quarta-feira, 31 de março de 2010

ASSIM JOSÉ SERRA TRATA OS PROFESSORES!

TROPAS DE SERRA AGRIDEM PROFESSORES, COM GÁS LACRIMOGÊNEO, BALAS DE BORRACHA, CASSETETES E GÁS DE PIMENTA

Pelo menos dezesseis pessoas ficaram feridas ontem – nove professores e sete policiais, segundo a Polícia Militar – durante as quase três horas de duração da batalha campal a que se entregou a PM do governador José Serra (PSDB) para impedir que manifestantes do magistério em greve se aproximassem do Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo estadual.
A mobilização das tropas de Serra se estendeu das rodovias de acesso a São Paulo até os arredores do Palácio. Nas estradas, a Polícia Rodoviária Estadual bloqueou a passagem de ônibus lotados de professores que pretendiam participar da assembleia marcada para o meio da tarde. Em frente à sede do governo, a ação da PM consistiu, inicialmente, em levantar uma barricada de concreto e dispor uma tropa fortemente armada, com o objetivo de evitar que os professores ocupassem a área para realizar a assembleia. Fechado o acesso ao local, 30 mil professores, segundo o sindicato da categoria, ou 7.000, segundo a PM, transferiram a assembleia para uma praça em frente ao estádio do Morumbi. Foi lá que os professores decidiram continuar a greve. E foi lá que as tropas de Serra cercaram e agrediram, brutal e covardemente, milhares de homens e mulheres que formam o magistério público estadual.
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quarta-feira, 24 de março de 2010

A EDUCAÇÃO E A GESTÃO DA CASA FAMILIAR RURAL

CFR de Candói - Pr - Nov/2009.
1. O contexto social da CFR
O espaço, o Território da CFR, é composto por Educandos/as oriundos do campo (meio rural) e alguns da cidade. Suas famílias estão mais para a categoria de camponeses, agricultores familiares, pequenos agricultores, trabalhadores rurais sem terra, volantes, biscateiros... Eles procedem de diversas comunidades. E a sua participação na CFR encontra algumas dificuldades, como por ex. as distâncias, a falta de condições para locomoverem-se, a carência de cultura do exercício democrático da participação, dentre outros.
2. O que deve ser a Educação da CFR
Tanto quanto deveria ser em qualquer escola regular ou convencional, o processo educativo deve ser emancipador, libertador, gerador de autonomia, de emancipação, independência, transformação de vida. A CFR deve ser Escola Pública, porque “a importãncia da escola pública básica está aí: colocar o povo em marcha sabendo pensar. Apenas reproduzir conhecimento não é só impossibilidade hermenêutica é em particular imbecilidade política, porque desfaz o sujeito em nome do objeto amnipulado. 'Pobresa política' é isso: condição de massa de manobra (DEMO, 2007: 27). A Escola CFR deve ter uma Educação que orientem os educandos a se desenvolverem deforma criativa, com capacidade de desenvolver a cidadania, de pensar com senso crítico, de participar politicamente, de pesquisar, de elaborar, de praticar, de teorizar a prática e de reelaborar. Emfim, a CFR deve fazer Educação tendo como base o conhecimento desruptivo “no sentido do desafio de forjar povo rebelde, capaz de tomar seu destino em suas próprias mãos e de exercer efetivo controle democrático” (DEMO, 2003: 30).
A Educação da CFR deve contar com a participação constante das Famílias, acompanhando o desenvolvimernto de seus filhos, seu aprendizado, as propostas pedagógicas e projetos desenvolvidos nesta casa de Educação. Por outro lado, a Associação CFR, como organismo fundante e majoritário na organização da CFR (ainda que haja muita confusão a respeito do papel da Administração Municipal, parceira), tem como necessidade estar em permanente contato com o local da CFR, com os Educandos/as, com os Educadores, com os Monitores, com os Funcionários e com a Coordenação da CFR.
3. O que é complementar no processo educativo da CFR
No processo de formação que tem como objetivo a Qualificação em Agricultura e Pecuária, é fundamental os estudos sobre as atividades agrícolas, a criação de animais, a organização do espaço do campo, da Unidade de Produção e Vida Familiar (a UPVF, a 'propriedade', do terreno, da área familiar), o sistema de controle da produção, dos gastos, da renda. Junto com o aprofundamento teórico o Educando ou a Educanda devem continuar tendo acesso ao campo, às atividades práticas, mas sempre pensando, avaliando, sistematizando a partir das ações que realiza. A Educação da CFR não deve ser, de modo algum, braço, extenção, reprodução das práticas do AGRONEGÓCIO, pois educação deste tipo as empresas (inclusive as pseudo cooperativas) revendedoras de agroquímicos (venenos), de semente 'BT', RR, e outras tecnologias, já o realizam com maestria e capacidade de convencimento que excede o nosso trabalho de longe. Portanto, a Educação com formação "técnica" deve oferecer a oportunidade dos filhos e filhas de Trabalhadores aprenderem alternativas e modelo de Agricultura e criação de animais que sejam sustentáveis. E para isto precisam sr: Ecologicamente Correto; Economicamente viável; Socialmente justo e Culturalmente aceito.
4. O que não deveria ser a Educação da CFR
A Educação na CFR não naõ deve ser reprodução do conhecimento, pois, como diz Pedro Demo, “Se for apenas para reproduzir conhecimento, temos hoje meios mais interessantes disponíveis, como a parafernália eletrônica, que tem a vantagem de ser ao vivo e a cores, com efeitos especiais” (DEMO, 2007: 13), mesmo que no caso da nossa CFR não tem computador e internet de qualidade nem aos educadores. A Educação da CFR não deve empurrar os alunos para frente de qualquer maneira, tendo por base a chamada “progressão automática”. Não deve ser instrucionismo (ou seja, reprodutivismo de fora para dentro), pois são “práticas deslavadas, no fundo imbecilizantes, porque evitam a formação do sujeito que sabe pensar e aprender” (DEMO, 2007: 21). Não pode ficar no senso comum, porque torna o educando facilmente crédulo, que não sabe pensar, argumentar, fundamentar, elaborar. A Educação na CFR não deve ser reprodução do sistema excludente que está posto, pois justamente, em sua maioria, nossos educandos são filhos da classe trabalhadora, e dentre estes, estão os mais pobres, fruto do modo de produção capitalista que gera miséria através da exploração, da expropriação do produto do Trabalho e suor dos trabalhadores, do lucro e concentração de renda. Porque “a força inaudita do capitalismo, em alguma medida, pode ser explicada pela habilidade de se aproveitar da face predatória humana, ao acentuar liberdades individualistas às custas do bem comum” (DEMO, 2007: 25). Se existe um modelo de vida e produção que se chama agronegócio, baseado exclusivamente na produção de mercadorias (commodities) a qualquer custo, então os filhos da classe trabalhadora devem ter acesso a um modelo que seja condizente com sua situação e que venha ao encontro de suas necessidades, (conforme colocamos no item nº 2).
5. O que deve ser o Processo de Gestão na CFR
O processo de Gestão Administrativa e Pedagógica tem que ser totalmente autônoma. Não autônoma de seu sentido primeiro, de sua História, de sua tradição, do conjunto de leis, normas e resoluções que embasam sua organização. Mas me refiro, primeiramente, à Diretoria da Associação que tem que ter perfil. Ser composta por pessoas que são ou estão no campo, na área da Agricultura, que tenham experiência, formação na perspectiva da Pedagogia da Alternância, das CFR's propriamente ditas, que é o caso da nossa diretoria atual.
E finalmente, a chamada Coordenação (uma especie de direção) da CFR que que ter perfil, visão de conjunto do processo educativo, afinidade com a equipe de Trabalhadores da CFR (mais do que com forças externas). Precisa trabalhar junto com a Diretoria da ACFR (não apenas utilizá-la para dar legalidade aos atos administrativos da CFR). Deve estar permanentemente presente no Território da CFR (não só no local da Casa Familiar Rural, mas nas Comunidades também) e ter dedicação exclusiva. Para ser Coordenação da CFR não pode ser "paraquedista" que chega não sei de onde, com objetivos 'não sei os quais', pois a CFR não pode ser apenas um "bico financeiro" (como se diz na gíria popular), a CFR não pode ser apenas o apêndice de sua vida. Para ser Cordenação (coodenadora ou coordenador) da CFR há que se ter um envolvimento viceral com todo o processo, não apenas delegar função a este ou àquele! é necessário ter afinidade com os/as parceiros e cooperadores/as, conveniados/as ou não, como Prefeitura (respeitadas as proporções), com o Núcleo Regional de Ensino (Estado), com programas federais (União), com as Instituições, Organizações e Movimentos Sociais, que no caso de Candói podem ser Escolas, Igrejas, MPA, MST, MAB, STR, CRESOL, CORLAF, CEMPO, Associações Comunitárias ou outras, com algumas empresas e com a Sociedade em geral! Faço estas referências porque os sujeitos que constituem educandos/as da CFR têm suas histórias ligadas a estes espaços sociais.

OS DITADORES OU TIRANOS

Os tiranos não são amados.
Eles são apenas temidos...
Os tiranos não conhecem a amizade com o Povo.
Eles conhecem apenas a sua submissão...
Os tiranos não conhecem a cidadania.
Eles conhecem apenas os interesses próprios...
Os tiranos não conhecem os direitos.
Eles conhecem apenas os deveres...
Os tiranos não conhecem a liberdade.
Eles conhecem apenas a coerção e a força...
Os tiranos não conhecem a igualdade.
Eles conhecem apenas a prepotência...
Os tiranos não conhecem as leis.
Eles se fazem as leis...
Os tiranos não sabem ouvir.
Eles apenas “sabem” falar...
Os tiranos não têm autoconfiança.
Eles são eternos inseguros...
Os tiranos não entendem a língua do “nós”.
Eles apenas entendem... “Eu! Eu! Eu!”
Os tiranos parecem ter grande poder.
Eles apenas são uns miseráveis mortais.
(Sergio Bucco, 16/12/2005).

ABUSO DE PODER

A praga, a verdadeira erva daninha, o câncer que afeta a DEMOCRACIA, que fere a CIDADANIA, que não permite HONESTIDADE NA GESTÃO PÚBLICA, que oportuniza CRIME QUE LESA O POVO, que esconde a verdadeira aplicação dos RECURSOS PÚBLICOS, que impede a TRANSPARÊNCIA e o Povo de PARTICIPAR, que tem como base o engodo, o engano e a mentira, dentre outras sequelas e sintomas, chama-se ABUSO DE PODER! E neste caso os supostos "REPRESENTANTES DO POVO" se arvoram em DONOS DO PODER e esquecem o que estabelece a CONSTITUIÇÃO  de 1988, em seu Art. 1º, Parágrafo Único:

"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição".

Logo, os "representantes do Povo" não podem se tornar seu algozes, seu feitores, seu carrascos, não interessando se ele ou ela foram eleitos com nosso voto ou não, pois ele é eleito para servir ao Povo, aos seus intereses coletivos e suas necessidades, principalmente aos mais pobres (até que se extinga a situação de miséria que, junto com a ignorância e o analfabetismo, é alimento daquele câncer de que falamos no início deste artigo). Como afirma Joilson Gouveia:
É importante destacar que, não lhes outorgamos nenhuma procuração para espoliarem, aviltarem e saquearem ao erário em nosso nome e mentirem insolente, descarada e impunemente para toda a nação, dessarte, espezinharem a nossa cidadania e/ou a soberania popular, nos chamando a todos nós de palhaços, além de fazerem menoscaso da ética, da moral, da lei e da ordem¹.

A democracia, a cidadania, a soberania popular, a legislação têm que ser respeitadas (e até melhoradas) para que o Povo não apenas eleja seus representantes de forma legítima (pelo voto direto). Mas é preciso que se instituam mecanismos de controle e fiscalização mais eficientes para que o Povo possa depôr os calhordas, os enganadores do Povo, os mentirosos, os perseguidores do próprio Povo que paga seus gordos salários, os desvios dos recursos públicos, os superfaturamentos nas compras e obras públicas, a vagareza com que agem determinados políticos na gestão dos recursos públicos a ponto de passarem um ano de seus mandatos dizendo que estão "arrumando a casa", vomitando ainda bolas de calúnias e acusações a administradores anteriores, para desviarem a atenção do Povo nem sempre avisado e alerta! E ainda veem com aquele discurso manso, tipo lobo vestido de cordeiro, para poderem dar o golpe nos incautos...

P.e.r.g.u.n.t.e.m.o.-n.o.s:
Até quando nós, o Povo, vamos aturar a enganação, a comédia, a tragédia, o desmando, o abuso de poder e suas consequências?   Até onde vai nossa ignorância, alienação, passividade, paciência e vamos pagar a conta daquilo que não beneficia a nossa comunidade, o nosso município, etc, e ainda engorda de privilégios de todos os tipos os nossos "representantes", os "empregados do Povo"?!? Até quando vamos fazer de conta que acreditamos em tudo o que eles dizem e vamos aceitar a mentira sem reagirmos? Afinal, ninguém vive de engodo, de falácia, de enganação! E finalmente, até quando vamos ter que aturar aqueles/as que se grudam ao poder, como braços de ditadores raposões, iguais carrapatos, só pensando em seu benefício próprio, de forma egoísta, em prejuízo da maioria que fica excluída das políticas públicas?!?

Afinal, o poder exercido de forma democrática pressupõe uma relação entre iguais. Caso contrário, a ditadura é uma relação de dominação ente diferentes.

¹http://www.advogado.adv.br/direitomilitar/ano2001/joilson/poderdopovo.htm Neste endereço é possível ver uma análise muito lúcida sobre leleger e depôr quem elegemos se não cumprir com suas obrigações ante o Povo que referendou tais cargos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

PARALIZAÇÃO D@S PROFESSOR@S DO PARANÁ

No dia 16 de março de 2010 estivemos em Paralização Nacional e, mais especificamente, nós Trabalhadores da Educação do Estado do Paraná. Participamos em Curitiba de uma Marcha que saiu do Colégio estadual do paraná e terminou no Centro Cívico, em frente ao palácio do Governo. Enquanto aguardávamos a Comissão de Negociação se encontrava com Secretária Evelize Arcoverde e outros, inclusive o Vice-Governador.
Em nossa pauta, constam itens, conforme retirado do sítio da APP-Sindicato:
"A aula da rede estadual de ensino do Paraná foi diferente nesta terça-feira (16). Foi de cidadania, nas ruas de Curitiba e várias cidades do Estado. Mais de seis mil educadores lotaram as ruas da capital numa passeata em defesa da educação pública de qualidade. A estimativa é de que mais de 95% dos educadores do Paraná aderiram à paralisação das aulas nesta terça-feira.
Professores e funcionários de escolas, com faixas e cartazes mostrando as reivindicações da categoria, iniciaram a concentração às 9h, na Praça Santos Andrade, de onde saíram em passeata em direção ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico. Na praça Santos Andrade, vários representantes de outras entidades sindicais, como CUT, Sindicato dos Professores Municipais de Curitiba, Sindicato da Saúde e dos Bancários, além de deputados se solidarizaram com a luta dos educadores paranaenses.
A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, destacou a importância da mobilização para o fortalecimento da categoria em busca dos seus objetivos e da conquista da sua pauta de reivindicações, com destaque para a equiparação salarial e a posse dos aprovados nos últimos concursos de professores e funcionários.
Também compõem a pauta, a melhoria do atendimento a saúde e aprovação de Leis na Assembléia Legislativa que consolidem conquistas do último período. Entre estas, a Lei Estadual de Sistema de Ensino, a Lei do PDE e a Lei do Cargo de 40 horas. Os educadores do Paraná querem um aumento de 25,97%, mais a reposição inflacionária do ano, estimada, pelo Dieese em 4,31%, para equiparação com os outros servidores estaduais que ingressam no Estado com a mesma escolaridade dos educadores.
Os educadores também realizam campanha especial em defesa das condições de trabalho dos Funcionários de Escola, por mais funcionários nas escolas e direito à substituições. A manutenção da isenção do desconto previdenciário dos aposentados e pensionistas do Paraná, e a não ampliação da alíquota de contribuição 10% aos servidores públicos estaduais são ainda reivindicações da categoria.
O secretário de Imprensa da APP-Sindicato, Luiz Carlos Paixão da Rocha, lembrou que a paralisação desta terça-feira acontece em nível nacional, convocada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional.
Na manhã de hoje (16), representantes da CNTE reuniram-se com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para debaterem as questões relativas à aplicação do PSPN em todo país. A CNTE quer também que Haddad assuma com mais determinação a defesa da Lei do Piso.
Foi solicitada pelos dirigentes da CNTE um outro encontro para hoje, desta vez com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para apresentar novas razões contra a ADI movida por governadores de cinco estados contra a Lei do Piso. Além disso, a CNTE ainda aguarda uma audiência com o presidente Lula para discutir questões referentes ao Piso e à Carreira dos Profissionais de Educação.
Negociação - Um comissão de negociação da APP-Sindicato entrou em reunião de negociação com o governo às 11h30min, para tratar dos pontos da pauta de reivindicação dos educadores. Até o fechamento desta matéria, às 13h a reunião não havia sido encerrada".

Para ver a matéria completa no Sítio da APP-Sindicato CLIQUE AQUI

quarta-feira, 17 de março de 2010

O BRASIL DE FHC E O DE LULA

Com isenção de ânimo e sem paixões políticas, conhecer indicadores sociais e econômicos publicados pelo Jornal “The Economist”, comparando os Governos FHC e Lula.
A diferença é muito grande... é bom lembrar.
The Economist publicou! Situação do Brasil
antes (nos tempos de FHC) & depois (nos tempos de LULA):
Risco Brasil: 2.700 pontos  -  200 pontos
Salário Mínimo: 78 dólares  -  210 dólares
Dólar: Rs$ 3,00  -  Rs$ 1,78
Dívida FMI: Não mexeu  -  Pagou
Indústria naval: Não mexeu  -  Reconstruiu
Universidades Federais Novas: Nenhuma10 UFs
Extensões Universitárias: Nenhuma  -  45 EUs
Escolas Técnicas: Nenhuma  -  214 ETs
Valores e Reservas do Tesouro Nacional: 185 Bilhões de Dólares Negativos  -  160 Bilhões de Dólares Positivos
Créditos para o povo/PIB: 14% 34%
Estradas de Ferro: Nenhuma 3 em andamento
Estradas Rodoviárias: 90% danificadas  -  70% recuperadas
Industria Automobilística: Em baixa, 20%  -  Em alta, 30%
Crises internacionais: 4, arrasando o país  -  Nenhuma, pelas reservas acumuladas
Cambio: Fixo, estourando o Tesouro Nacional  -  Flutuante: com ligeiras intervenções do Banco Central
Taxas de Juros SELIC: 27% 11%
Mobilidade Social: 2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza  -  23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza
Empregos: 780 mil  -  11 milhões
Investimentos em infraestrutura:  Nenhum 504 Bilhões de reais previstos até 2010
Mercado internacional: Brasil sem crédito  -  Brasil reconhecido como investment grade

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dr Rosinha: ENTREGA DE PATRULHAS AGRÍCOLAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ASSENTAMENTOS E QUILOMBOLAS DE CANDÓI

À esquerda líderes dos Assentamentos S. João Batista e Santa Clara (Antonio Tavares), à direita Gelson Kruk da Costa e o Dep. do PT Dr. Rosinha (autor  da Emenda Parlementar das Patrulhas).

Já não sem tempo, dia 14.03.2010, foi feita a entrega de duas Patrulhas Agrícolas às Comunidades dos Assentamentos Santa Clara e S. João Batista (conjuntamente) e Quilombola do Barreiro. As máquinas são resultado de Emendas Parlamentares do companheiro Deputado Fed. Dr. Rosinha, a partir de projetos elaborados pelo companheiro Gelson Kruk da Costa (quando ainda trabalhava na Secretaria Municipal de Educação de Candói, em 2008). Acompanhavam os Dr Rosinha suas Assessoras e o Professor José Lemos (da Direção Estadual da APP-Sindicato, e que fora Deputado estadual interinamente até dezembro de 2009). E agora (depois de bastante protelado "porque não fora marcada a data de entrega..."), as comunidades receberam estas "ferramentas" que deverão servir de reforço para produção de alimentos e para o seu desenvolvimento em geral, mediante produção de excedentes. O prefeito municipal (que concordou com a contra partida) estava presente (juntamnete com seu staf). Até parecia que nós do PT e os Tucanos éramos tudo a mesma coisa. Mas não, além de seres humanos, comuns a esta terra, temos projetos bem diferentes para o Brasil! Circunstancialmente, temos que nos cruzar e até colaborarmos uns com os outros em função dos intereses maiores do Povo, da Agricultura, da Educação, do Desenvolvimento, da Vida... Mas "água e óleo" não se misturam! E "naõ confudamos os alhos com os bugalhos"!
Assentamento Santa Clara - Candói - Pr

Comunidade Quilombola do Barreiro - Candói - Pr

Exemplar de máquinas que ficaram no Assentamneto Santa Clara.

quarta-feira, 10 de março de 2010

MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS


"Somos mulheres camponesas: agricultoras, arrendatárias, meeiras, ribeirinhas, posseiras, bóias-frias, diaristas, parceiras, extrativistas, quebradeiras de coco, pescadoras artesanais, sem terra, assentadas... Mulheres índias, negras, descendentes de europeus. Somos a soma da diversidade do nosso país. Pertencemos à classe trabalhadora, lutamos pela causa feminista e pela transformação da sociedade.
Lutar sempre foi nossa condição. Desta forma, construímos nossos movimentos autônomos de mulheres."

Veja a matéria inteira CLIQUE AQUI.

segunda-feira, 8 de março de 2010

DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER PARA TODOS OS SEUS DIAS!


Observação: tod@s aquel@s que têm "um dia" significa ou que são minorias excluídas, ou são discriminad@s, esplorad@s. Oxalá ninguém mais precise ter um dia para ser reconhecido/a, respeitado/a, para ter direitos iguais rerspeitados! Ah, e que estes dia, enquanto tiver razão de ser não seja usado e abusado pelo consumismo, pelo lucro e ambição do capital! Que seja respeitada sua origem histórica, a sua memória, o seu simbolismo!


Mulheres! Me recuso a viajar apenas na emoção melicodoce das palavras!
Quero dizer-vos apenas algumas constatações que não são apenas minhas!
Primeiro, relembro que não suporto ver o sofrimento das crianças, das MULHERES e dos pobres.
Nestas três situações está indelevelmente presente a Mulher...
As Mulheres fazem parte da triste situação de excluídas pelo sistema, que prioriza a exploração, o lucro e a concentração de renda (diga-se riqueza fraudada do Trabalho dos operários, dos camponeses, etc)!
No entanto (nas três classes) existem mulheres bravas, resistentes, trabalhadoras, lutadoras, verdadeiras leoas (ainda que nem todas no mesmo nível de consciência, umas poucas sossegadas, porque têm de mais; e outras, porém, vivem em uma situação de penúria, que não lhes sobra outra alternativa que correr atrás das mais elementares condições de sobrevivência)!
Mulher, vida e geradora de vida!
Mulher, conservadora da vida!
Mulher, mantenedora da vida!
Mulher, companheira!
Mulher, heroína da luta!
Mulher, o mais completo dos seres...
Mulher, viva teu dia!
Mulher, que todos os dias sejam teus!
Em igualdade de direitos e de condições, sem perder tua ternura, tua sensibilidade, teu coração!

sexta-feira, 5 de março de 2010

FÁBULAS

O LENHADOR E A RAPOSA
(Fábula de Isopo)
Um lenhador acordava todos os dias às 6 horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele tinha um filho lindo de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bichano de estimação e de sua total confiança. Todos os dias, o lenhador — que era viúvo — ia trabalhar e deixava a raposa cuidando do bebê. Ao anoitecer, a raposa ficava feliz com a sua chegada.
Sistematicamente, os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um animal selvagem, e, portanto, não era confiável. Quando sentisse fome comeria a criança. O lenhador dizia que isso era uma grande bobagem, pois a raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: Lenhador, abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. Quando ela sentir fome vai devorar seu filho!
Um dia, o lenhador, exausto do trabalho e cansado desses comentários, chegou à casa e viu a raposa sorrindo como sempre, com a boca totalmente ensangüentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, deu uma machadada na cabeça da raposa. A raposinha morreu instantaneamente.
Desesperado, entrou correndo no quarto. Encontrou seu filho no berço, dormindo tranqüilamente, e, ao lado do berço, uma enorme cobra morta.

A FÁBULA-MITO DO CUIDADO
( Fábula de Higino)
"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco de barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter.
Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado.
Quando, porém Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome.
Enquanto Júpiter e o Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da terra. Originou-se então uma discussão generalizada.
De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa:
"Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura.
Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer.
Mas como você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver.
E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada Homem, isto é, feita de húmus,
que significa terra fértil".

terça-feira, 2 de março de 2010

Viver Bem: proposta de modelo de governo na Bolívia

Sucre, 11 de fevereiro de 2010 - Publicado no jornal boliviano La Razón*
Viver Bem, modelo que o governo de Evo Morales busca implementar, pode ser resumido como viver em harmonia com a natureza, algo que retomaria os princípios ancestrais das culturas da região. Estas considerariam que o ser humano passa a um segundo plano em relação ao meio ambiente.
O chanceler David Choquehuanca e um dos estudiosos aimara desse modelo e especialista em cosmovisão andina, conversou com La Razón durante uma hora e meia e explicou os detalhes destes princípios reconhecidos no artigo 8 da Constituição Política do Estado (CPE).
“Queremos voltar a Viver Bem, o que significa que agora começamos a valorizar a nossa história, a nossa música, a nossa vestimenta, a nossa cultura, o nosso idioma, os nossos recursos naturais, e depois de valorizar decidimos recuperar tudo o que é nosso, voltar a ser o que éramos”.
O artigo 8 da CPE estabelece que: “O Estado assume e promove como princípios ético-morais da sociedade plural: ama qhilla, ama llulla, ama suwa (não sejas preguiçoso, não sejas mentiroso nem ladrão), suma qamaña (viver bem), ñandereko (vida harmoniosa), teko kavi (vida boa), ivi maraei (terra sem males) y qhapaj ñan (caminho ou vida nobre).
O Chanceler marcou distância com o socialismo e mais ainda com o capitalismo. O primeiro busca satisfazer as necessidades humanas e para o capitalismo o mais importante é o dinheiro e a mais-valia.
De acordo com David Choquehuanca, o Viver Bem é um processo que está apenas começando e que pouco a pouco irá se massificando.
“Para os que pertencem à cultura da vida, o mais importante não é o dinheiro nem o ouro, nem o ser humano, porque ele está em último lugar. O mais importante são os rios, o ar, as montanhas, as estrelas, as formigas, as borboletas (...) O ser humano está em último lugar, para nós o mais importante é a vida”.
Para ver toda a matéria:
http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5014&Itemid=62

Este homem tem a cara da América Pré-colombiana!
Tem a cara da Resistência!
Tem a cara de seu Povo!