quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CFR VISITA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO & PARQUE DAS ARAUCÁRIAS

Foto da entrada do CEEPAR
Os Educandos (7ª série) da CFR de Candói juntamente com dois Monitores (formados técnicos neste Colégio) e um Educador realizamos uma Vista de Estudo ao CEEPAR e ao PA. Foi uma experiência e uma tomada de consciência da Estrutura que representa aquele colégio, de sua organização, de suas realizações... Fomos muito bem recebidos, guiados e atendidas as nossas demandas por saber. Agradecemos ao Diretor Prof. Alacir, seus pares e educand@s que nos acompanharam.
Ficamos boquiabertos ao 'ler' aquele mundo onde se realiza a Educação, a Formação técnica, dentre outras possibilidades. Por alí já passaram um irmão nosso, amig@s, sobrinhos e atualmente lá estudam três sobrinhos e diversos ex-educandos nossos de Candói. Sobre as reticências falaremos depois! E sobre o tempo, estava geladíssimo, com vento cortante e alguns desavisados quase congelaram! Nada porém impediu a gurizada de visitar todas as criações de animais, fazerem perguntas e conhecerem as oficinas de trabalho. Visitamos o novo local para onde recentemente foi transferida a Horta (lugar que era realizado um "experimento da Bayer") e onde o solo está totalmente degradado, cheio de tiriricas.







Após um ótimo almoço (com o qual contribuimos) nos dirigimos ao Parque das Araucárias onde os Educandos acompanhados dos Monitores visitaram e entraram em contato com animais silvestres (veado, porco do mato, macaco, etc) e o Museu de Paleontologia e História Natural (pelo menos eu 'acho' que é isso, de responsabilidade da UNICENTRO). Fiz algumas imagens e fui falar com Resp. Técnico para nos doar algumas mudas de Plantas Medicinais e algumas árvores frutíferas nativas. Fomos prontamente atendidos e o Sr. João nos entregou quantas mudas quisemos. Finalmente passamos pelo centro de Gurapuava, por alguns pontos turísticos e de lazer, pela UNICENTRO e eu fiquei para visitar AC e retonar com minha esposa.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

AGROTÓXICOS NO SEU ESTÔMAGO


Por João Pedro Stedile
"Os porta-vozes da grande propriedade e das empresas transnacionais são muito bem pagos para todos os dias defender, falar e escrever de que no Brasil não há mais problema agrário. Afinal, a grande propriedade está produzindo muito mais e tendo muito lucro. Portanto, o latifúndio não é mais problema para a sociedade brasileira. Será? Nem vou abordar a injustiça social da concentração da propriedade da terra, que faz com que apenas 2%, ou seja, 50 mil fazendeiros, sejam donos de metade de toda nossa natureza, enquanto temos 4 milhões de famílias sem direito a ela.

Vou falar das consequências para você que mora na cidade, da adoção do modelo agrícola do agronegócio.

O agronegócio é a produção de larga escala, em monocultivo, empregando muito agrotóxicos e máquinas.

Usam venenos para eliminar as outras plantas e não contratar mão de obra. Com isso, destroem a biodiversidade, alteram o clima e expulsam cada vez mais famílias de trabalhadores do interior.

Na safra passada, as empresas transnacionais, e são poucas (Basf, Bayer, Monsanto, Du Pont, Sygenta, Bungue, Shell química...), comemoraram que o Brasil se transformou no maior consumidor mundial de venenos agrícolas. Foram despejados 713 milhões de toneladas! Média de 3.700 quilos por pessoa. Esses venenos são de origem química e permanecem na natureza. Degradam o solo. Contaminam a água. E, sobretudo, se acumulam nos alimentos.

As lavouras que mais usam venenos são: cana, soja, arroz, milho, fumo, tomate, batata, uva, moranguinho e hortaliças. Tudo isso deixará resíduos para seu estômago.

E no seu organismo afetam as células e algum dia podem se transformar em câncer.

Perguntem aos cientistas aí do Instituto Nacional do Câncer, referência de pesquisa nacional, qual é a principal origem do câncer, depois do tabaco? A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) denunciou que existem no mercado mais de vinte produtos agrícolas não recomendáveis para a saúde humana. Mas ninguém avisa no rótulo, nem retira da prateleira. Antigamente, era permitido ter na soja e no óleo de soja apenas 0,2 mg/kg de resíduo do veneno glifosato, para não afetar a saúde. De repente, a Anvisa autorizou os produtos derivados de soja terem até 10,0 mg/kg de glifosato, 50 vezes mais. Isso aconteceu certamente por pressão da Monsanto, pois o resíduo de glifosato aumentou com a soja transgênica, de sua propriedade.

Esse mesmo movimento estão fazendo agora com os derivados do milho.

Depois que foi aprovado o milho transgênico, que aumenta o uso de veneno, querem aumentar a possibilidade de resíduos de 0,1 mg/kg permitido para 1,0 mg/kg.

Há muitos outros exemplos de suas consequências. O doutor Vanderley Pignati, pesquisador da UFMT, revelou em suas pesquisas que nos municípios que têm grande produção de soja e uso intensivo de venenos os índices de abortos e má formação de fetos são quatro vezes maiores do que a média do estado.

Nós temos defendido que é preciso valorizar a agricultura familiar, camponesa, que é a única que pode produzir sem venenos e de maneira diversificada. O agronegócio, para ter escala e grandes lucros, só consegue produzir com venenos e expulsando os trabalhadores para a cidade.

E você paga a conta, com o aumento do êxodo rural, das favelas e com o aumento da incidência de venenos em seu alimento.

Por isso, defender a agricultura familiar e a reforma agrária, que é uma forma de produzir alimentos sadios, é uma questão nacional, de toda sociedade.

Não é mais um problema apenas dos sem-terra. E é por isso que cada vez que o MST e a Via Campesina se mobilizam contra o agronegócio, as empresas transnacionais, seus veículos de comunicação e seus parlamentares, nos atacam tanto.

Porque estão em disputa dois modelos de produção. Está em disputa a que interesses deve atender a produção agrícola: apenas o lucro ou a saúde e o bem-estar da população? Os ricos sabem disso e tratam de consumir apenas produtos orgânicos.

E você precisa se decidir. De que lado você está?"

Publicado 1º. no Jornal O Globo - RJ, 24 de setembro de 2009.
http://www.mst.org.br/node/8198
Imagem: http://mundoorgnico.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

INFORMATIZAR É UM RISCO NECESSÁRIO


É de tempos que ao adentrar o mundo da informática, tendo experimentado as suas facilidades, muitas vezes ficado vislumbrado com suas possibilidades, que comecei avaliar que informatizar é um risco necessário. Pois bem, justo quando eu adquiri um certo domínio da tecnologia e me tornei dependente dela, não só para colocar toneladas de arquivos, mas também para usá-de forma virtual (o que me leva a pensar que "o virtual não é real") começam a acontecer alguns acidentes de percurso... Um deles é 'queimar' pendrive. Outro dia derrubei o leptop (que ainda funcionou por mais um dia) e com ele foram bolas de tudo (produção científica, imagens, material didático). E agora, quando havia trabalhado uma semana em um artigo científico, eis que por causa de um comando do pc novo (que de tão bom parece uma bala!) e que uma pessoa da família (desavisadamente apertou...) perdi todo o trabalho, arquivos de Educação, fotos recentes... Óbvio que não há culpad@ deste 'acidente', mas o fabricante poderia dar melhor orientação aos usuários amadores!

É por este quadro assim desenhado que avalio que "informatizar é um risco necessário"! E exige que estejamos salvando, fazendo Backup ou usando outros procedimentos que não nos deixem na mão ou a ver navios...

domingo, 27 de setembro de 2009

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE CANDÓI

A Estação de Tratamento de Esgoto de Candói da SANEPAR está em processo adiantado de conclusão. Estávamos curiosos para saber onde daria uma estrada com acesso restrito, normalmente com portões cadeados durante o fim de semana. No dia de ontem (26.09.09) estava uma empresa colocando a rede de energia elétrica. Passamos e fomos até o fim da estrada. Eis que era a estação... Os operários trabalhavam no processo de acabamento da obra. É muito interessante...

E mais uma vez coloquei-me a avaliar nossa prática de evacuação (defecação, dejetamento, bostiamento) dentro dá água. O resultado é conhecido de tod@s, talvez ignorado... E depois se faz alto investimento para recuperar a água poluida (o projeto de Candói que já se arrasta há anos terá um custo em torno de R$ 5 milhões). E não dá para esquecer que  até a chegada da estação muita água e o lençol freático já foram contaminados, poluidos, condenados... Se faz necessário pensar alternativas para os nossos restos fecais, urina, etc. É sabido que existe tecnologias como a privada seca, que não utiliza a água. É uma empreitada ecológica, sem danos ao Meio Ambiente. Tem seus inconvenientes, porém muito menores do que aqueles demandados pela sujeira que fazemos ná água! Mais uma vez a Natureza grita dizendo-nos que seus recursos são finitos e que este modelo baseado no desperdício e no consumo desmedido é insustentável!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"BRASIL, UM PAÍS DE TODOS"


É o que está escrito na logomarca do Governo Lula, do PT e Cia. E esta logomarca está em carros públicos, nas campanhas públicas ou nas publicidades do governo federal, nas placas das estradas que estão em processo de reforma, etc. Entretanto, a um certo tempo temos observado, especificamente na BR 373 (que liga Três Pinheiros, passa por Candói e segue para o Oeste paranaense), onde o DENIT está fazendo a recuparação asfáltica... Ao longo do trecho tem as placas que anunciam "Esta é uma obra do Governo Federal" e a inscrição "BRASIL, UM PAÍS DE TODOS". Mas esta inscrição (título deste Artigo) sempre desaparece! Ora é pintada com uma tarja preta, ora é raspada com objeto metálico até desaparecer.


E nos questionamos: o que tem Candói ou mais especificamente alguns de seus habitantes que não suportam este símbolo e fazem-no desaparecer? Será que é muito difícil para eles digerirem a idéia que o Brasil deveria ser de todos? Será que este "dizer" incomoda seus privilégios (ou bens em terras, comércio, etc)? Será que mesmo o Governo Lula, que como "nunca na História deste País" tanto beneficiou o Agronegócio, a Indústria, o Comércio, os Bancos... ainda não foi bom para eles ou elas? Ah, será que ´porque estas pessoas não têm nada mais importante para fazer ou realizar? Coitados! Como são pobres neste caso...



Sabemos que a frase "BRASIL, UM PAÍS DE TODOS" é um efeito de marketing e de certo modo reflete a intencionalidade de quem pensou, de quem a elaborou. Poderíamos dizer: "Oxalá chegue o dia em que o Brasil seja de fato de tod@s!" Porque sabemos que na realidade (que estes mesmos que apagam placas se recusam a ver!) o Brasil ainda é um País de poucos e grandes proprietários do Agronegócio (que arrotam milhões de toneladas de sementes, mas não trazem alimento às nossas mesas!), da Indústria transnacional (que explora nossa matéria prima e os trabalhadores...), do grande Comércio (que domina as transações comerciais com seus produtos supervalorizados!), dos Bancos (que cobram juros imorais e faturam bilhões com a especulação financeira!). Poderíamos dizer ainda que o Brasil é um País de todos os Políticos que representam os lobbys de todos estes que acabamos de citar...



O pior cego é aquele que não quer ver! A realidade está posta diante de nossos olhos, mas muitas vezes estamos cegados pela mídia, por determinadas doutrinas religiosas, pelo segmento político enganador, pela propaganda, pela necessidade imediata de colocarmos alimento no estômago, dentre outros fatores. E o que aqui questionamos é a covardia de quem pinta placas com tinta preta ou as raspa para esconder o quê?!? E por que justamente, exatamente, em uma via de Candói está acontecendo este tipo de ação?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CFR de Candói sedia Curso de Capacitação da ARCAFAR-SUL para Monitores da Região

A Casa Familiar Rural de Candói está sediando entre os dias 22 a 24/09/2009 um Curso de Capacitação para Monitores (Educadores). Para que o lugar pudesse comportar @s visitantes de modo digno tivemos o trabalho de organizar melhor o espaço... Aliás, por conta da nossa satisfação de trabalhar naquele espaço já vínhamos arrumando, reorganizando e arrumando a 'nova' biblioteca, os recursos de apoio, o jardim, denter outros.
Para ministrar o curso vieram da ARCAFAR-SUL  os Educadores Mario Zampierom e Zé Maria.

domingo, 20 de setembro de 2009

Do RS ao PR, deste para o MT e depois irão para onde?

Já assitimos este drama, esta novela, este filme anteriormente... Aconteceu aqui, nos campos e florestas de Guarapuava, quando no início dos anos de 1960 chegamos do RS (e onde continuamos até hoje). Vimos quando começou em MT, especialmente em SINOP, pois então, para a mentalidade da epoca, mais uma fronteira deveria ser aberta para explorar a madeira, devastar tudo, praticar a agricultura e, se o solo tivesse condições, continuaria... Vi meus parentes vendendo suas terras no PR e rumando para aquela frente pioneira, deixandom para trás a saudade, grande! E hoje o que resta daquilo que a Natureza prodigamente tinha em abundância? Vejamos um texto que tomei emprestado:

"Tive a graça de participar nesse final de semana do encontro das CEBs do Mato Grosso. Eram mais de mil, vindos dos vários pontos do estado. Como sempre celebram, refletem, assumem compromissos.



Saímos de Cuiabá para Sinop. Ao longo da BR 163, em torno da qual se dá o desmatamento do Mato Grosso, as pessoas me mostraram onde está o “divisor de águas” da bacia do Prata e da Amazônica. De resto, só a monocultura da soja, com seus caminhões atravessando as estradas, um deserto humano, sem gente, apenas algumas cidades e muitos silos da Bunge, Cargill e Amaggi. O agronegócio tem o que mostrar: silos, caminhões, dólares, um ambiente morto, sem gente, imensos desertos...



Sinop é o nome da cidade que nos acolheu, uma sigla, que significa Sociedade Industrial do Norte do Paraná. Portanto, quem destruiu a Mata Atlântica do Paraná no prazo de 30 anos, agora foi destruir a floresta amazônica do Mato Grosso. E não vai mesmo restar nada. Sinop é o exemplo. Baseada no corte da madeira, chegou a ter 280 cerrarias, agora tem apenas 28. Chegou a ter 35 mil pessoas empregadas no corte da madeira, agora tem apenas duas mil. Acabou a madeira, acabou a economia. Quando a soja fracassar, ficará para trás um deserto e um povo sem trabalho e sem rumo. Vamos apenas repetir o que aconteceu secularmente na história do Brasil, com a passagem das monoculturas, deixando atrás de si “cidades mortas”, como registrou Monteiro Lobato após a passagem do café pelo vale do Paraíba.



Assustados com a perspectiva do aquecimento global – falei da teoria de Lovelock - os presentes assumiram o compromisso da luta cotidiana, da reflexão ecológica, da catequese ecológica, das lutas concretas, de chamar suas Igrejas para a luta, de fazer a luta. Ali, o compromisso estadual foi lutar contra a redução de 50% do Pantanal, lutar contra a exclusão do Mato Grosso da Amazônia Legal – o agronegócio quer aumentar legalmente a área do desmatamento - e participar ativamente do plebiscito popular de setembro. A novidade é assumir, na perspectiva da fé, a luta ecológica pela preservação da vida e do próprio planeta.



A esperança anda curta, mas é o que resta".

Fonte:
Roberto Malvezzi (Gogó), coordenador da CPT /Postado por Eugenio Hansen, OFS.

Carta da Terra


O que é a Carta da Terra?



A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação... 
Para saber mais acesse: 
http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/what_is.html


O texto da Carta da Terra


PREÂMBULO


Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.
Para ler a Carta da Terra em sua íntegra acesse: http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
Fonte da img.: bonsfluidos.abril.com.br/extra/a/natureza4.shtml


LEONARDO BOFF RECEBE NOBEL ALTERNATIVO


"Todos nós somos reféns de um modelo de civilização que explora as pessoas, as classes, as nações e extenua os recursos escassos da Terra. Precisamos de uma ecologia da libertação".

(Leonardo Boff)

Disse Deivid: "Textos imprescindíveis à compreensão da lógica dos dias atuais,

e um bom diálogo,
ou triálogo
ou..."
(Deivid Junio in: http://images.orkut.com/Profile?uid=550624282229790926&mt=2).
Para conhecer a íntegra da entrevista concedida por Leonardo Boff ao Jornal do Brasil: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=1922
Fonte img de Deivid:

O MST E A CPI NO CONGRESSO NACIONAL

A força das nossas mobilizações e o avanço das conquistas dos Trabalhadores Sem Terra causou uma forte reação do latifúndio, do agronegócio, da mídia burguesa e dos setores mais conservadores da sociedade brasileira contra os movimentos sociais do campo, em especial o MST, principalmente por conta do anúncio da atualização dos índices de produtividade da terra pelo governo Lula.




Denunciamos que a CPI contra o MST é uma represália às nossas lutas e à bandeira da revisão dos índices de produtividade. Para isso, foi criado um instrumento político e ideológico para os setores mais conservadores do país contra o nosso movimento. Essa é a terceira CPI instalada no Congresso Nacional contra o MST nos últimos cinco anos. Além disso, alertamos que será utilizada para atingir os setores mais comprometidos com os interesses populares no governo federal.



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), os deputados federais Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS), líderes da bancada ruralista no Congresso Nacional, não admitem que seja cumprida a Constituição Federal de 1988 e a Lei Agrária, de fevereiro de 1993, assinada pelo presidente Itamar Franco, que determina que "os parâmetros, índices e indicadores que informam o conceito de produtividade serão ajustados, periodicamente, de modo a levar em conta o progresso científico e tecnológico da agricultura e o desenvolvimento regional".



Os parâmetros vigentes para as desapropriações de áreas rurais têm como base dados do censo agrário de 1975. Em 30 anos, a agricultura passou por mudanças tecnológicas e químicas que aumentaram a produtividade média por hectare. Por que o agronegócio tem tanto medo da mudança nos índices?



A atualização dos índices de produtividade da terra significa nada mais do que cumprir a Constituição Federal, que protege justamente aqueles que de fato são produtores rurais. Os proprietários rurais que produzem acima da média por região e respeitam a legislação trabalhista e ambiental não poderão ser desapropriados, assim como os pequenos e médios proprietários que possuem menos de 500 hectares, como determina a Constituição.



A revisão terá um peso pequeno para a Reforma Agrária. A Constituição determina que, além da produtividade, sejam desapropriadas também áreas que não cumprem a legislação trabalhista e ambiental, o que vem sendo descumprido pelo Estado brasileiro. Mesmo assim, o latifúndio e o agronegócio não admitem essa mudança.



Os setores mais conservadores da sociedade não admitem a existência de um movimento popular com legitimidade na sociedade, que organiza trabalhadores rurais para a luta pela Reforma Agrária e contra a pobreza no campo. Em 25 anos, tentaram destruir o nosso movimento por meio da violência de grupos armados contratados por latifundiários, da perseguição dos órgãos repressores do Estado e de setores do Poder Judiciário, da criminalização pela mídia burguesa e até mesmo com CPIs.



Apesar disso, resistimos e vamos continuar a organizar os trabalhadores pobres do campo para a luta pela Reforma Agrária, um novo modelo agrícola, direitos sociais e transformações estruturais no país que criem condições para o desenvolvimento nacional com justiça social.

SECRETARIA NACIONAL DO MST


NB.: vamos ficar de olho para ver se nosso governo vai cumprir suas metas no que tange à "atualização dos índices de produtividade da terra".



sexta-feira, 11 de setembro de 2009

8 ANOS DE 11 DE SETEMBRO DE 2001

World Trade Center (WTC)!
Memória viva!

Oito anos da queda das torres gêmeas,
Símbolos da ostentação do capitalismo!
Tombaram os edifícios sinais...
Do imperialismo contemporâneo!
O orgulho desmoronou!
Tombou...
Tudo ruiu!
Foi por terra!
Virou destroços!
Fumaça e fogo!
Se tornou cinzas!
Sangue, morte, terror!
Pequeníssima mostra do que os USA
Já fizeram pelo mundo afora...
Mas ao invés de servir para auto avaliarem-se...
Sairam mais uma vez...
E mais outra vez pelo mundo...
A fazer guerras contra Povos inocentes!
Primeiro foi contra o Afeganistão...
Depois foi contra o Iraque e lá continuam...
A matar e espreitar (e carregar) petróleo...
E exercer influência e domínio!
Depois foram as ameaças contra outros...
A Corréia do Norte, o Irã...
Afinal, contra quem ousar ser independente!
Cogitaram a Triplice Fronteira do Br!
Internacionalizar a Amazônia!
São ameaças, invasões, destruições...
Em nome da liberdade, da democracia, da missão!
Morte, 'sangue, suor e lágrimas'!
USA = WTC = U$!!!

"TOMBAR OU TOMBAR A IGREJA"?

Pra início de conversa não se trata de tombar nenhuma igreja! Pois se a igreja é composta pela comunidade dos que creem em determinado deus ou doutrina, então não estamos falando desta... Afinal não gostaria de passar para a História para confirmar um engano que um dia saiu da boca de alguém que disse: "O Sergio é o maior perseguidor da Igreja Católica!" Não faz sentido isto...Só falaria isto se a pessoa não conhecesse meu pensamento e minha postura. Aliás, sou grato por tudo o que recebi da Comunidade Católica, principalmente os anos que estudei no seminário. Lá (seja em Laranjeiras do Sul, no Seminário Xaveriano, seja em Ponta Grossa, no Seminário Diocesano) aprendi muito sobre a vida e as Ciências, principalmente na área de Humanas. Ampliei minha cosmovisão. E talvez o maior aprendizado que tive da igreja foi na área Política. Os anos que militei nas Pastorais da Juventude e da Terra foram decisivos. Pode até parecer um contrasenso, pois eu deveria ter me aprofundado na espiritualidade.
E na Paróquia de Foz do Jordão (antigo Segredo) tive a oportunidade de conviver com o Pe. Vieslau Moravski. Participava ativamente das atividades da Igreja... (Até que sai em 1988, mas esta é outra História). Este sacerdote me ensinou muita coisa. Em suas convicções ele era muito zeloso. Afinal, tinha sua experiência de vida trazida lá da Polônia, da Europa. Ainda no ano de 2008 visitei-o na mesma paróquia e com ele tive a oportunidade de conversar.
Pois bem, sobre o "tombamento" corre a notícia de que se quer derrubar o templo de madeira de Foz do Jordão.  E em seu lugar se pretende construir um templo de alvenaria. Isto seria muito bom para quem desejasse perpetuar seu nome na História. Não que precise tamanha obra para entrar para a História. Seria uma enorme oportunidade para os políticos (que não tem outras obras mais significativas ou políticas para realizar) se promoverem e cabrestearem o eleitorado para as próximas eleições e muitas outras!
O que vemos nesta empreitada é uma tentativa de esquecer as Origens, a Identidade e a História de Segredo (que aliás deveria ser o nome deste lugar, como era conhecido de Norte a Sul do Brasil!). Derribar o templo de madeira seria uma busca de esquecer a Memória e a História da Igreja Católica (ICAR) de Foz do Jordão. Nos questionamos sobre o por que de um templo de madeira! Por que aquele estilo arquitetônico? Por que tombar literalmente um templo com tal estrutura e imponência? (Vide a imagem abaixo).
O que a comunidade católica deveria já ter feito é o Processo de Tombamento daquela obra de 1964 como Patrimônio Histórico Municipal. E para isto pode contar com a Câmara Municipal de Vereadores (que inclusive tem Historiador eleito!), com o Executivo Municipal e todo o Povo. A partir deste processo a única obra que poderia ser realizado naquele local seria a de manutenção ou conservação de tão significativo patrimônio. A propósito, lembro que nos anos 80 o mesmo Pe. Vieslau realizava, com o auxilio de um carpinteiro, a manutenção daquela construção. E o sítio da PMFJ destaca que a construção já é tombada pela Diocese de Guarapuava.
Afinal, se fôssemos olhar para o Cristo da Bíblia, o Galileu, o Jesus de Nazaré, o filho de Maria e José, o Emmanuel, é bem provável que ele não estaria mínimamente interessado em fazer grande palácios da religião, nem suntuosos templos, nem "casa de deus". Pois "Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas" (Atos 7.48). Mas poderiam argumentar que a casa é um local de encontro dos cristãos, de oração, de culto... Afinal, apenas consultemos o exemplo de Cristo, o seu testemunho pessoal, o seu ensino, as suas prioridades... Isto, claro, se ainda este Cristo tiver oportunidade "dentro das igrejas", pois mormente Ele é apenas uma referência distante, mas é o que menos conta nas organizações religiosas que os homens inventaram e continuam inventando em seu nome!
Viram como não sou "perseguidor"!?!
Hehehehe... Vou pesquisar mais sobre este
assunto e retornarei para aprofundá-lo!
Referências das imagens:
1. www.pmfj.com.br/secretarias/turismo.htm
2. Bíblia Shedd. Revista e atualizada no Brasil. S. Paulo: Vida Nova; Brasília: Sociedade bíblica do Brasil, 1997.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

COISA ESTRANHAS ACONTECEM NO MUNDO DAS MENTES PEQUENAS...

Coisas, atitudes, falas, rompantes, recalques... Acontecem no mundo pequeno das mentes dominadas por outrem... Ou nas mentes pequenas que só porque ganharam um cargo de confiança, que no máximo pode durar quatro anos (nem vamos discutir o mérito da pessoa, a sua competência, sua seriedade, sua utilidade...), o "poder sobe pra cabeça" (poder de "orelha seca"?) e pensam que estão podendo mandar, se intrometer, se imiscuir onde não lhes compete!
Isto aconteceu na CFR (aquela lá da Cochinchina, porque na de Candói não acontecem estas baixarias e abusos!) poucos dias atrás, quando um cidadão foi buscar verduras a mando de outro, dizendo que fulano manda lá, como disse, "nesta porcaria!" Isto, segundo o mesmo cidadão, porque tem um convênio de repasse de dinheiro...
Muito interessante como "paus mandados" têm a capacidade de se meterem onde não é de sua competência e, ainda por cima, sem o mínimo de respeito, de educação, de boas maneiras, de finesse... Bom, precisaria ter! "Nem tudo o que parece é"!
Pois bem, o fato de uma instituição (qualquer que seja, uma cooperativa, uma associação, uma escola, um clube...) receber dinheiro público através de convênio com outra instituição pública, não dá direito a esta última (ou aos seus subordinados) de se intrometer de qualquer jeito, de interferir sem educação. Tem, sim, que zelar pela boa aplicação do recurso público. Mas que seja muito bem lembrado, o recurso é público! Não é do presidente, não é do governador, não é do prefeito, não é do secretário...
Mas, para determinadas mentes pequenas, tacanhas, imbecis ou insanas, é muito difícil entender isto! Elas precisam de um banho de boa Escola e de humildade. Não basta parecermos humildes na casca! Precisamos cultivar a humildade de dentro para o exterior! Precisamos conhecer o nosso lugar e respeitar o dos demais!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PARECE... MAS NÃO É!

"O hábito não faz o monge"!
&*#
"Mais vale a essência do que a aparência!"
&*#
"Por fora sedas e rendas, por baixo deus nos defenda!"
&*#
"Um burro vestido de doutor continua sendo apenas um burro vestido".
&*#
"Um livro nas mãos de um analfabeto não significa nada!"
&*#
"Não basta saber decodificar as letras! É preciso interpretar o que se lê!"
&*#
Além de aprende ler os livros é preciso aprende ler o mundo.
&*#
"É perca de tempo banhar um porco, porque em seguida ele retorna ao lodo!"
&*#
"Um ser humano sem as ferramentas do conhecimento é um cego..."
&*#
"Um ser cheio dos conhecimentos, mas sem humanidade, sem reconhecimento do outro, indiferente, sem respeito, sem coração, sem humildade e egoísta é um imbecil, quiçá um tirano!"
&*#
"Verba volant! Escripta manent!"

terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Carta aos Senhores Vereadores" de Candói

Mariclaudia Aparecida de Abreu¹
Decidi escrever porque a oportunidade que os senhores estão tendo para fazer a diferença política é enorme. Então tomei a liberdade de apresentar-lhes algumas reflexões.

O povo depende de vossas atuações, por isso não sejam figurantes no cenário político, sejam atores protagonistas de mudança. Pensem e procurem respostas coerentes sobre qual é a função do vereador, mas principalmente reflitam que ‘quem faz somente o necessário não será lembrado e muito menos reconhecido’.
O político não tem a missão de se promover, mas de promover o cidadão, a cidadania, a cidade da qual ele faz parte, e isto o promoverá. Não o que faz para si mesmo, mas o que faz tendo como objetivo um bem maior (o bem comum). E tal bem não pode ser mesquinho.
Afinal gostaria de dizer: Chega de mesquinharia! O povo não precisa disso! Pois temos consciência e teremos cada vez mais de que a nossa vontade é soberana, como um dia afirmou Rousseau e agora tomamos como nossa a sua crença. E, em especial, temos a certeza de que num mundo capitalista quem paga o salário é o patrão. Quem paga os vossos salários, e, diga-se de passagem, com muita generosidade é o povo. E paga tal salário para que lutem por seus (nossos) interesses. Um patrão não seria tolo se pagasse os melhores salários para os piores funcionários? O povo espera um retorno equivalente ao que paga.
Não façam assistencialismo barato, mas projetos que alcancem a coletividade. Não lutem por particulares, lutem por idéias, por causas, por coisas grandiosas, que dignifiquem o ser humano e sua existência. Aristóteles afirmava que a única maneira de um homem se imortalizar era realizando grandes feitos e a esfera que poderia lhe possibilitar tal coisa era a política. Pensem nisso. Os senhores estão aí e cabe somente aos senhores escolherem o caminho.
Pode-se comprar um voto, mas jamais se compra a admiração e o reconhecimento. Isso são fruto de um caminho construído com muito esforço e competência.
Gostaria ainda de afirmar que do pouco que sei, a única coisa na qual acredito é no caráter, independe de partidos políticos, dos laços de sangue, do grau de instrução. Uma pessoa com um bom caráter não se dobra, não se vende, não traí seus ideais. E isso não se apreende ou faz, vive-se assim. As atitudes de um homem revelam aquilo que ele é.
Acredito que o meio político é sórdido, cheio de artimanhas e de seduções, mas a honra do homem deve valer mais que poucos tostões.
Espero que a minha carta não ofenda alguns dos senhores, mas me sinto no direito e no dever de dizer o que penso e ainda mais de defender o povo do qual também sou parte. Pois pagando impostos contribuíram para eu tivesse um grau de instrução que me permite fazer uma leitura e analise da realidade social e política da atualidade.
O que desejo é que o Candói cresça e prospere em fartura e virtudes. E cabe aos senhores trabalharem pela mudança neste contexto político tão desacreditado. Assim como eu outras pessoas contam e precisam de um trabalho bem feito da parte do Legislativo.
_______________________

1. Graduada em Filosofia; Graduanda em Pedagogia,
cursando o 4° ano na UNICENTRO/Guarapuava.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA DO PCdoB de Foz do Jordão - PR


Estiveram reunidos na Câmara Municipal de Foz do Jordão/PR, além de camaradas do PCdoB locais, convidados de partidos de esquerda de Candói, os camaradas Ceni (de Pato Branco) e o Prof. Elton (Ex Professor da UNICENTRO - Irati/PR), atual Coordenador do PCdoB na macro Região Centro-sul . A coordenação do evento esteve por conta do camarada Paulo Cesar Bueno. A animação da conferência ficou por conta dos irmãos (músico/cantores) Aliandro e Sandro Mendes de Oliveira. Eles nos fizeram viajar no tempo com as músicas "Pra não dizer que não lhe falei das flores", "Cidadão", "Vida de gado", dentre outras. Tive a satisfação de ver meus ex-educandos na ativa, ocupando os lugares que lhes cabe na realidade histórica que vivemos.

O escopo principal do PCdoB é a busca da superação das desigualdades sociais. “Não queremos dividir a miséria, mas a riqueza” (Prof. Elton). A transição do capitalismo para o socialismo não tem receitas prontas, mas respeitando a diversidade cultural do Brasil se constrói a democracia plural. Toda conquista é fruto da consciência. E fazer política é fazer escolha.


O camarada Ceni discorreu sobre alguns pontos do Novo Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil.


• O petróleo e as riquezas do Brasil são nossos.


Reforma Política (Eleitoral), porque não dá para participar dá disputa eleitoralmente, no sistema como está é um ato de heroísmo.


Reforma Tributária, porque o sistema bancário nos dá quase nada e nos cobra quase tudo.


Reforma agrária, para desconcentrar o latifúndio (grande propriedade) que domina a nossa região.


Reforma Urbana para pensar a moradia, o trabalho, o lazer...


Quando foi aberto ao debate questionei sobre “reformismo e transformação”. Os camaradas que vieram para mediar a discussão responderam que quando Marx e Engels pensaram o socialismo não havia eleições. Tudo acontecia lentamente... E quando haviam mudanças se davam de forma explosiva.


Hoje tudo muda muito rapidamente. E se entende que a revolução é um processo (não se dá de uma hora para outra). Para que um processo revolucionário aconteça é preciso “reformar para avançar". A reforma não é ponto final! É etapa - para que o povo tenha formação, acesso aos bens, à cultura e, acima de tudo, consciência.


• Avançar para o planejamento e zoneamento urbano e do campo.


• Queremos um partido não só de quadros, mas também de massas.


• O PCdoB não admite tendências. Há uma luta histórica pela unidade.


Todos queremos defender o melhor para o nosso local, estado, país em um programa socialista, a partir do conhecimento da realidade local.

1º SEMINÁRIO DO PROJETO "ALIMENTO SAUDÁVEL" II

Neste evento contamos com a prestigiosa presença do companheiro Emerson Tibres de Campos (MPA de Candói) e sua companheira da Colômbia, a Yira Poveda. São estudantes de uma Faculdade de Medicina, na Venezuela. Têm ainda quatro anos de estudo e residência lá. Estavam de férias aqui no Brasil. Sì!!!

1º SEMINÁRIO DO PROJETO "ALIMENTO SAUDÁVEL" I


Na terça feira, 01/09/2009, aconteceu o 1º SEMINÁRIO DO PROJETO "ALIMENTO SAUDÁVEL", Coordenado no Município de Candói pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em parceria com a CRESOL e a ACFR. Este Projeto acontece paralelo ao Projeto Compra Direta da CONAB (Coordenado no Município pela Associação da Casa Familiar Rural - ACFR). Além dos quarenta Agricultores cadastrados no Programa Compra Direta (e os Técnicos que aparecem na foto ao lado) estiveram 14 Educandos/as da CFR e Educadores. A ênfase do Seminário foi a Agroecologia, que foi apresentada pelo Agrônomo da EMATER João Ribeiro Reis Jr. Sua fala foi um curso, mas não para ser ministrado em duas horas e pouco... O Companheiro Valter (MPA regional, de Laranjeiras do Sul) explanou sobre o Projeto de Cooperativa de Producão e Comercialização. E o Companheiro Francisco (MPA, Pinhão) falou sobre as Pesquisas de Sementes Crioulas e sobre os Campos Experimentais, como espaços de Organização, Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Emancipação Camponesa.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ampliação do CESTAC'andói

A anos vem se arrastando o projeto de ampliação do Colégio Estadual Santa Clara (CESTAC), único colégio estadual na sede do município de Candói/PR. É uma luta que vem se desenvolvendo desde a gestão da/o Educadora/r Eroni Andrade de Souza e Joelcio Rufato Dutra, juntamente com o apoio e participação de toda a comunidade escolar. Principalmente através da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) destacaram-se alguns/as companheir@s, tais como Pr. José Lourenço Gomes, Cilso Pacheco, Marta Pacheco, Roselia Strontzka, Leopoldo Bayer, Professor Emerson Cartelli, Roseni do Amaral Zubreski, Eva do Amaral (Conselho Tutelar), dentre outr@s... que realizaram muitas viagens até a SEED e Assembléia Legislativa do PR. Inclusive teve companheiros nesta luta que pagaram as despesas de viagem do próprio bolso, tirando daquilo que era básico para sua família, só pelo sonho de ver a comunidade e as futuras gerações bem servidas com uma estrutura escolar condigna d@s cidadãos/ãs de Candói!
Uma vez liberada a verba para a construção, iniciou-se o perído de licitação pública. Porém os recursos de 1 milhão de reais acabaram retornando ao Estado devido a broblemas no processo de licitação da empresa que construiria. E agora, a a partir deste ano (2009) a nova Diretoria (nas pessoas da Diretora Denise Nascimento e da Vice-Dieretora Rosangela de Moraes) e Associação (APMF), continuando esta luta, apresentaram um novo projeto de ampliação ao Estado. E, através de reivindicação direta junto ao Governador Roberto Requião, foi conseguido dobrar os recursos para ampliação do predio do CESTAC. O Núcleo Regional de Ensino (NRE de Guarapuava) teve papel fundamental nesta conquista. A comunidade candoiana, especialmente Educadores e Educandos, estão contentes, na expectativa de poder ver seu prédio ampliado e de ter melhores condições para estudar e desenvolver o conhecimento científico.
Não é surpresa para ninguém que estão aparecendo na imprensa os políticos oportunistas, que se apresentam como 'mentores', os 'pais', os 'padrinhos', os 'avós', os 'donos' deste projeto e reivindicação... Pois as Eleições de 2010 já chegam e como manda a velha tradição coronélica alguém tem que tirar proveito