segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Tu és aquilo que comes!"

Se tu comes Alimentos equilibrados, criados de acordo com os princípios da Mãe Natureza, alimentos saudáveis, voltados para a Vida, então tu és equilibrado, estás em harmonia com a Natureza e tens saúde.



Mas se tu comes alimentos envenenados, produzidos de acordo com os princípios da agroquímica (Agronegócio) ou mercado, alimentos cheios de venenos (agrotóxicos), então tu estás doente, quiçá moribundo.

sábado, 29 de maio de 2010

GOVERNADOR DO PR EM CANDÓI...

O Governador do Paraná, Orlando Pessuti, esteve na Região Centro fazendo inauguração, passando com seu "governo descentralizado" e com a Escola de Governo. Sempre acompanhado de sua eminência não tão parda assim. O cara até parece a sombra do Governador... Pois bem, ainda em Guarapuava o Gov. Orlando Pessuti se espertou, ante manisfestações de nosso Sindicato (APP) e resolveu dar atenção, receber Comissão e conversar, já que ele passou por cima de tudo o que havia sido combinado ainda antes de o Gov. Roberto Requião se licenciar. Deve ter percebido o desgaste que seria em cada cidade que chegasse ter que ver (e visto pela população) as nossas manifestações, pedindo atenção e respeito. Qualquer governo que lembre de Álvaro Dias trata de colocar as barbas de molho bem depressa! Nós somos Educadores e não toleramos desrespeito aos direitos dos Trabalhadores, sejam eles da Educação ou do segmento que for!
Ainda em Candói o Governador fez a entrega de uma viatura para a polícia Militar e um caminhão do Corpo de Bombeiros de combate a incêndio e inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto.
Por hora falo do que ouvi dizer, já que me encontrava fora de Candói, em Ministrando Curso (em Curitiba), durante quase toda a semana.
NB.: A passagem do staf do Governador mereceu uma patrolada em nossa rua... Oxalá os Governantes de fora venham mais vezes, assim, de repente, teremos o benefício público do asfalto neste trecho de poeira e barro!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pesticidas: um mal necessário?

Artigo de Jean Remy Davée Guimarães
"Até pouco tempo atrás, geologicamente falando, os humanos eram caçadores-coletores. Deslocavam-se em busca de alimento, efetuando longas migrações e enfrentando períodos de escassez. Era certamente penoso, mas era sustentável. Há cerca de 10.000 anos, porém, inventamos a agricultura e, com isso, nos sedentarizamos. Passamos o produzir mais comida do que o estritamente necessário e, com esse novo poder, criamos impérios.
A agricultura se originou no chamado Crescente Fértil..."
Para ler todo o Artigo CLIQUE AQUI.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

AS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO CAMPO

          Na tarde de ontem (25/05/10) tive a oportunidade de trazer uma fala sobre "Uma experiência de Educação do Campo¹, a Partir da Pedagogia da Alternância, na Casa Familiar Rural, com ênfase na Área de Ciências Sociais". em evento do Programa Escola Ativa (SECAD/UFPR), no Hotel Del Rey, em Curitiba. Obviamente que explanei sobre o tema tendo como pano de fundo a CFR² onde nós trabalhamos, em Candói. Minhas interlocutoras e um interlocutor eram 40 pedagogas ou educadores que trabalham em Secretarias de Educação, de municípios de todo o Paraná, onde resistem muitas ESCOLAS MULTISSERIADAS.
          Tive esta oportunidade como uma chance ímpar de falar sobre o tema proposto. Falei de tudo sobre uma Casa Familiar Rural, desde sua origem entre camponeses da França até a nossa CFR. Os Instrumentos da Pedagogia da Alternância, a organização da CFR, os benefícios desta modalidade de Educação do Campo (que neste caso, por vezes, está mais para agronegócio!), os fatores limitantes e/ou os problemas que tem. 
          Relatei como foi meu tempo (da 1ª a 4ª série) em que estudei em uma ESCOLA MULTISSERIADA (na verdade em três delas) e de como tenho muita honra daquele tempo de escolarização, ainda que a Professora fosse Multifuncional, pois tinha que dar conta de tudo na Escola... Lembrei que tive a melhor Educadora da época, a minha mãe! (Eponina de Souza Bucco, sem deixar de homenagear as Mestras Margarida Ribeiro e a Laura Zaias Zelinski, de saudosa memória). 
          Permeei minha fala com elementos de minha pesquisa na Especialização em Educação do Campo (UFPR, 2006 a 20080) quando pequisei sobre o tema "O PROCESSO DE NUCLEARIZAÇÃO EM CANDÓI - SUA RELAÇÃO COM OS CONTEXTOS COMUNITÁRIOS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO" e como o fechamento forçado de 54 ESCOLAS MULTISSERIADAS de Candói (entre 1995 a 2000) acabou com a melhor e praticamente única política pública que tinham as comunidades, como muitas famílias evadiram-se, esvasiando o campo, indo para a cidade.  E destacamos o fato de que muitas comunidades praticamente desaparecram depois disso.
          Discorri ainda sobre o Paradigma da Questão Agrária, da Agroecologia, como Matriz Tecnológica, mas também, como lembra Miguel Arroio, Matriz Pedagógica, com base na Biodiversidade, na Economia Solidária, na Organização Política, no Cooperativismo, na Sustentabilidade, na busca de Políticas Públicas do Campo. Ao sortear cartilha sobre a Água lembrei de que dali a pouco estaríamos urinando e evacuando na água, dando a descarga e pensando que aquele gesto é a coisa mais natural que há...
Encerramos com um exercício de levantamento da realidade das comunidades onde há ESCOLAS MULTISSERIADAS e vimos como tal exercício, feito junto com o Povo do qual fazemos parte, valoriza e respeita as pessoas, os cidadãos, os sujeitos como atores sociais. Frisei que nem um prefeito, administração ou político... são donos da Educação e das Escolas. Eles são passageiros no tempo e no espaço. Suas funções são de apoio, de suporte às comunidades escolares.
          Terminamos com sorteio de alguns livros e publicações da ASSESOAR  de Francisco Beltrão, sobre o Campo e a EdoC, como forma de divulgar subsídios para se pensar e planejar a aprendizagem na Educação do Campo.
___________________________________________
¹ Educação do Campo: EdoC.
² CFR: Casa Familiar Rural.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

RÁPIDAS I

Administrar os bens públicos não é fazer o que eu quero, mas o que o Povo precisa, quando precisa, onde precisa e como precisa.
  • A 9ª Jornada de Agroecologia, em Francisco Beltrão, enquanto Projeto de Vida, foi o sinal de resistência à avalanche do Agronegócio e seu Projeto de Morte!
  • Candói tem pelo menos duas comunidades isoladas (desde 12.05.10) e seus filhos e filhas não podem embarcar no transporte escolar devido a uma ponte quebrada no Rio Passo Grande... Está em licitação a construção de uma nova ponte!
  • As Comunidades de Três Passos e Passo Grande contam com uma estrada desvio (por causa da ponte quebrada...), mas se chover ônibus e caminhões agora devem passar (segundo observamos em 04.06.10) depois do "cascalhamento"...
  • O Papel dos Conselhos Municipais é analisar e subsidiar as Políticas Públicas em suas áreas afins, discutindo a pertinência, a necessidade e o benefício da aplicação dos recursos públicos. Eles não devem servir apenas para dar legalidade aos atos administrativos...

sábado, 15 de maio de 2010

A DIREITA RAIVOSA

O problema que afeta a existência da DIREITA RAIVOSA, no que se refere ao Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, é que este fez um governo que em muito supera os oito anos do Dr FHC e de qualquer outro governo anterior. Supera não em corrupção, incompetência... como desesperadamente quer fazer crer a DIREITA RAIVOSA e que para isto há tempos vem fazendo campanha, usando toda a mídia e todas as forças, para atacar as  administrações populares, desde o Local até o nível Nacional. Na base disto está o que eles diziam antes de Lula ser eleito Presidente, que ele era analfabeto, pobre, desdentado... Que não faria um governo que atendesse as demandas sociais. E ele e sua equipe de governo, salvo exceções, conseguiram um desempenho "extraordinário". Não somente avançou muito nas questões sociais, de distribuição de renda, na educação, nas políticas públicas urbanas e do campo... E para não ficar no vaziu das palavras ou expressões, sugiro que se veja aqui outra matéria que publiquei com dados numéricos... Ao mesmo tempo não deixou de atender a elite econômica, sejam os banqueiros, os industriais, o agronegócio, injetando bilhões de reais para ajudar estes pobresinhos... A avaliação da DIREITA RAIVOSA a deixa incomodada, porque o bom desempenho do Governo Lula significa continuação do PT no poder.
Não passa no gargalo da DIREITA RAIVOSA que o Governo Lula ajudou a aperfeiçoar a Democracia Brasieleira. "Nunca antes na história deste país" a Polícia federal trabalhou tanto (e a Justiça) para desbaratar quadrilhas, crimes eleitorais, corrupção administrativa... Incluindo elementos/momentos do próprio PT. Graças a disposição do Aparelho do Estado para trabalhar pelo direito de Participação e a Transparência no cuidado com a coisa pública. Apesar de que o Estatuto do Estado Brasileiro (Constituição, Leis...) foi feito pela maioria da DIREITA RAIVOSA. O que salvaguardou alguns direitos da classe trabalhadora foi sua ação decisiva em função de um projeto próprio. E aqui não me refiro apenas à militância do PT, mas de outros segmentos da classe trabalhadora (de partidos e organizações sociais) que fortaleceram uma luta comum a todos.
Entendemos que os avanços do Governo Lula foram tímidos, como por exemplo questão da Reforma Agrária. Mas temos que analisar que na composição de seu Governo teve Ministros que historicamente sempre jogaram contra... e a favor da DIREITA RAIVOSA. Assim, no Ministério da Agricultura o Reinhold Stephanes e no Ministério das Comunicações o Hélio Costa. Um é representante viceral do Agronegócio e contra a Reforma Agrária (e veja que não estamos falando de Revolução Agrária! Nos referimos a aplicação da Lei que não acontece...). E o outro representante da Globo (que sempre foi contra o Povo!) e que trancou o avanço das Rádios Comunitárias. Dentre outros...
Chegou o tempo em que a DIREITA RAIVOSA muda o seu discurso. É o tempo de eleições. E deste modo procura se mostar acessível, eficiente, popular... apenas para colher os votos do Povo! E nós entendemos que o período eleitoral é um momento pedagógico, através do qual temos que aprender e ajudar o Povo tirar suas lições para a vida!

9ª Jornada de AGROECOLOGIA II

Terra Livre de Transgênicos e sem Agrotóxicos
Construindo o Projeto Popular e Soberano para a Agricultura

19 a 22 de maio de 2009 – Parque de Exposições – Francisco Beltrão - PR
A Jornada de Agroecologia é uma articulação de várias entidades ligadas aos trabalhadores do campo. Não é apenas um evento anual, mas um conjunto enorme de ações localizadas e dispersas, mas que se orientam numa mesma perspectiva.
A Jornada de Agroecologia tem se firmado, através de suas edições, desde 2002, como uma forma de construir uma ação dinâmica , permanente e aglutinadora de articulação da proposta de Agricultura Familiar Ecológica baseada em uma “Terra Livre de transgênicos e Sem agrotóxicos”.
Os participantes do grande evento e dos eventos nas regiões são na maioria agricultores familiares e sem-terra, de todas as regiões do estado. Mas há participação significativa de estudantes, professores, técnicos e engenheiros agrônomos. No evento maior, realizado anualmente, sempre tem participações de caravanas de outros estados e países.
Os três primeiros eventos (2002, 2003 e 2004) aconteceram no município de Ponta Grossa – PR, e os outros quatro (2005, 2006, 2007 e 2008) na cidade de Cascavel. Como a Jornada não é só o evento anual, mas sim um processo de atividades, acontece eventos durante o ano todo em diversos locais. Eventos que são promovidos pelas regiões e entidades ligadas ao processo da Jornada.
Todo o processo da Jornada de Agroecologia tem tido grande repercussão no campo. Multiplicam-se no estado as experiências de campos de sementes em assentamentos, de produção agroecológica, de criação de centros de estudo em agroecologia, destacando-se a criação da Escola Latino-americana de Agroecologia, no município da Lapa/PR.
A Agroecologia é uma realidade que se confirma e se expande a cada ano no Paraná, no Brasil e no Mundo. São milhares de homens e mulheres que vivem e trabalham no campo reconstruindo as bases ecológicas da agricultura, revitalizando formas organizativas tradicionais de cooperação e seguindo em sua marcha histórica de luta pela terra, de avanço e qualificação na cooperação no trabalho e na gestão da terra e demais recursos naturais, e na conquista da sua emancipação.
Derrotar o latifúndio, não se intimidar frente à violência dos fazendeiros e seus pistoleiros, não se curvar às empresas transnacionais do agronegócio com suas tecnologias da morte – os agrotóxicos e os transgênicos e a nanotecnologia, colocam todo homem e toda mulher praticante da agroecologia na linha de frente em defesa da Vida.
A Jornada de Agroecologia, como expressão desse longo tempo de luta e trabalho das famílias camponesas, revela ao grande público do Paraná e do Brasil, sua escolha corajosa e comprometida que compõe sua alma e sua vida e seu vínculo com as futuras gerações.
É dessa determinação que emerge a força consciente, a militância nas organizações, o trabalho cuidadoso com a Terra, a Água, as Florestas, as Sementes, os Animais, num modo de ser e trabalhar que assegura o sustento da vida e garanta a soberania alimentar com a oferta de alimentos saudáveis.
A articulação dos movimentos camponeses e das organizações de assessoria na Jornada de Agroecologia criou uma situação de lutas e mobilizações que fazem do Paraná a principal trincheira de resistência aos transgênicos das transnacionais.
Jornada no Sudoeste do Paraná
A região sudoeste do Estado do Paraná é formada por 42 municípios, com uma população de 500 mil habitantes, destes em torno de 42% vivem no campo. A região é caracterizada pela agricultura familiar e camponesa, destes 42% 87% das propriedades são consideradas Familiares e camponesas e 94% possuem menos de 50 hectares por propriedades. A região sudoeste lutou muito pelas suas terras e o direito de permanecerem neste espaço, um exemplo é a revolta dos colonos de 1957.
O sudoeste do Estado é um local de muitas organizações, entidades e movimentos sociais e muitos deles surgiram na região e hoje são referência nacional.
Com toda esta história de luta e conquistas da região realizou-se no ano de 2009 a 8ª Jornada de e neste ano de 2010 novamente acontece a 9ª Jornada paranaense de Agroecologia aqui na região.
A 9ª Jornada de Agroecologia acontecerá nos dias 19 a 22 de maio de 2010 no município de Francisco Beltrão, sudoeste do estado do Paraná. Convidamos todas e todos que venham participar com suas caravana desta Jornada de Agroecologia.
Fonte: Liberal - O Jornal do Cidadão
Fonte:  imagem

9ª Jornada de Agroecologia I

A cidade de Francisco Beltrão recebe a 9ª Jornada de Agroecologia, no Parque de Exposições, a partir desta próxima quarta-feira (19). O evento reunirá aproximadamente quatro mil pessoas das regiões sul e centro oeste do país e representantes da América Latina, e tem como objetivo construir um novo modelo de agricultura, sem o uso de agrotóxicos.
Segundo Roberto Baggio, um dos coordenadores da Jornada, durante quatro dias os participantes assistirão a palestras com renomados pesquisadores, seminários e demais atividades que propõem a troca de experiências. “Queremos que nossos camponeses sejam guardiões da natureza e da biodiversidade”, disse.
Baggio destacou que a educação e a preservação do meio ambiente serão os temas mais debatidos durante o encontro. De acordo com ele, há a necessidade de se trabalhar com um modelo de agricultura que dispense os agrotóxicos e agentes químicos. “Precisamos de uma agricultura sem venenos e agrotóxicos, que beneficie tanto quem planta quanto quem consome”, ponderou.
Segundo Baggio, as palestras têm como objetivo elevar o nível de conhecimento dos produtores. “Preparamos os filhos dos agricultores para que esse conhecimento fortaleça a comunidade”. A Jornada também incentiva a preservação de sementes e animais crioulos. “Todo ano são distribuídas sementes aos participantes, que atuam como agentes de reprodução, pois pegam as sementes num ano e trazem uma certa quantidade delas no ano seguinte”, contou o coordenador. Nesta edição serão distribuídos vários kits com sementes de milho, feijão, adubo verde e 30 variedades de hortaliças.
Jornada de Agroecologia – O evento é organizado pela Unioeste, Fórum Sudoeste e Via Campesina, e nesta nona edição trará as palestras “Análise do Movimento do Capital na Agricultura e suas Consequências”, ministrada por Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira da Reforma Agrária; e “Agrotóxicos e a Contaminação dos Alimentos”, ministrada por Letícia Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras com a participação de José Maria Tardin, Larissa Packer e João Pedro Stédile".  Fonte: Agência Estadual de Notícias...
- Imagem

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Relação dos Agrotóxicos com Câncer e outras Doenças

Cerca de 68% das pessoas
 que aplicam agrotóxico  
em plantios  na Chapada  do   Apodi desconhecem o produto.

Limoeiro do Norte. Foram 42 as mortes causadas por câncer neste Município, a maioria entre agricultores, somente no ano passado. O número é considerado alto demais para um município com pouco mais de 50 mil habitantes. O registro não difere muito dos outros anos na mesma cidade. Porque ainda não se pode dizer “com toda clareza”, especialistas evitam ser categóricos sobre relação de efeito e causa entre o uso indiscriminado de agrotóxicos na Chapada do Apodi e os óbitos por neoplasia (câncer). Para ver toda a matéria CLIQUE AQUI

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Campanha Ficha Limpa contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça

Esta é uma campanha lançada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

"A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar." 
Para saber mais clique aqui.

terça-feira, 11 de maio de 2010

AGORA É A VEZ DA "UNIÃO DOS CONTRÁRIOS"?!?

Posso ser tolerante!
Conservar os limites da polidez e da boa educação!
Ainda consigo visualizar situações que muitas pessoas não veem!
...
Mas prestar-me a determinados papéis...
Com licença e por favor!
Obrigado!
...
Ainda tenho amor próprio!
Minha consciência não tem preço!
E não estou a venda...
...
Já afirmei anteriormente...
Todo mundo sabe por experiência...
Água e óleo não se misturam!
... 
E não me venham com chorumelas!
É brincadeirinha...
Mas nunca falei mais sério!

domingo, 9 de maio de 2010

O Trio: Valores, Pensamentos e Atitudes

Autor: Saul Brandalise Jr
Cabe a nós escolhermos o que queremos ser e como pretendemos conduzir a nossa vida... Ser o motorista ou o passageiro. Ser o Piloto ou fazer parte da tripulação. Ser o comandante ou simplesmente um marinheiro...?
A maioria de nós crê piamente que somos o que uma forte energia determina que iremos nos tornar. Que exista um super ser, forte mesmo, que tudo coordena e tudo determina, cujo final sou eu, você, as galáxias, o Universo, enfim, tudo e todos que nos cercam.
O Telescópio Hubble há 20 anos está nos ajudando a perceber que esta crença é tão forte quanto a estória da Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho ou o Lobo Mau. Mesmo sem a sábia interferência das imagens do Hubble, já acho que todos nós somos o que pensamos ser; portanto, uma pequena, mas forte partícula deste imenso Universo. Uma essência em estado de aprendizado e em processo de evolução. Afirmo que somos hoje o que pensamos, fizemos até ontem ou até um segundo atrás. Seremos amanhã o que admitimos ser agora.
Para ver matéria inteira CLIQUE AQUI 

SER SITUAÇÃO, ADVERSÁRIO OU OPOSIÇÃO

Há um equívoco muito grande, digo, um mal entendido,' neste quadro que podemos chamar de "situação-adversário-oposição". Pois se observarmos bem, andamos, andamos... e não saimos do próprio lugar! É assim, digamos que tu sejas da situação de algum governo ou administração. Acontece, em determinada situação, em que tu és tratado como tal, como amigo zeloso, como companheiro, como correligionário. Mas a bem da verdade, tu és apenas usado para atenderes os interesses nem sempre tão públicos, como deveriam ser os projetos, os planos, os objetivos de quem serve ao Povo através do governo. Tu serves para que o político a quem defendes apenas alcance os propósitos maiores... Porque que quem serve por meio dos serviços públicos deveria presar por defender os interesses coletivos, ao invés de particulares ou apenas os interesses de uma parte do Povo. E se tu te entendes como situação (nem sempre), tu te colocas como adversário de quem seria opositor político.
E se tu entendes os demais como adversários ou oposição a quem tu apóias ou serves, muitas vezes até ocupando cargos ou prestando determinados serviços, consequentemente tu encaras estes adversários como oponentes ou até inimigos pessoais, o que não teria que ser obrigatoriamente. E se tu encaras assim os demais, que não compartilham de tua situação, de tua visão, de tua postura política, por vezes tu acabas por retalhar, menospresar, perseguir ou tratar os adversários com má fé e como inimigos... E mais uma vez quem ganha com isto não és tu! Pois quem se "beneficia" ou leva vantagem, de forma astuta, é o governo... Enquanto tu te desgastas, te incomodas, prejudicas tua saúde... e tua vida, o dito a quem defendes está cada vez mais cômodo, mais gordo, pois não precisa nem se defender, enquanto os "fiéis escudeiros" (ou os babacas) o defendem e até brigam por ele.
Dividir o Povo para dominar - "divid et imperat!"¹ - foi uma estratégia dos imperadores romanos quando queriam dominar determinado povo e transformá-lo em seus súditos e sua colônia. Eles faziam com que aquele povo brigasse entre si. E quando estava dividido, brigando, se matando, chegavam com seus exércitos  e dominavam tudo e todos. Depois eles cobravam pesados impostos e tributos do Povo colonizado e levavam grande parte de sua produção para a capital (Roma).
Assim, cá entre nós, em proporções diferentes e menores, pode se dar práticas políticas semelhantes. Precisamos ser mansos e prudentes! Não sermos massa de manobra, pelegos, capachos... de ninguém! Enquanto nós nos estranhamos, brigamos, nos arrebentamos... alguém está se locupletando, somando benefícios para si mesmo, enriquecendo... E depois ficamos com cara de babacas, apenas chupando no dedo!
_______________________________
¹ Foi o mesmo princípio defendido por Maquiavel: “dividir para conquistar”, e que foi primeiramente citado pelo General Sun Tzu, em A Arte da Guerra, alguns séculos antes de Cristo.

"PUBLICAÇÕES LEGAIS" DO MUNICÍPIO DE CANDÓI E REGIÃO

Acompanhamos as Publicações Legais de nosso Município e de Municíupios da Região Centro no Jornal Diário de Guarapuava (Rede Diários do Paraná) e ficamos perplexos com o tamanho imperceptível das letras. Isté é, tem documentos que são impossíveis de serem lidos. Por exemplo, na publicação do "PPA 2010/2013 - Resumo das Ações por Órgão - Unidade Físico/Financeiro", em 12 páginas (Edição nº 2842, sáb/dom., 08 e 09/05/10), é possível ler com esfoço visual apenas o título. O conteúdo, conforme atesta o referido título, não!
Nos perguntamos, na condição de cidadãos, munícipes, qual é o sentido de publicar tal documento (ou outros, muitas vezes) se não conseguimos decifrar o que está escrito? Qual é o significado de letras tão diminutas? Qual é o propósito destas "publicações legais"?
Na mesma edição, por exemplo, o Município de Pinhão publica um extenso documento com legibilidade suficiente para ser lido sem muito esforço, desde que não se tenha problema ocular.
As Portarias, seja de Candói, sejam de Pinhão, Boa Ventura de São Roque, Turvo, em geral, são um pouco mais legíveis, isto quando não estão borradas...
Se é para dar visibilidade, transparência aos atos públicos das administrações, no caso municipais, então é necessário que elas sejam feitas em letras legíveis, em proporções viáveis de serem decodifidas e entendidas pelos leitores e leitoras!

sábado, 8 de maio de 2010

NEM BANANA DO MESMO CACHO NEM FARINHA DO MESMO SACO!

Quero dizer, assim como existem vários partidos, cada partido com seu programa, com seu foco, com sua doutrina (que as vezes não significa nada...). Há políticos nos diferentes partidos (assim como há pessoas na sociedade...) que eleitos estão nas administrações e sobre eles não pesa nenhuma acusação de crime (civil, eleitoral, administrativo, etc), mas que por si só, através do modo como exercem o poder já se constitui em um crime que lesa o Povo, as Finanças Públicas, a Pátria... Ou seja, tem aparência de legalidade, de austeridade, de seriedade, de Ética no serviço público, mas não passa de aparência, pois o poço de corrupção é sem fundo!
Há os casos em que, usando a figura da caixa d'água, a água transborda e escorre até a mídia. Há os casos mais escabrosos em que a mídia se ocupa por dias e dias até a exaustão. Agora, por exemplo, no Paraná veio a tona o caso de corrupção através dos funcionários 'laranjas' na Assembléia Legislativa do Estado. São os contratados através dos Atos Secretos, onde se tem desviado milhões dos cofres públicos. Vamos acompanhar e ver se os cabeças serão penalizados...
Do mesmo modo nos diversos partidos políticos, uns são bem fundamentados em seus programas e estatutos, outros nem tanto. Em uns há mais seriedade (não estou falando de sisudez, cara feia!) e em outros menos, até porque têm partidos grandes e outros pequenos (apelidados de 'nanicos'), neles estão também políticos honestos (ou não!), porque na sociedade tem pessoas honestas (ou nâo!), com responsabilidade pública...
Há o caso dos partidos que apenas utilizam-se das siglas partidárias, sem que estas tenham outro significado a não ser serem ferramentas imediatas de eleições e depois o partido fica de lado até a próximo período eleitoral.
E um elemento que nós cidadãos devemos observar é que não podemos generalizar como se todos/as indistintamente fossem desonestos, corruptos, ladrões... E uma vez observadas a história de vida de cada candidato, uma vez feita as nossas escolhas e votado, tendo eleito alguns, devemos acompanhar e participar de seus mandatos, ver e cobrar uma postura de compromisso e responsabilidades com o que pertence a todos, e não deixar que utilizem os bens públicos como meio de privilégios pessoais, como se o dinheiro público (digo, do Povo!) não valesse nada... No entanto políticos ditos de origem humildes têm levantado enormes fortunas e construido império com os recursos do Povo, com o dinheiro dos impostos e tributos que pagamos! Além dos atos de corrupção, superfaturamento, desvios, há o caso, por exemplo, de diárias de viagens de políticos (dos governos municipais ao governo federal), que lhes proporcionam tanto dinheiro em um só dia de viagem (imagine se o cidadão fica dois dias, uma semana fora a "serviço"!)... Enquanto isso, por exemplo, uma professora municipal tem que trabalhar mais de três meses para receber a mesma quantia. Isto é, na mão do político o recurso público não tem valor (é gasto a rodo!), mas para a professora que dá seu sangue através de árduo Trabalho, o mesmo dinheiro tem que "dar cria"! Eita contradição dos diabos! 
Observe o caso do Ministro... O exemplo de outra instância, no Judiciário (STF). Fiquemos atentos, de olhos abertos e informados! Pois "Povo sem memória é Povo sem História!"

EMENDAS PARLAMENTARES PARA CANDÓI

Tivemos algumas emendas parlamentares apresentadas pelo Dep. Dr. Rosinha e aprovadas no Parlemento, de significativa importâncias aos pequenos agricultores de Candói, especialmente da Agricultura Familiar e Assentados... Além disso, o nosso Deputado tem uma enorme lista de ações que ajudam a tornar o Povo do Brasil e do Mercosur mais dignos e confiantes neste tipo de político, que tem uma postura ética e compromisso dentro da Democracia Representativa e que muitíssimo nos honra a todos/as!
Para saber mais sobre o Trabalho/Atuação/Biografia do Dr Rosinha  ACESSE AQUI

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Conferência de Cochabamba termina com pedido por referendo climático mundial e críticas aos EUA e à ONU


"A Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática (CMPMC) encerrou com uma advertência à ONU (Organização das Nações Unidas), críticas aos Estados Unidos e a exigência aos países industrializados de que reduzam para a metade suas emissões de gases do efeito estufa até o ano de 2020.
Primeiro a falar, o presidente boliviano Evo Morales fez uma avaliação da conferência e sublinhou que os grupos de trabalho definiram três linhas para a atuação pós-CMPMC: as conclusões finais da reunião devem ser discutidas nos eventos preparatórios para a CoP-16, a ser realizada em Cancún (México), em dezembro; a instauração de um Tribunal Internacional de Justiça Climática; e que haja um referendo climático global".
Para acessar este importantíssimo artigo clique aqui

Documento final da Cúpula dos Povos do Sul - Declaração da Bahia

Salvador, Bahia, Brasil – 12 a 15 de dezembro de 2008
Representantes de organizações e movimentos sociais da AL e do Caribe, reunidos por ocasião da realização histórica de cinco cúpulas simultâneas de presidentes do Mercosul, União das Nações Sul-americanas (Unasul), da Associação Latino-americana de Integração (Aladi), do Grupo do Rio e da América Latina e Caribe, em Salvador, Bahia.
Assumindo o rumo que marcam os resultados das Cúpulas dos povos realizadas em Posadas 2008, Lima 2008, Santiago do Chile 2007, Cochabamba 2006 e Mar del Plata 2005.
Reafirmando que homens e mulheres da América Latina e Caribe vimos construindo a integração a partir dos povos, avançando na disputa pela profunda transformação do modelo produtivo atual em uma perspectiva soberana, sustentável e justa.
Para ler todo o Doc, clique aqui

Guerra do Agronegócio contra o Código Florestal

Por detrás da guerra da bancada da motosserra contra o Código Florestal, uma lei com 76 anos de história, só há um motivo: ele, finalmente, está deixando de ser letra-morta.
_ Queimada na Amazônia abre espaço para o cultivo de soja e a pecuária. Daniel Beltra
"Nunca, neste país, se falou tanto de Código Florestal. O que é de se estranhar, pois a Lei nº 4.771 já está entre nós há exatos 45 anos. Isso sem contar sua primeira versão, que data de 1934. Não faz mais de década e meia, no entanto, que o Código virou alvo do agronegócio e de seus representantes no Congresso. Considerada, no Brasil e no mundo, uma das mais avançadas peças de legislação florestal, o Código, a cada ano, sofre ataques mais virulentos por parte dessa turma que acha que árvore só deve ser tratada a dentes de motosserra".
Para ler toda a matéria CLIQUE AQUI

domingo, 2 de maio de 2010

Alegria, Satisfação e Realização...

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita."
(Gandhi)

Fonte da imagem: CLIQUE AQUI

ALIMENTO = MEDICAMENTO

"Que o alimento seja o seu medicamento,
e que o medicamento seja seu alimento".
(Hipócrates)

A TRANSGENIA: "Ruim para o produtor e para o consumidor"

"A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre.
Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria.
Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos".
Para ler toda a matéria CLIQUE AQUI

sábado, 1 de maio de 2010

"Quem rotula amigo é"

"Em defesa do consumidor, que tem o direito de conhecer aquilo que compra e come, o Greenpeace travou e venceu uma batalha com gigantes.
O Greenpeace passou três anos em meio a investigações e protestos, lidando com empresas poderosas do setor alimentício Bunge e Cargill, além de redes de supermercados. Não foi fácil, mas faríamos tudo de novo: no final, o brasileiro ganhou mais honestidade e transparência no carrinho de compras.
A história começa em 2003. Naquele ano, o governo Lula aprovou a Lei de Rotulagem, que determinava que alimentos que contivessem a partir de 1% de transgênicos entre seus ingredientes seriam obrigados a apresentar claramente essa informação na embalagem. Só que a lei era letra morta: nenhuma empresa queria assumir publicamente que usava matéria-prima transgênica em seus produtos. Era como se, de repente, todos os alimentos fossem seguros.
Esse "milagre" dos alimentos pseudolivres de transgênicos não passou despercebido pelo Greenpeace. Desconfiávamos que, atrás de embalagens bonitas e coloridas, havia organismos geneticamente modificados. O mínimo que deveria ser feito era sua correta identificação, para que o consumidor pudesse escolher o que comia".
Para ler toda a matéria do sítio do Greenpeace CLIQUE AQUI