoso, companheiro, solidário do lar, da casa, da família. Ou sofrem traumas ou as más influências decorrentes do que acontece em seu meio ou derredor.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AS BODAS DE PRATA - NOSSOS 25 ANOS DE MATRIMÔNIO

Praia de Bombas/SC (09.01.11).
          Itamara e eu traçamos e percorremos uma caminhada que chegou aos 25 anos. Nos conhecemos em 1984, ela como 'aluna' e eu como 'professor', na 7ª série (1º Grau). Namoramos por um ano, em 1985, quando ela concliu o 1º Grau (EF). Nos unimos em matrimônio em 11 de janeiro de 1986.
          Quando casamos eu era "macrobiótico" e ela era "normal"! Kkkkkkkkkkkkk...
          Itamara cedeu um pouco. Conta que achava estranho meu sistema alimentar. Mas foi administrando até dominar o processo e prevalecer seus costumes. Afinal ela teve seu tempo de "dona de casa". Conservamos o que era melhor de um lado e de outro. Inicialmente moramos por oito meses em Segredo (hoje Foz do Jordão/Pr). 
          Em agosto daquele ano Itamara e eu nos mudamos para a Paz (antes Guarapuava, agora Município de Candói/Pr), para ficar mais perto de sua família. Quatro meses depois nasceu nossa primeira filha, a Evelyn, fruto da utilização do "Método Natural de Controle dos Filhos", o Método Billings (também chamado de método da ovulação ou da "Tabelinha"), utilizado sem o devido conhecimento. Mas ela só nos trouxe prazer, alegria e felicidade! Neste interím fui despedido do Trabalho de Professor Municipal (pela Prefeitura de Guarapuava). Vendi nosso lote de Segredo e montei uma sapataria de consertos de calçados. Nesta epoca comecei lecionar na Rede Estadual de Ensino, em Corvo Branco (hoje Candói) e no Col. Est. de Segredo.
          Em 1987 retornei aos estudos acadêmicos. Ingressei na FAFIG (hoje UNICENTRO - Guarapuava) para fazer o Curso de História. Interrompi nos primeiros meses de 1988 por conta de uma situação de profundo estres e crise existêncial.
          Passados nove meses do nascimento de nossa primogênita, percemos que estávamos grávidos de nossa segunda filha. Ficamos sobressaltados... Aflitos! Como criar mais um ser humano sem uma estrutura adequada, dar-lhe educação, formação, um lar? Bem superamos este momento e em 18 de junho de 1988 nos nascia a Thalyta. Outra grande alegria de nosso lar. Neste ano incursionamos uma rica experiência no meio evangélico (ICD e depois IAD) que deixou marcas indeléveis em nossa Família e em nossa História. Enquanto isto eu estava trabalhando, longe da academia, e ajudando cuidar nossas pequenas e lindas crianças.
          E a nossa heroína, a Itamara, fez umas tentativas de cursar o 2º Grau na Vila COPEL da UH de Segredo, depois em Guarapuava. Mas interrompeu devido à chegada e as exigências no cuidado de nossas filhas. Resumindo, em 1992 ela concluiu o 2º Grau no Col. Est. Santa Clara, de Candói. Eu tive a oportunidade de ser seu 'professor' de Psicologia das Relações Humanas, na 3ª série, quando também terminei o Curso de História (e dai em diante firmei-me na Rede Estadual de Educação).
Ita e eu em Bombas/Bombinhas/2011.
         Em 1993 a companheira, esposa, amada... ingressou na Faculdade de Palmas, onde cursou Educação Física. Depois fez duas especializações (Psico Pedagogia e Administração Escolar) em diferentes faculdades. E mais tarde concluiu o Curso de Padagogia pela UNICENTRO/Guarapuava. Atualmente trabalha nas duas áreas, em Candói.

Praia de Bombinhas/SC (2011).
           E nós como passamos por toda esta História? Bem, tivemos muita alegria, muita luta, muita superação, construímos juntos, tivemos sérias crises conjugais, vencemos e continuamos juntos esta caminhada, a criação e formação de nossas amadas filhas. Além de Esposa, Mãe, Educadora, a Itamara se tornou uma admirável Administradora de nossos finanças. Aliás, tentou por duas veze, para não fugir à tradição de sua Família, investir na área comercial, mas não foi possível conciliar o Trabalho em Educação e o Comércio.
          E o que considerar (de forma provisória), é que a Itamara é uma mulher fantástica, maravilhosa, dedicada, exemplar sob múltiplos aspectos. Acima de tudo, de tamanha grandeza por ter tido tanta paciência comigo, com minhas falhas, omissões, fraquezas, ausências... Tudo isto ela superou! E continua linda, crescida, madura, esposa ímpar, mãe dedicada, sábia, prudente e vó amorosa! 
         A Itamara é minha querida! É minha amada! É meu amor! O resto são detalhes que completam a nossa existência, a nossa relação, a nossa abertura ao mundo e à vida!     
         

sábado, 8 de janeiro de 2011

EMPRESA DE IRATI NA LISTA SUJA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO POR MÃO DE OBRA ESCRAVA

A "Lista Suja" é um Documento do Ministério do Trabalho que cita as empresas envolvidas com trabalho escravo no Brasil.
Embora a escravidão esteja abolida, ainda existe mão de obra escrava em nosso Estado. A Lista mostra inclusive uma em Irati/Pr. Veja o caso específico de Irati e a lista completa AQUI.

Fonte: http://paranadosul.blogspot.com/

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BOMBINHAS EM SC É UM PRIVILÉGIO

Vista panorâmica de Bombinhas/SC
Mar aparentemente limpo, água azul ou verde mar... Apenas o acesso, na Cidade de Itapema, a altura da Meia Praia, está horrível, com congestionamentos de horas nos horários de pico em apenas umas centenas de metros. Apesar disto a satisfação de estar nestas praias não é obstada ou impedida por nada.

Fonte da imagem panorâmica AQUI.

sábado, 1 de janeiro de 2011

CULTURA DA BIODIVERSIDADE EM NOSSA CASA

Rosas, 2009.
Maria mole, 2010.
Couve e chuchu, 2009.
Temos um "lote urbano", também chamado de terreno, data, propriedade, etc. Pois bem, além da nossa casa (que veio acompanhada na aquisição do lote), o terreno tem um espaço que inicialmente era dividido em local coberto de "pedra brita" ("terreiro") e local de culturas. Quando nos mudamos, em agosto de 2008 para esta casa, o espaço não tinha nenhuma espécie de "planta indicadora" (também chamada de erva daninha, inço, invasora, "praga", etc), apenas um pé de "pinheiro bravo" que plantaramos meses antes de nos mudarmos. A parte destinada a cultivos (culturas) não tinha absolutamente nada além de solo argiloso vermelho, à semelhança de solos degradados de cemitérios. 

Pomba, 2010.
Passados 2,5 anos, o espaço foi passando por um processo de transformação. Não se trata de significativos investimentos. Quando nos mudamos para este local trouxemos nossos bonsais, algumas plantas ornamentais, algumas mudas de tomates e abóboras. Aos poucos fomos agregando outras mudas de plantas. Os passarinhos, as formigas e outros animais foram  se encarregando de trazer outras sementes que foram germinando e dando uma coloração que manifesta a vida em suas diferentes formas.
Amoreira, 2010.


Mamona, 2010.

    Nosso objetivo primeiro, por exemplo, não é cultivar verduras para atender as necessidades da casa. Para isto recorremos a amigos que vendem produtos orgânicos ou ecológicos aqui mesmo na cidade, como o Nelson e o Décio. Cultivamos chuchu (Sechium edule), couve manteiga (Brassica oleracea L.), azedinha (), cebolinha (Allium tuberosum), manjerona (Origanum vulgare ssp. virens), hortelã pimenta  (Plectranthus ornatus), manjericão (Ocimum basilicum L.) , orégano , quebra pedra. Temos algumas plantas que servem para chás (ou ainda como temperos ou terapêuticos), a exemplo do açafrão (Curcuma longa Linn..), alcachofra (Cynara scolymus L.) , aça peixe (), alecrim (Rosmarinus officinalis L.), arnica (), arruda (Ruta graveolens L.), boldo miúdo (Plectranthus neochilus), cânfora (artemísia canforata) , catinga de mulata (), dente de leão, erva cidreira do brasil (lippia alba), falso boldo (Coleus barbatus) ,  menta (), infalivina, capim limão (Cymbopogon citratus), melissa (Melissa officinalis L.), hortelã (mentastro) , hortelã pimenta (), calêdula (Calendula officinalis), erva doce (Anisum Feniculum), citronela, inceso bastardo (Plectranthus coleoides), língua de vaca (), losna (), malva, macela (Achyrocline satureoides) , morangueiro () , rabo de burro (), salvia (Salvia officinalis L.), tansagem (nacional e européia - ...). 
          Cultivamos algumas ornamentais, como roseiras, caetê, costela de adão, hilicônia, imbira, bananeira, begonhas, beijinho, caruru, crisântemo, onze horas, flor da fortuna, hibiscos, insenso, orquídeas, samambaias, maria mole (Senecio spp), planta aranha (Chlorophytum elatum “Variegatum”).         
         Cultivamos algumas árvores como anacauíta, aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi), araucária (Araucaria angustifolia), jabuticabeira, abacateiro, araticum, amoreira (morus nigra), bambú, butiá, gincobiloba, vassourinha, manacá da serra, araçá do campo, cactus (sete variedades), jaracatiá, mamonas, amoreiras, cerejeira, limoeiro, palmeira, paineira (Chorisia speciosa), primavera, uva do japão, urtigão,  uvarana, xaxim (Dicksonia sellowiana). Temos um viveiro de mudas que nos acompanha de longa data (através do qual criamos nossas próprias mudas e presenteamos os amigos/as). Temos muitas outras cujos nomes não temos localizados neste momento.

Margaridas e capim limão, 2010.
          Temos aves como pombas, corruíras, tico ticos, sabiá, etc, que nidificam, chocam e criam seus filhotes. Habitam o espaço um casal de preas, que entram e saem através de um buraco no muro (por onde escoa a água da chuva) e um lagarto. 

Abóbora, 2009.
Mamona, amoreira, etc. 2010.
Estes são os cultivos da biodiversidade em nossa casa, em nosso lar, em nosso recanto minúsculo, que estão identificados. Há porém muitas outras plantas que estão sem as suas identidades. Não somos latifundiários (nem almejamos tal situação), mas na hora que dispormos de uma área de alguns hectares, nosso projeto inicial é desenvolver alguma atividade sustentável, educativa, preservacionista e cooperativa. Afinal não somos o umbigo do mundo e não vamos viver para sempre aqui! "Quem não vive para servir, não serve para viver" (Mahatma Gandhi).


             "De uma coisa sabemos. A terra não pertence ao homem: é o homem que pertence à terra, disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará" (Chefe Seattle).

Obs.: as imagens são genuinamente de nosso lote. A nossa fauna foi mais difícil fotografar.
Referências:
Mundo das Plantas AQUI.