quinta-feira, 29 de julho de 2010

FRAGMENTOS DO PENSAMENTO DE MARINA SILVA

 "A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguem." (Marina Silva)
"O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo." (Marina Silva)
"Ser ambientalista não é só defender as gerações atuais, mas as outras que estão por vir." (Marina Silva)

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." (Mahatma Gandhi)

domingo, 25 de julho de 2010

A AGRICULTURA QUÍMICA É INSUSTENTÁVEL

Enquato o modelo agrícola chamado AGRONEGÓCIO despeja milhares de toneladas de VENENOS, também chamados de AGROTÓXICOS, no SOLO, no AR, na ÁGUA, nos ALIMENTOS, em nosso CORPO, ironicamente o Estado Brasileiro com o dinheiro público financia aquela campanha da "TRÍPLICE LAVAGEM", por causa de algumas gotinhas que ficam nos vasilhames. É o fim da rosca! Sebastião Pinheiro diz: "Preocupam-se com duas ou três gotas em uma embalagem, mas não se preocupam com os vinte milhões de gotas que são lançadas sobre o agricultor e sua família e sobre os alimentos e o ambiente" (PINHEIRO: 2005, 60).
Para ver artigo sobre dados atuais dos VENENOS AGRÍCOLAS clique AQUI

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A MÁFIA DOS ALIMENTOS NO BRASIL

Coloquei aqui esta imagem do livro de Sebastião Pinheiro para convidar todos/as os/as Educadores/as que trabalham, obviamente, com pessoas humanas e que têm amor pela Vida, que procurem esta obra junto às organizações populares. Indispensável ferramenta (280 páginas) para quem trabalha com Educação Tradicional, Educação do Campo, Educandos/as (estudantes, Acadêmicos), Pesquisadores, Agrônomos, Tècnicos Agrícolas, Movimentos Sociais, Ecológicos, Organizações, Alimentação, dentre outros. Uma denúncia sem meias palavras de tudo o que a máfia tem feito com a Natureza, com a Economia, com os nossos Alimentos, com a Vida...
"Para entender a diferença entre o modernismo (r)evolucionário e a contra-revolução verde é preciso repetir que o primeiro aplicava a educação e o segundo a repressão" (PINHEIRO: 2005, 9).   
                                         
Há mais de 10 mil anos Agricultores têm desenvolvido melhoramento genético das sementes. No entanto os Direitos dos Agricultores, a Agrobidiversidade e a Soberania Alimentar estão ameaçados desde tempos por Projetos de leis no Congresso Nacional.
O principais riscos foram representados por Projetos de Leis da Sen. Kátia Abreu (DEM/GO), Dep. Eduardo Sciarra (DEM/PR), através do PL 268/07, e Dep. Cândido Vaccarezza (PT/SP), através do PL 5575/09 que propunham a legalização da Tecnologia Terminator, em inglês GURTs, transgênicos que impedem a germinação das sementes. A sociedade civil organizada (Povos Tradicionais, Indígenas, Quilombolas, Movimentos Sociais, Agricultores Familiares, Trabalhadores da Cidade, etc) tem que estar atenta para estes representantes de interesses menores ao Povo, mas que representam interesses bilionários de empresas transnacionais (EUA), para que de repente não sejam ressuscitadas estes PLs. 
"A tecnologia Terminator se refere às plantas que foram geneticamente modificadas para tornar estéreis as sementes por ocasião da colheita (é também chamada de Tecnologia de Restrição no Uso Genético (ou em inglês Genetic Use Restriction Technology ou GURTs). A tecnologia Terminator foi desenvolvida pelo setor industrial mutinacional agroquímico/de sementes e pelo governo dos Estados Unidos para impedir que os agricultores/fazendeiros possam poupar e replantar as sementes obtidas na colheita. Terminator ainda não foi comercializada ou testada em campo, mas os testes estão sendo atualmente efetuados em estufas nos Estados Unidos".

A semeadura da morte!




Para aprofundar este tema acesse, dentre outros, os sítios:

* http://imediata.org/biodiv/banterminator_terminator.html
* http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/Technolgia%20Terminator%20-%20contamination%20pt%5B1%5D.pdf
* http://pt.banterminator.org/content/view/full/611
* OngCea CLIQUE AQUI

O ninho e os filhotes da pomba no pátio...

Em torno de cinco dias.
Em torno de 14 dias.
Agora já não são os ovos, mas os filhotes da pomba e certamente de um pombo seu companheiro que estão em nosso pátio, sobre o pé de mucuna queimada pela geada... 

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O ninho e os ovos da pomba no pátio

Há uma semana temos um ninho de pomba em um pé de mucuna cinza (cujo nome científico é Mucuna cinereum, da Família Leguminosae) com dois ovos, agora sendo chocados. Esta planta com este ninho (e a arisca pomba que não se deixa fotografar) estão em nosso pátio interno.

Pomba em outros  idiomas:                                             
Espanhol: paloma.
Italiano: colomba.
Francês: colombe.
Romeno: porumbel.                                    
Inglês: dove.
Alemão: taube.
Latim: columba, us. 
Grego: περιστέρι.


                                                                                     

terça-feira, 6 de julho de 2010

A ÁGUIA E A GALINHA - Wagner Marins

"Em seu livro, A Águia e a Galinha, Leonardo Boff descreve a metáfora humana, onde cada um de nós hospeda dentro de si uma águia.
A águia que rompe os limites apertados do arranjo existencial. Somos, portanto, muito mais do que o sistema quer nos impor a qualquer custo.
Há movimentos na política, na educação e nos processos de mundialização que pretendem reduzir-nos a simples galinhas, confinadas nos limites do terreiro. É um processo cruel que pretende bloquear a grandeza humana.
Esse processo favorece a manutenção do poder e com ele toda a sujeira que assistimos através do escárnio político, desmandos, abandono, opressão e o desrespeito com a dignidade humana.
No Brasil, por exemplo, esse processo ocorre notoriamente nos porões de dois dos maiores partidos políticos, o PSDB e o DEM. Os ratos que habitam esses porões têm o propósito único de roer os pilares da democracia e da justiça social, colocando o nosso país à venda e com isso a nossa dignidade no lixo. Querem nos confinar na condição de galinhas". PARA LER TODO O ARTIGO CLIQUE AQUI

sábado, 3 de julho de 2010

Proibição de crédito rural a fazendeiros escravagistas é avanço importante

"O MST considera muito importante a medida do Conselho Monetário Nacional (CMN), que proíbe a liberação de créditos agrícolas do sistema financeiro a latifundiários e empresas do agronegócio que mantêm trabalho escravo em suas terras.
A decisão veta as instituições financeiras que integram o sistema de crédito rural no país de contratar ou renovar operações de crédito agrícola a pessoas físicas e jurídicas inscritas na “lista suja” elaborada pelo Ministério do Trabalho.
O cadastro de empregadores que utilizam mão-de-obra escrava contém 158 propriedades rurais de todo o país. A maioria é de fazendas localizadas no Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí.
A medida é um avanço no combate ao trabalho escravo, que representa uma verdadeira vergonha nacional. Esperamos que o Congresso Nacional e o governo federal, por meio de sua base parlamentar, enfrentem os ruralistas para que se aprove na Câmara dos Deputados o projeto que determina a desapropriação para a Reforma Agrária de áreas que mantêm trabalhadores em regime de escravidão." Fonte: Secretaria Nacional MST

sexta-feira, 2 de julho de 2010